[Guest Post] Como Criar um sistema de vendas com Ploomes CRM e RD Station integrados

Confira algumas estratégias de marketing e vendas que podem ser executadas com a integração entre Ploomes e RD Station

sistema de vendas

Você sabia que o alinhamento entre Marketing e Vendas pode ser responsável por um crescimento de até 19% no faturamento das empresas? Para que esse alinhamento seja fomentado, o ideal é que além de conceitos e métricas compartilhadas, existam ferramentas que facilitem os processos e a comunicação.

Na área de vendas, um CRM tem forte atuação na etapa de conversão de oportunidades para clientes. Os sistemas de CRM, assim como o RD Station Marketing, trabalham com o armazenamento de dados de Leads. A diferença é que as funções do CRM são voltadas para efetuar vendas, e não nutrição ou qualificação de Leads, como no caso do RD Station Marketing.

No entanto, mesmo depois da venda, ainda há um esforço para fidelização. Dessa forma, a mesma ferramenta de Marketing Digital que foi utilizada para gerar e nutrir um Lead, pode ser propulsora dessa nova etapa e de outras estratégias que abordaremos na sequência.

 

Por que a integração entre RD Station e CRM é tão importante?

Com este cenário em vista e considerando as duas ferramentas com suas respectivas funções, assim se pareceria um fluxograma baseado no funil de vendas:

 

processo-de-vendas

Este fluxograma é a tradução do funil de vendas aliando CRM e RD Station Marketing, criando um sistema de aquisição sustentável

O fluxo completo de vendas pode ser facilitado com as duas ferramentas. Assim, os Leads nutridos no RD Station Marketing e convertidos em oportunidades são enviados para o CRM.

É possível fazer isso de forma manual, identificando os Leads prontos para abordagem, um a um, dentro do RD Station Marketing e transferindo para o CRM. Nesse caso, além do tempo para digitar campo a campo as informações, a chance de erro humano é muito grande. Por que, então, não integrar? A integração permite que dois sistemas com diferentes linguagens consigam conversar entre si, estabelecendo uma conexão.

Por isso, para ter um sistema completo de vendas e marketing, é ideal contar com um CRM que possua fluxos de entrada e saída de dados em sua integração com RD Station.

O Ploomes, sistema de CRM voltado principalmente para indústrias e distribuidoras, tem esse nível de integração disponível. Com a integração, aumentam as possibilidades envolvendo marketing, vendas e relacionamento.

Confira abaixo como essas possibilidades podem se concretizar na prática.

Ações usando a integração entre Ploomes e RD Station

Confira algumas estratégias de marketing e vendas que podem ser executadas quando há integração entre Ploomes e RD Station.

Relacionamento com o Cliente

Um dos casos de uso dos fluxos de entrada e saída da integração é voltado ao relacionamento. Quando um ganho de algum negócio é registrado no Ploomes, é possível habilitar que esta venda seja registrada no histórico do Lead no RD Station Marketing, que pode ter seu estágio no funil alterado para cliente com o valor da venda registrado em ambas as ferramentas.

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Painel de configuração da integração dentro do Ploomes, onde são definidas ações dentro do CRM que geram venda

O usuário do RD Station pode criar, por exemplo, uma série de emails de relacionamento com clientes que fecharam novas vendas. Para isso, basta criar uma Segmentação no RD Station Marketing para Leads com vendas registradas:

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Definindo critérios para a segmentação de Clientes, que será inserida em um Fluxo de Automação de relacionamento

O passo seguinte é criar um Fluxo de Automação de emails, fazendo com que o cliente receba uma sequência de mensagens para fortalecer o relacionamento com a empresa. Confira esse exemplo básico, com 3 opções de emails e suas mensagens principais:

  • Email 1 – Obrigado por comprar conosco!
  • Email 2 – Como agradecimento, você tem direito a 15% de desconto na próxima compra.
  • Email 3 – Indique-nos para um amigo.

Com estes 3 tipos de emails já é possível criar um fluxo automático de relacionamento com clientes. Em resumo:

Um lead é criado e nutrido no RD Station Marketing, até que se torna uma oportunidade > A oportunidade é enviada automaticamente ao Ploomes via integração > A oportunidade passa pelo processo de vendas > Um ganho é registrado no Ploomes > A venda surge no histórico do Lead no RD Station Marketing > O Lead, ao ter uma venda registrada, entra para a Segmentação de clientes > Estando na Segmentação de clientes, o Lead entra no Fluxo de Automação de relacionamento.

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Simulação do Fluxo de Automação de relacionamento citado como exemplo no post

Up-sell e Cross-sell

Seguindo a mesma premissa do fluxo anterior, com o Ploomes e RD Station integrados, a possibilidade de criar fluxos de emails voltados para ações de up-sell e cross-sell se concretiza. A diferença básica deste para o fluxo de relacionamento é o conteúdo dos emails.

Se o seu negócio tem produtos ou serviços com níveis de conta — como é comum no meio SaaS (Software as a Service) — você pode configurar o envio automático de emails com conteúdo sobre as vantagens de ter um plano superior mais completo, estimulando a ação de up-sell.

Ações de incentivo à compra de produtos complementares também podem ser feitas com fluxos de email oferecendo condições especiais para a segunda aquisição.

 

Recuperação de Oportunidades

Até agora, só falamos dos negócios ganhos. Mas em negócios perdidos, a integração do Ploomes também pode atuar. E o mais interessante, de maneira ainda mais personalizável. Isso porque, quando uma perda é registrada em um negócio no Ploomes, o sistema oferece a possibilidade de registrar o motivo específico da perda. Esses motivos são pré-configurados pelo usuário e podem ser dos mais variados (como falta de budget, perda para concorrente, lead sem fit, etc.).

Quando isso é feito, graças à integração, o motivo da perda também é refletido no histórico do Lead no RD Station (motivo da desmarcação de oportunidade). Mais do que isso, no mapeamento dos campos que pareiam no RD e no Ploomes, é possível refletir o motivo de perda registrado no CRM em algum campo personalizado criado no RD Station (que pode ser nomeado como motivo de perda).

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Esta é a etapa de configuração da integração do Ploomes com RD onde o usuário aponta quais informações devem ser iguais nos Leads nos dois sistemas

Essa possibilidade de registrar o motivo de perda em um campo do Lead no RD Station (e não apenas em seu histórico) permite criar Fluxos de Automação personalizados para motivos específicos de perda de negócios.

Por exemplo, você pode enviar uma sequência automática de emails com conteúdo sobre como sua solução pode trazer lucro e retorno sobre investimento para Leads cujo motivo de perda são “não tem budget”. Da mesma forma, também pode enviar para Leads marcados com “perda para concorrente” conteúdos voltados para vantagens do seu produto sobre a concorrência.

Para isso, basta criar no RD Station Marketing as segmentações de cada motivo de perda. Confira esse exemplo:

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Criando uma segmentação no RD Station Marketing baseada em um motivo de perda de venda específico registrado no CRM

Viu como a integração entre Ploomes e RD Station permite criar um sistema de vendas totalmente automatizado? Este sistema comporta todas as etapas do Funil de Vendas, desde a prospecção de novos Leads até o relacionamento depois da abordagem de vendas. Para saber mais sobre a integração entre Ploomes e RD Station, clique aqui.

Se quiser saber como ativar a integração, com todos os detalhes necessários para a configuração, acesse o manual de integração entre RD Station e Ploomes. 

Ainda não usa o RD Station Marketing? Faça um teste gratuito. Você também pode experimentar o Ploomes CRM gratuitamente por 14 dias.

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