RD Station e LGPD: como o produto evoluiu a partir da nova lei

O objetivo deste post é meramente informativo – não prestamos consultoria jurídica nem nos responsabilizamos por medidas que possam ser adotadas por terceiros.

Entenda como o RD Station evoluiu para facilitar a adequação de clientes e parceiros à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor há mais de um ano, tem mudado as regras do jogo para a forma como empresas e organizações coletam, utilizam, armazenam e tratam os dados pessoais que possuem. 

>>> Ainda não conhece muito sobre LGPD? Na nossa Central de Proteção de Dados, você tem acesso a todos os materiais que já publicamos sobre a lei.

Diferente do que muitos pensam, LGPD não é assunto que deve ser pauta apenas de times jurídicos e de segurança/TI. Para que a adequação à nova lei seja efetiva, todas as áreas da empresa precisam ser envolvidas – com o Marketing não é diferente. Pode-se dizer, inclusive, que o Marketing é um dos departamentos mais impactados pela LGPD. 

Pensando nisso, o RD Station evoluiu (e continua a evoluir), a fim de possibilitar que nossos clientes e parceiros possam desenvolver estratégias adequadas à nova lei. Aqui do nosso lado, estamos sempre pensando em como podemos facilitar a operação de gestão do marketing e vendas da sua empresa. Quando se trata da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, também estamos sempre considerando como podemos melhorar a nossa ferramenta para que o seu dia-a-dia fique mais focado em estratégias e que sua operação seja mais fácil. 

Este blogpost tem como objetivo fazer um apanhado das nossas funcionalidades lançadas até hoje que auxiliam a sua empresa na adequação da sua operação de marketing e vendas à LGPD. Para explicar as funcionalidades, vamos correlacionar com artigos da lei para que fique mais fácil de você consumir esse conteúdo.

Bases legais

De acordo com o artigo 7º da LGPD, existem dez hipóteses para que a sua empresa possa realizar o tratamento de dados pessoais. Quando falamos de marketing digital, as hipóteses mais utilizadas são consentimento e legítimo interesse.

Com a LGPD, para que você possa continuar se comunicando com os contatos que possui, estes contatos devem possuir uma base legal, ou seja, uma hipótese da LGPD que permita que você utilize estes dados para uma finalidade específica.

Disclaimer: a escolha de bases legais é de responsabilidade da sua empresa (a empresa controladora). O RD Station atua como operador de dados dos nossos clientes e, nesse sentido, não toma decisões em relação ao uso dos dados. Assim, o nosso produto permite a adequação de bases legais, mas a escolha de bases legais não é de responsabilidade do operador de dados, mas sim da empresa controladora.


Abaixo, vou explicar como você pode usar o RD Station para adequar a sua base de contatos à LGPD.

RD Station Marketing

Adequação da base de leads já existente

Antes de falarmos das funcionalidades do produto: o primeiro passo é a sua empresa analisar a sua base atual de contatos para definir quais serão as bases legais utilizadas.  

Ferramenta de segmentação de leads

Após definir os critérios para a atribuição de bases legais, vamos à parte prática: você pode utilizar a ferramenta de segmentação de leads como sua aliada para conseguir separar os leads que você quer adicionar uma determinada base legal, a partir dos critérios que sejam relevantes para você. 

 Vamos deixar aqui abaixo alguns exemplos de critérios de segmentação:

  • pop-up de newsletter (para receber a base legal de consentimento)
  • leads que mostraram interesse em orçamento (para receber a base legal de legítimo interesse)
  • clientes com contrato (para receber a base legal de contrato pré-existente)

Exemplificando na prática: vamos supor que a sua empresa decida que os contatos que vieram através de um pop-up de newsletter receberão a base legal do consentimento, visto que consentiram com o envio de comunicações. Você pode criar uma segmentação com estes critérios para separar estes contatos.

