RD Station Marketing: tudo sobre a migração para o Google Analytics 4

O Google Analytics 4 passa a ser a única alternativa para transmissão dos dados a partir de julho de 2023, saiba porque você deve migrar sua conta no Google Analytics (Universal Analytics) utilizada no RD Station Marketing.

Desde que o Google anunciou o lançamento da nova versão do Google Analytics (4), estamos trabalhando para entregar uma melhor experiência para você que irá realizar essa migração. A atualização vem com benefícios para todos que a utilizam e o maior diferencial da nova versão é que o Google Analytics 4 conta com o recurso de Machine Learning para oferecer análises mais inteligentes.

Por que o Google Analytics 4 é tão importante?

A versão atual da plataforma (Universal Google Analytics) vai deixar de existir em julho de 2023. Portanto, a migração deve ser feita o quanto antes, enquanto ele ainda está ativo.

Além disso, atualmente essa fonte de dados é utilizada por diversas funcionalidades do RD Station Marketing, incluindo os dados estatísticos de visitantes e volume de visitas para gerar nossos relatórios. Essa migração visa garantir o funcionamento de todas essas funcionalidades que dependem do Google Analytics, agora utilizando a versão 4 da plataforma. 

Por isso, garantir o envio de eventos ao Google Analytics é extremamente relevante para nós, pelo fato de ser uma importante ferramenta utilizada para apoiar na análise dos resultados atingidos com o RD Station Marketing. 

E, com essa descontinuação da versão antiga, não será mais possível consultar as informações e, por isso, iremos explicar como garantir que você inicie a construção de um histórico de dados para ser consumido nos relatórios do RD Station Marketing durante a transição para a nova geração do Google Analytics.

O que você deve fazer primeiro para garantir a configuração?

Para começar a usar, é necessário criar uma propriedade no Google Analytics 4. Essa propriedade guarda todas as informações das navegações dos seus aplicativos Web ou Móvel. 

Mais informações aqui

Em seguida, entre no RD Station Marketing e insira o ID de acompanhamento do Google Analytics 4 para permitir o envio de eventos de tráfego web dos ativos de conversão (Landing Pages, Pop-ups, Formulários e Botões de WhatsApp), Assim você começa a construção de um histórico de dados dos ativos de conversão criados no na plataforma.

Adicionando já ao Google Analytics 4, você começa a criar histórico antecipadamente

Com ele será possível tanto fazer a análises da performance dos ativos de conversão pelo Google Analytics 4, quanto ter um período de histórico maior para ser consumido nos relatórios do RD Station Marketing após conclusão da migração. Vale ressaltar, que, nesta etapa, ainda não iremos consultar as informações do Google Analytics 4 para gerar os indicadores nos relatórios do RD Station Marketing.

Como faremos a migração?

Com a descontinuação do Google Universal Analytics, estamos trabalhando na atualização para o Google Analytics 4 seguindo o seguinte cronograma:

Fase 1 | Permitir o envio de Informações. Inicia-se o processo de armazenamento e envio de dados, para construção de um histórico de dados. 

Fase 2 | Conectar a conta do Google Analytics 4 com o RD Station Marketing

Fase 3 | Descontinuação do Google Universal Analytics

Saiba mais informações sobre o detalhamento das fases dessa migração na nossa Central de Ajuda.

O que muda da fase 1 para a fase 2?

Na fase 1 você irá informar um ID de acompanhamento do Google Analytics 4 para iniciar a construção de um histórico de dados para ser consumido quando a migração for concluída,  porém, os relatórios do RD Station Marketing ainda exibem as informações no Google Universal Analytics. 

Já na fase 2, você precisará realizar a conexão da sua conta do RD Station Marketing com a propriedade do Google Analytics 4 e, posteriormente, os relatórios do RD Station Marketing passarão a exibir as informações vindas do Google Analytics 4, com histórico disponível desde a data em que a fase 1 foi realizada.

Quais são as vantagens de iniciar a migração na fase 1?

  • Garantir que os dados sejam computados nas diferentes versões do Google Analytics (Universal e GA4).
  • Criar um histórico de dados de tráfego web dos ativos de conversão no Google Analytics 4 para utilizar os relatórios do RD Station Marketing com maior período de análises quando a migração for concluída.
  • Poder acompanhar a performance dos ativos de conversão pelo Google Analytics 4.

Saiba o passo a passo na nossa Central de Ajuda. Também fique à vontade para nos contatar em caso de dúvidas

Time de Produto da RD Station

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.