10 minutos para começar o planejamento de conteúdo (e de email marketing) do ano

Montamos uma estratégia para executar em 10 minutos no RD Station Marketing que irá te ajudar no planejamento de conteúdo e entregabilidade de email

Sabemos que início de ano sempre existe aquela fase de planejamento de marketing. E apesar de todos estudos, personas sempre surgem aquelas dúvidas:

Quais linhas editoriais vamos focar nossos conteúdos esse ano?

Será que o que estamos planejando é o que realmente a minha audiência está buscando na minha marca?

Para responder essas perguntas nada melhor do que perguntar para a sua base de Leads o que eles realmente querem receber de você. E esse é o objetivo desse post. Vou dar uma ideia que é possível de ser executada em no máximo 10 minutos dentro do RD Station Marketing e que vai te ajudar em três frentes: planejamento de conteúdo, segmentação da base e entregabilidade do e-mail.

Essa estratégia consiste em 3 passos. 1 envio de e-mail marketing, 1 Landing Page e uma automação de resposta. Vamos lá?

 

O primeiro passo é você montar um e-mail sendo super sincero em relação a envio de emails de assuntos desinteressantes e que o seu objetivo é realmente mandar conteúdo que o seu lead quer. 

Veja o exemplo abaixo:

Dica: Seja curto, objetivo e sincero. Também coloque a média de tempo que ele vai tuilizar para responder a pesquisa. Ao saber que dura menos de 1 minuto o Lead saberá que não são aquelas longas e entediantes pesquisas.


Feito isso, o botão de filtro de interesse leva pra um Landing Page simples e objetiva. Nela você irá seguir com a mesma linha de texto que você fez no e-mail e irá colocar o formulário múltipla escolha (Campo de seleção – Múltipla escolha) com as opções que você planejou como linhas editoriais/conteúdo.


Dica:  Utilize o modelo Squeeze do RD Station Marketing. Esse modelo não tem imagens, é rápida, objetiva e funciona bem no mobile. Outra dica é que você pode aproveitar esse momento para perguntar alguma informação extra ao seu lead que você consiga identificar o perfil ideal ou ainda incluir um campo aberto para sugestões. As sugestões dos seus Leads vão te ajudar a gerar novas ideias de conteúdos.



Esses campos poderão ser utilizado nas segmentações e assim você consegue mensurar quais conteúdos estão mais interessantes e quais não. Na segmentação você também poderá trabalhar segmentações melhores para os próximos disparos de e-mail.

Para completar a estratégia, monte uma automação de auto-responder a partir da conversão nessa Landing Page onde você irá agradecer pelas informações e já sugerir que ele coloque o seu endereço de e-mail na lista de confiáveis do provedor de internet. 

 

Abaixo print de exemplo:

Como falei no início desse post, essa estratégia simples irá ajudar você a ter mais ideias de conteúdo, validar se seu conteúdo tem fit com seus Leads, trabalhar segmentação e qualificação de Leads. Somado a tudo isso, ela irá te ajudar a ter uma melhor taxa de entregabilidade e engajamento nos seus e-mails.

Lembre-se e-mails e newsletter figuram entre os formatos que as pessoas gostam de receber, o que as pessoas não gostam é conteúdo irrelevante.

E você, já começou o planejamento de conteúdo para esse ano? Comente!

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