Após segmentar estes contatos, você pode utilizar três ferramentas do RD Station para atribuir bases legais:

  1. Criando um Fluxo de Automação de Marketing
  2. Ao realizar o disparo de um e-mail marketing
  3. Enviando um e-mail com pedido de consentimento retroativo

Adequação dos canais de entrada de leads:

Não basta adequar os contatos que você já tem, você precisa garantir que os seus novos contatos também estejam adequados. Para isso, é necessário adequar os canais pelos quais estes contatos entram. 

Pensando nisso, nós lançamos funcionalidades que vão te apoiar nessa ação. Vou separá-las nas seguintes categorias: 

  • ajuste de canais de conversão
  • importação
  • integrações

Ajuste de canais de conversão

Por onde entram os seus leads? Canais de conversão são os pontos de entrada dos contatos que você gera. Nesta categoria, estamos falando das formas de geração de leads dentro do RD Station Marketing: landing pages, formulários, pop-ups, botão do WhatsApp e integrações.

Você consegue adicionar campos de proteção de dados (base legal para comunicação e informações sobre a política de privacidade) nos seus canais de entrada tanto manualmente, quanto em massa. 

  • Confira neste artigo como adicionar os campos de proteção de dados manualmente no momento da criação;
  • Para adicionar de forma massiva, basta você seguir esse passo a passo que está na nossa Central de Ajuda. 

Importação

Você também pode fazer a adição de base legal para os seus novos leads quando importá-los no seu RD Station Marketing através de uma lista (planilha .CSV). Estes casos são comuns quando sua empresa utiliza outros meios de captação de leads, como a captura de contatos in loco, em uma loja física ou em um evento, por exemplo. Vou deixar aqui o passo-a-passo para a adequação de base legal na importação.

Integrações

As integrações permitem que você conecte o RD Station a outras ferramentas que você utiliza na sua operação e contemplam dois grandes grupos – as integrações nativas com o RD Station Marketing, que você pode conhecer mais aqui na nossa App Store e as integrações via API.

Com as mudanças em integrações, é possível garantir que qualquer contato coletado em outra ferramenta (mesmo que essa ferramenta não permita a adequação de bases legais) possa entrar no RD Station com bases legais atribuídas. 

  • Integrações nativas: quando você conecta uma integração nativa ao RD Station já é possível configurar uma base legal de entrada deste lead no menu de integrações
  • Integrações por API: já as integrações que são feitas via API, os campos de políticas de privacidades podem ser adicionados via código. Na nossa documentação de produto e integração, você consegue ver todos os detalhes.

RD Station CRM

Os contatos que você gerencia através do RD Station CRM, também podem receber base legal. Essa adequação pode acontecer de duas formas: 

  • ao criar um novo contato ou oportunidade diretamente no menu de Contatos, ou
  • através da importação de uma lista:

Direitos do titular

A RD também evoluiu (e continua evoluindo) para permitir com que os nossos clientes e parceiros atendam às solicitações de direitos dos seus leads, como o direito de acesso a dados pessoais, alteração e exclusão. 

>> Saiba mais sobre as funcionalidades de atendimento a direitos dos titulares dentro do RD Station.

Segurança 

Impulsionada por um aumento crescente das ameaças virtuais em todo o ecossistema de tecnologia, bem como pelo intuito de construir produtos cada vez mais seguros, a RD aumentou significativamente seus investimentos em Segurança, focando nos pilares: Pessoas, Processos e Tecnologia.

Estamos usando frameworks conhecidos do mercado como o CIS Controls para guiar nossas ações e trazendo cada vez mais nossos colaboradores para o contexto de cyber security, com treinamentos, campanhas internas e gameficação. Acreditamos que o usuário não é o elo mais fraco se ele estiver preparado.

… Não iremos parar por aí

Aqui na RD Station estamos comprometidos a construir produtos focados em respeitar a privacidade das pessoas. Acreditamos que não há como pensar em um futuro onde tecnologia e marketing não estejam alinhados a mecanismos de proteção de dados pessoais. Estamos preparando diversas mudanças e ainda há muito por vir!

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