Novas funcionalidades na Gestão de Leads – times de marketing e vendas mais integrados

Descubra as novidades que vão ajudar você a fazer o alinhamento entre os times de marketing e vendas.

O papel do time de marketing nas empresas mudou. Enquanto antes seu trabalho era voltado para campanhas e branding, agora ele responde diretamente junto com o time de vendas pelas metas e resultados da empresa.

Pensando nisso, nós da Resultados Digitais trabalhamos nos últimos meses para desenvolver uma nova versão da ferramenta de Gestão de Leads. Ela é mais completa e conta com funcionalidades importantes que vão permitir maior integração entre os times de marketing e vendas.

A partir dessas novas funcionalidades o time de marketing conseguirá acompanhar suas metas bem mais de perto e se aprofundar nas análises de performance do funil de vendas. Além disso, o time de vendas ganha mais poder por ter acesso a mais informações dos Leads e conseguir decidir o melhor momento para uma abordagem de vendas eficiente.

E apesar de tantas mudanças, não é preciso se preocupar, pois nenhum dado será perdido. A sua base de Leads, Landing Pages criadas, campanhas de emails enviadas e outras informações anteriores permanecerão na sua conta.

O nosso CEO, Eric Santos, apresentou a nova versão do RD Station durante o RD Summit. Veja no vídeo as principais mudanças:

As principais novidades na Gestão de Leads são as seguintes (clique nas imagens para ampliá-las):

1 – Estágios do Lead (lifecycle)

Agora é possível segmentar a base de contatos em 3 estágios: Leads, Leads qualificados e Vendas. A opção de marcar um Lead como oportunidade (o que significa que esse contato está sendo trabalhado por um vendedor) continua disponível.

Estágios do Lead

Cada contato que tiver seu status alterado será inserido em uma lista de segmentação referente ao seu estágio, criada automaticamente pelo RD Station. Isso facilita ações como a criação de campanhas de email marketing específicas para esse público ou a exportação dessas listas. Leia mais sobre os estágio do Lead aqui.

2 – Novo Dashboard e Funil de vendas

O Dashboard também está de cara nova. Além de visitantes, Leads e oportunidades, o funil de vendas exibe as novas categorias Leads Qualificados e Vendas. Uma grande novidade é que o funil agora é configurável: é possível inserir as metas mensais para cada um dos estágios e acompanhar diariamente se elas estão sendo atingidas. Isso permite um controle maior para as equipes de marketing e vendas e propicia que sejam feitas ações de correção necessárias para garantir o alcance das metas.

Funil de Vendas

Um dos benefícios dessa funcionalidade é poder analisar mais profundamente quais fontes de tráfego geram mais resultados e então conseguir direcionar seus esforços para aquele canal. Uma fonte, como a pesquisa orgânica no Google, por exemplo, pode ser a que mais atrai visitantes e Leads para o site, mas não necessariamente é a responsável por um número maior de vendas. Conheça melhor o funil de vendas neste post.

3 – Timeline e informações do Lead

O histórico de evento do Lead agora fica disponível em uma linha do tempo com informações que vão desde os materiais que acessou, emails recebidos, abertos e clicados, menções sobre a sua empresa em mídias sociais, alteração do seu estágio do funil até o fechamento da venda.

Timeline do Lead

A disposição dessas informações de forma clara e em ordem cronológica é uma eficiente arma para a equipe de vendas, que pode acompanhar o desenvolvimento de cada Lead e escolher o momento certo para fazer uma abordagem mais efetiva.

Além dessa nova disposição, encontrar dados do Lead se tornou mais fácil: na ficha de cada Lead há links que levam diretamente para a busca dele no Google e no LinkedIn. Assim, menos tempo é usado para ir atrás dessas informações.

Junto com isso, cada Lead agora tem uma URL pública, que pode ser visualizada por qualquer pessoa, mesmo sem cadastro no RD Station. Essa facilidade de acesso ao histórico do Lead é especialmente útil para um time de vendas grande e para integração com CRMs. O Lead já entra no pipeline do vendedor com essa URL.

Informações do Lead

Veja um pouco mais sobre as funcionalidades timeline e informações do Lead neste post.

E as novidades não acabam por aí. Temos uma série de novas funcionalidades complementares:

Conceito de empresa: Leads de uma mesma empresa são automaticamente agrupados. Isso traz mais inteligência, pois o time de vendas consegue visualizar os membros da empresa cadastrados e fazer uma abordagem mais eficiente. Caso o tomador de decisão esteja na base, o vendedor poderá abordá-lo diretamente. Caso ele não esteja, o vendedor têm informações que podem ajudá-lo no momento de ir atrás dessa pessoa.

As empresas também contam com informações como segmento, número de funcionários, site e outros dados relevantes.

Alertas para o dono do Lead: é possível agora acompanhar de perto as atividades de um Lead específico. O dono desse Lead recebe uma notificação por email a cada nova conversão feita por ele. Esta funcionalidade permite que os vendedores acompanhem de perto a evolução dos seus contatos e é uma poderosa arma para uma abordagem de vendas bem eficiente.

Combinar Leads: um Lead que se cadastrou com emails diferentes agora pode ser unificado num só perfil. Esse é um processo simples, onde só é necessário entrar no perfil do Lead e   clicar em “Combinar Leads”. As informações contidas no Lead original serão conservadas e as informações do Lead combinado serão incrementadas.

Além das funcionalidades acima, também reformulamos o design do RD Station (como você já deve ter percebido). Confira neste post  por que fizemos isso e como este novo design deixa a plataforma mais fácil para você usar.

Gostou das novidades? Preparamos um webinar exclusivo para clientes com explicações sobre como usar cada uma delas. E para aproveitar todos os benefícios que elas podem oferecer, não é preciso fazer nenhum tipo de ação, basta se logar no sistema.

Estamos ansiosos para saber o que você achou dessas mudanças. Por favor, se você tiver qualquer dúvida ou comentário, escreva um email para o nosso time no feedback@rdstation.com.br.

Bons resultados!

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