[Nova funcionalidade] Segmente seus Leads de uma forma muito mais intuitiva

Adicionamos uma nova funcionalidade que chamamos de Segmentação de Leads. Além de facilitar muito a criação de filtros de buscas na base de Leads, permite que você crie Listas dinâmicas que podem ser usadas nas campanhas de email marketing ou na gestão dos Leads.

Apesar de poderosa, a construção de um filtro na base de Leads em formato de texto era um pouco complicada e isso era uma das reclamações de alguns clientes. É muito fácil se perder em ANDs e ORs e parênteses. Muitas vezes era preciso recorrer aos consultores para criar o filtro que capturasse de fato os Leads desejados.

Para realmente dar a nossos clientes todo o poder de segmentação do RD Station decidimos criar uma maneira de construir um filtro que fosse simples e ainda permitisse as mais variadas possibilidades.

Criando uma nova segmentação

A nova funcionalidade está no último item do menu Relacionar. Ao entrar veremos a tela de gerenciamento, sobre a qual falaremos em seguida. Primeiramente vamos usar o botão “Criar nova Lista” e entrar na tela de uma lista nova.

A melhor maneira de aprender a usar a nova funcionalidade é usando um exemplo. Para isso vamos dizer que queremos uma lista que pegue todos os Leads que converteram (cadastraram) na Landing Page “marketing-no-facebook” e tem o cargo de gerente.

A interface foi planejada de forma que o filtro sempre forme uma frase. Então o primeiro passo é montar uma frase que expresse a nossa primeira condição. Nesse caso a frase é “O Lead converteu no evento marketing-no-facebook”.

Em seguida adicionamos a condição de cargo neste mesmo grupo de regras. A segunda frase é “O lead que contém no campo cargo gerente”.

Pronto, com essas duas regras a segmentação pegaria todos os Leads que converteram no evento e que têm cargo identificado como gerente.

Agora vamos deixar a busca mais complexa, vamos imaginar a seguinte situação: Leads que converteram (cadastraram) na Landing Page “marketing-no-facebook” e tem o cargo de gerente ou diretor.

Precisamos então adicionar a regra que também pegue os Leads que têm “diretor” no cargo. Para fazer isso adicionamos um outro grupo de condições que vai juntar novas frases com um “ou”. Note que precisaremos usar o “ou” pois não poderia existir um Lead que preencheu “gerente” “e” “diretor” no seu cargo.

A primeira coisa a se fazer então é repetir a regra que diz que o Lead converteu no evento e, em seguida, adicionar a regra que informa que o lead traz gerente como cargo.

À primeira vista, repetir a regra de conversão no evento pode parecer estranho. A razão desta repetição é que o “OU” se aplica a todo o grupo de regras, ou seja, se usássemos somente a condição “contém no campo cargo diretor” no grupo de regras adicionado estaríamos dizendo o seguinte:

(Os Leads que converteram no evento ‘marketing-no-facebook’ E têm no cargo ‘gerente’) OU (os Leads que têm no cargo ‘diretor’).

Note que o segundo grupo em parênteses não exigiria que os “diretores” tivessem convertido no evento “marketing-no-facebook”.

Se tiver dúvidas quanto à segmentação escolhida, o botão Testar garante uma grande ajuda, mostrando na mesma o tela um exemplo dos Leads que seriam capturados pelo filtro.

Quando estiver satisfeito com as modificações, use o botão Salvar para guardar a segmentação.

Usando as segmentações salvas

As segmentações que você cria definem listas que ficam disponíveis na tela inicial da funcionalidade. É a partir desta tela que podemos usar as listas salvas em outras partes do sistema.

A primeira – e mais evidente – é Criar uma campanha de email.

Ao clicar neste botão, somos levados à tela de criação de uma nova campanha com o campo de filtro de Leads preenchido com o equivalente textual da segmentação da lista escolhida.

Já o segundo botão nos leva a Base de Leads segmentando-os de acordo com as regras que definimos.

Você pode usar este recurso para vários fins. Alguns exemplos:

  • Salvar uma segmentação que pegue todos os Leads que têm a tag “cliente” e a tag “plano-pro” para consultas posteriores;
  • Salvar a lista de Leads que fizeram uma conversão específica e direta (como um pedido de orçamento) e que têm a tag “qualificado”, instruindo a equipe de vendas a usar esta lista recorrentemente para fazer ligações.

Os últimos dois botões editam e apagam a lista, respectivamente.

Esperamos que você aproveite muito essa novidade! Não deixe de postar aqui seus comentários, dizendo como a segmentação ajudou a sua empresa ou enviando sugestões de outras melhorias.

 

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