Série exemplos de clientes: Thank You Pages para ir além do agradecimento

Independente do mercado de atuação e produto oferecido, uma das etapas essenciais para uma empresa gerar resultados efetivos com marketing digital é a conversão do visitante em Lead. E para que ela aconteça é indispensável uma Landing Page ou formulários integrados com o RD Station, que capturam as informações valiosas fornecidas pelo visitante.

Mas além disso, um detalhe muita vezes esquecido é a experiência que damos ao usuário quando ele realiza essa conversão. Pergunte-se: qual a experiência que eu ofereço para quem converte em minhas Landing Pages? É para ajudar a responder essa pergunta que vamos falar sobre as Thank You Pages neste post da Série Exemplo de Clientes.

Thank You Pages: para relembrar

A Thank You Page é a fase final da conversão, é a página utilizada para direcionar o Lead após a conversão e entregar a ele o conteúdo que foi prometido na Landing Page. Nesse momento sua empresa já tem nome, email e outras informações dele, e portanto pode usar esse espaço para direcioná-lo para outras ações interessantes para o seu negócio: viralizar sua oferta nas mídias sociais, realizar outra conversão e etc.

Para ajudar a aproveitar esse momento tão especial e guiar seus Leads para outras etapas da jornada de compra, vamos mostrar exemplos de clientes que usam a Thank You Page para entregar uma boa experiência para seus usuários e gerar mais resultados:

Portal Hunter e o ativo de marketing nas redes sociais

O primeiro exemplo é da Portal Hunter. A equipe inseriu calls-to-action para o Lead curtir a empresa no Facebook ou seguir no LinkedIn logo abaixo do conteúdo.

O objetivo é somar outro canal de relacionamento com eles. A presença da empresa nas mídias sociais é importante para uma relação construída no dia a dia: no compartilhamento de posts do blog, disseminação de conteúdos ricos, interações para engajamento e relacionamento através de comentários, likes e compartilhamentos. (Clique nas imagens para ampliar)

Portal Hunter Thank You Page

Além disso, ao lado do material eles colocaram botões de compartilhamento social, que têm um papel muito importante dentro de uma estratégia de marketing digital: disseminar rapidamente esse conteúdo. De nada adianta você se esforçar e criar um conteúdo rico com grande potencial de viralização e não facilitar esse compartilhamento.

Mas atenção: eles direcionam para a Landing Page da oferta, e não para a Thank You Page!

AGROSIG e a reconversão com compartilhamento social

Falei sobre o potencial das mídias sociais no primeiro exemplo, e a AGROSIG pensou nisso quando criou sua Thank You Page. Foi uma grande ideia aproveitar o modelo “Social edição flexível”, que o RD Station tem entre os modelos de Landing Page, e personalizar seu conteúdo para ser uma página de agradecimento.

Não foi necessário nenhum conhecimento avançado em HTML ou CSS. Na área que normalmente é utilizada para colocar os tópicos relacionados à oferta, a equipe personalizou e colocou um call-to-action para fazer o download do arquivo.

AGROSIC Thank You Page

A escolha não foi por acaso. Os CTAs que normalmente são usados como um passo na conversão da Landing Page de pagamento social aqui são usados como uma opção a mais para o Lead compartilhar o conteúdo criado pela empresa.

Dica: neste exemplo o objetivo é o compartilhamento, mas para outras empresas, a estratégia pode ser usada como uma segunda oferta para reconversão. Você pode usar uma oferta relacionada ao eBook que o Lead acabou de baixar, mas com conteúdos um pouco mais avançados, para avançá-lo na jornada de compra.

SocialBase e a chamada para “levantada de mão”

O próximo exemplo é da SocialBase. Eles acertaram em cheio utilizando uma de nossas Landing Pages de edição de HTML aberta e fizeram uma página com cara de Thank You Page. O conteúdo não é entregue na página, ele é enviado por email por meio do email de agradecimento que o RD permite ser enviado após a conversão.

A sacada está em não disponibilizar o conteúdo para ser consumido nessa página e direcionar a atenção dele para o restante da página: focada para falar do produto da empresa e já oferecer uma solicitação de demonstração.

SocialBase Thank You Page

O que a SocialBase fez foi facilitar a “levantada de mão” (termo que usamos quando um Lead demonstra interesse claro em um produto ou serviço), sem a necessidade de aprofundar a navegação dele para buscar a página de contato da empresa. A Resultados Digitais também usa esse estilo de Thank You Page:

Resultados Digitais Thank You Page

Um detalhe do exemplo da Social Base é o menu superior na página. Se o Lead não quiser converter para ter a demonstração, pelo menos damos a oportunidade de ele navegar no restante do site e conhecer mais sobre a empresa ou outros produtos que oferece.

Plus: mobiliza e o conteúdo rico para mobile

Esse exemplo de cliente não tem relação direta com resultados, como os exemplos acima, mas merece um lugar entre os exemplos de clientes por ter se preocupado com os diversos tipos de tela que os usuários estão usando quando fazem uma conversão.

Mobiliza Thank You Page

A página levou a sério a experiência do usuário no consumo do conteúdo, e isso não tem preço.

A empresa usou a página para disponibilizar duas versões do conteúdo: uma para computadores e tablets e outra para celulares e smartphones:

Mais do que agradecer a conversão e entregar o conteúdo, a Thank You Page é sua oportunidade de otimizar a passagem do Lead pelas etapas da jornada de compra e entregar uma ótima experiência no consumo do conteúdo. Para dar essa experiência positiva, você deve entregar mais do apenas o material que ele espera receber.

 

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.