[Guest Post] Marketing BI: como gerar relatórios de marketing digital

Relatórios de marketing digital são documentos importantes para orientar as decisões da empresa. Veja como usar o Marketing BI para isso

marketing-bi

Você sabe o que é um relatório de marketing com BIPara entender como um relatório de marketing contando com dados de BI funciona, vamos, primeiro, conhecer o significado dessas 3 palavras:

  • Relatório
  • Marketing
  • BI

Um relatório é um conjunto de dados e informações relatadas de forma prática e objetiva para que todas as partes interessadas em um assunto estejam cientes de todos os detalhes importantes.

Marketing é um conjunto de atividades, organizações e processos que têm por objetivo atender as necessidades das pessoas e da sociedade por meio da oferta de soluções, produtos, serviços, ideias e informações, entre outros.

BI é a sigla para Business Intelligence, um um conjunto de tecnologias criadas para auxiliar a gestão dos negócio por meio da coleta, estruturação, análise e compartilhamento automatizado de dados. Assim a empresa poderá tomar decisões baseadas em fatos, planejar de forma mais assertiva, ajustar planos de ações e otimizar processos na busca da melhoria contínua. 

Portanto, um relatório de marketing e BI é uma conjunto de informações de marketing, baseadas em dados coletados de forma automatizada, com o objetivo de ajudar na gestão de um negócio.

Como fazer um relatório de marketing digital?

Fazer um relatório de marketing digital envolve selecionar as informações relevantes sobre suas campanhas de marketing digital e apresentá-las em um documento de fácil entendimento.

Assim esse relatório de marketing digital deve conter informações como:

  • Um resumo das principais ações marketing digital realizada;
  • Os investimentos realizados em cada uma delas;
  • Os canais, mídias e peças de comunicação usadas;
  • Todos os indicadores de desempenho;
  • A análise do ROI (Retorno do Investimento) de cada uma.

Não, não é uma tarefa fácil. Ainda mais se for um relatório de marketing usando BI. Mas será que não existe uma forma automatizada de se fazer isso?

Existe. Para quem usa o RD Station Marketing, o Marketing BI (disponível no plano Enterprise) é uma ferramenta extremamente ágil e prática que pode ajudar você nessa tarefa.

O que o Marketing BI faz?

Essa ferramenta se concentra na análise do desempenho de seus canais de aquisição de clientes, de suas campanhas digitais e de seu funil de vendas ao longo do tempo. Assim, é possível conhecer seus principais indicadores de desempenho e, principalmente, determinar o ROI de suas ações de marketing digital.

Para isso, ele conta com funcionalidades como:

Análise de negócios
Focada em medir o desempenho de suas taxas de conversão, essa funcionalidade disponibiliza  métricas que são usadas para gerar análise de resultados, de tendências, de ciclo de vendas e de planejamento.

Análise de canais de aquisição
Descubra as taxas de conversão de leads de cada um de seus canais. Também encontre gargalos e oportunidades de melhoria.

Análise de campanhas
Nessa funcionalidade você vai analisar as conversões geradas em sua base de leads por suas campanhas de e-mail e seus fluxos de automação.

Dashboards personalizados
Além disso, você pode criar seus próprios painéis de controle, definindo as métricas e os gráficos que mais são relevantes para o seu negócio. Assim, você vai usar de verdade uma funcionalidade de marketing com BI, consolidando todas as informações que precisa em uma única tela.

Agora que você já conhece o Marketing BI do RD Station Marketing, conheça outras ferramentas que também podem ser utilizadas para gerar outros tipos de relatórios online.

Ferramentas de relatórios

Para criar relatórios ainda mais personalizados de acordo com as necessidades da sua empresa, existe uma de ferramentas disponíveis no mercado. 

A Microsoft, por exemplo, oferece essa funcionalidade a partir do Access. Mas você terá que passar todos os seus dados para esse programa. 

Outra possibilidade é Fourtwo. Ele conta com uma série de ferramentas de edição e templates, além de se conectar às principais plataformas de marketing digital, ao Google Sheets e a bancos de dados.

Por fim, o Google Data Studio pode ser a melhor opção. Com ele você pode visualizar seus dados em tabelas e gráficos totalmente customizados. Além disso, se conecta facilmente a uma grande variedade de fontes de informações. 

E por estar baseado na nuvem, você consegue compartilhar seus relatórios com a equipe e trabalhar de forma colaborativa com este softwareAgora, já pensou unir a ferramenta de Marketing BI do RD Station Marketing com o Google Data Studio?

Como integrar o RD Station ao Google Data Studio

Era tudo o que você queria para gerar relatórios de marketing digital completos, não é mesmo? Afinal, uma ferramenta de BI integrada a um poderoso software de relatórios só pode gerar resultados incríveis.  Para isso, a Pluga, que recentemente desenvolveu diversas integrações do RD Station com outras ferramentas online, criou um tutorial para você integrar o RD Station com o Google Sheets e, em seguida, com o Google Data Studio.

Dessa forma, você cria relatórios automaticamente.

Confira o tutorial:

Integre o seu RD Station a uma planilha do Google Sheets

A primeira etapa para começar a montar o seu relatório no Google Data Studio com as informações do seu RD Station Marketing é integrando-o a uma planilha do Google Sheets. Para isso você vai precisar seguir o passo a passo do artigo Como integrar o RD Station Marketing a uma planilha do Google Sheets, ou assista ao vídeo abaixo:

Mas, para que a sua integração com o Google Data Studio funcione, é preciso que uma coluna extra seja adicionada na sua automatização da Pluga: a coluna de Métrica, que terá valor igual a 1. Essa coluna será responsável por contabilizar os eventos do seu RD Station Marketing em sua planilha. 

Veja no print (abaixo) como esta informação deve ser adicionada ao criar a sua integração com o Google Sheets:

marketing-bi

Integrando a sua planilha do Google Sheets ao Google Data Studio

Agora que você já conectou o RD Station a uma planilha do Google Sheets, chegou a hora de trabalhar com esses dados em um relatório do Google Data Studio.

Para isso, siga o passo-a-passo abaixo para que a fonte de dados que o alimentará seja a sua planilha.

  1. Faça login no Google Data Studio;
  2. No canto superior esquerdo, clique em “+” e selecione como Fonte de dados a planilha que acabou de criar;
  3. Para alterar os dados e ajustar o estilo dos componentes selecionados, use o painel de propriedades à direita como neste exemplo:

marketing-bi

Ah! E vale ressaltar que os campos disponíveis apresentados serão os cabeçalhos das colunas da sua planilha integrada ao RD Station.

Quer saber mais sobre a integrações do RD Station e ver a explicação desse tutorial em vídeo? Então, confira este webinar promovido pela Pluga com a Resultados Digitais: 5 formas super criativas de automatizar os processos na sua empresa.

Ficou claro para você como criar relatórios de marketing é importante para seu negócio e como a ferramenta Marketing BI do RD Station Marketing pode te ajudar nessa hora? Então, não deixe de produzir seus relatórios de marketing com todo cuidado para que sua equipe possa estar a par dos resultados e melhorar cada vez mais a efetividade de suas campanhas.

 

Marcadores:

Deixe seu comentário