O que estamos fazendo para deixar o RD Station CRM mais rápido e seguro

Como estamos evoluindo a infraestrutura do RD Station CRM para deixar a ferramenta mais rápida, segura e para permitir muitas novidades no futuro do CRM

RD Station CRM mais rápido

Em Junho de 2018, a PlugCRM foi adquirida pela Resultados Digitais. Desde então, muita coisa mudou: dezenas de features foram desenvolvidas, milhares de clientes contrataram a solução. Além disso, nosso time de produto, design e desenvolvimento aumentou quatro vezes — todos dedicados a entender as necessidades do cliente e transformar o feedback em melhorias no produto.

Esse time também é responsável pela infraestrutura e por garantir a estabilidade do sistema — sempre no ar, sem bugs e rápido —, fundamental para uma ferramenta de gestão comercial. Hoje, quero contar o que fizemos e estamos fazendo para melhorar a infraestrutura do RD Station CRM.

 

Nossos números

Investimento em infraestrutura é uma prioridade para sustentarmos o ritmo de crescimento do RD Station CRM. E, no nível de crescimento que estamos observando, investir em mais servidores não é suficiente; precisamos repensar como a ferramenta funciona.

Um dos maiores e mais claros exemplos foi a mudança que fizemos para atender rapidamente os picos de volume uso do produto e garantir velocidade consistente durante todo dia. Agora, nossa infra é capaz de “expandir e encolher” sozinha, sem intervenção do nosso time.

Para aumentar nossa capacidade de escalar sem perder performance, também evoluímos nossa arquitetura e design de código da aplicação trabalhando, nos últimos meses, na reconstrução de partes fundamentais do nosso produto.

Todas essas alterações proporcionaram uma evolução de performance da aplicação de quase 8 vezes, mesmo quando o volume de acessos aumentou 7 vezes. Isso significa que o produto está cada vez mais rápido, mesmo com milhares de novos usuários acessando a ferramenta.

 

# Julho 2018 Abril 2019
Requisições ao servidor 7.17 milhões 49.3 milhões
Tempo de resposta (médio) 353ms (milisegundos) 56ms (milisegundos)

 

E, nesse período, mais de 20 mil empresas conheceram e passaram a utilizar o RD Station CRM para gerenciar seus processos comerciais. Além de conseguirmos sustentar esse crescimento, nossos clientes nos avaliaram como a ferramenta de vendas mais popular do Brasil, segundo o B2B Stack.

 

Estamos preparados

Por esses motivos, investimos tanto em nossa infraestrutura, levando sempre em conta o crescimento para processamento, armazenagem e segurança de dados. No CRM, estamos aproveitando do conhecimento adquirido pelo time do RD Station Marketing para garantir que temos o CRM com melhor performance do Brasil — sem lentidão e sem sair do ar.

Estamos preparados para esses desafios de escalabilidade e nos preparando para um cenário no longo prazo. E para que nossos clientes tenham certeza disso, estamos compartilhando nossos planos e ações mais recentes.

 

O que fizemos nos últimos meses

Desde o lançamento do RD Station CRM, no RD Summit 2018, investimos muito na melhoria da interface, infraestrutura e engenharia do produto, visando minimizar experiências negativas com o produto. Nesse período, focamos principalmente em:

  • Aumentar a quantidade de testes automáticos;
  • Melhorar a qualidade do código, chegando ao nível do RD Station Marketing;
  • Corrigir débitos técnicos.

Aumentamos a produtividade de todos os usuários com a criação de testes automáticos e reduzindo a quantidade de bugs no sistema. Aceleramos o desenvolvimento de novas funcionalidades, reduzimos a quantidade de problemas e, principalmente, deixamos o sistema mais rápido com a iniciativa de melhoria de qualidade e limpeza do código.

Por fim, trabalhamos arduamente na correção de débitos técnicos, melhorando a usabilidade do sistema, reescrevendo mensagens de erro/sucesso do produto e corrigindo pequenos bugs nas principais funcionalidades.

Outro grande passo para garantir a escalabilidade do RD Station CRM foi a assinatura do contrato com o Google, que foi o 10º maior contrato do Google Cloud Platform (GCP) no ano de 2018 no Brasil. O Google Cloud Spanner, serviço de banco de dados, irá possibilitar o gerenciamento dos bilhões de dados do RD Station em escala, gerando mais eficiência no desenvolvimento do RD Station.

 

Segurança dos seus dados

Além disso tudo, criamos um time responsável por dados, cuja missão é garantir que nossos produtos forneçam melhores soluções de análise de performance e de resultados alcançados. Com isso, nossos clientes estarão mais bem servidos com ferramentas que permitam ajustar sua estratégia para aumentar vendas. Para que isso fosse possível, optamos pela criação de um banco de dados, componente capaz de armazenar todo e qualquer dado que transita em nossos produtos (Marketing e Vendas).

E quando falamos de informações, precisamos garantir que estejam protegidas. Por isso, criamos um outro time para cuidar de todos esses dados em termos de proteção e privacidade. Lidamos com dados sensíveis das oportunidades de nossos clientes e protegê-los é parte fundamental da nossa missão. Como revelamos neste blog post, estamos investindo não somente na segurança dos dados, mas também em adequação a legislações como GDPR e LGPD.

 

O que ainda faremos esse ano

Em termos de engenharia e infraestrutura, temos muitas novidades planejadas para o restante de 2019.

Já começamos a investir fortemente em uma Customer Data Platform (CDP), uma plataforma responsável por centralizar múltiplas informações das oportunidades de nossos clientes em um único local. Tanto as nossas soluções, RD Station Marketing e RD Station CRM, como também as soluções de parceiros e de terceiros estarão conectadas nesta plataforma. Assim, haverá a garantia de que os dados fluam naturalmente de uma solução para a outra. Na prática, isso significa que ações realizadas pelos Leads em qualquer solução conectada a esta plataforma poderão desencadear ações ou visualizações em outro produto conectado a ela em tempo real.

A plataforma também vai permitir a entrega de funcionalidades que antes não eram possíveis, além de dar uma escala muito maior aos nossos serviços. Por exemplo, uma alteração realizada na oportunidade pelo time Comercial seria refletida na base de dados do RD Station Marketing. Além disso, a troca de informações entre as duas ferramentas melhoraria bastante, permitindo envio de fonte/campanha do Marketing e atualizações sobre mudança de etapa no funil de vendas do CRM.

Para continuar o processo de melhorias e aumento de performance, faremos algumas manutenções programadas ao longo do ano, sobre as quais comunicaremos com antecedência.

 

Curioso sobre as funcionalidades que vamos lançar no RD Station CRM? Publicamos outro artigo com tudo planejado para esse ano! Para ler, clique aqui.

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.