[Guest Post] Como transformar e-mails em oportunidades no seu RD Station

Um lead respondeu seu e-mail marketing pedindo contato do time comercial? A Pluga ensina você a conectar sua conta do Gmail ao RD Station para automatizar esse trabalho e aumentar suas vendas.

A Pluga ajuda milhares de empreendedores a serem mais produtivos através de integrações incríveis entre as principais ferramentas web do mercado. E agora ela vai te ensinar a integrar a sua conta do Gmail ao RD Station para que você ganhe mais tempo automatizando tarefas e, assim, trazendo mais resultados para a sua empresa.

Não importa o quanto o e-mail marketing direcione o mouse do seu lead para clicar no CTA, é comum que alguns leads respondam seus e-mails marketing com levantadas de mão, ou seja, pedindo para alguém da sua empresa entrar em contato com eles. Mas e agora, o que fazer com essa oportunidade que surgiu na sua caixa de entrada, e não em um fluxo do RD Station?

Se o lead estiver bem qualificado, entregue-o para o time de vendas. Você pode fazer isso de várias formas (como, por exemplo, apenas encaminhando o e-mail dele para um vendedor), mas a forma mais eficaz é você ter esse momento da conversão dentro do RD Station, para que, futuramente, possa metrificar quantas oportunidades foram geradas através de respostas de e-mails e tirar insights para ações.

Você pode enviar os leads que responderam seus e-mails de duas formas: Se você usa o Gmail, você pode integrá-lo ao RD Station pela Pluga, ou criar uma landing page interna que será alimentada manualmente por você. Em ambos os casos, será preciso que você crie um fluxo que envie os leads para o time de vendas.

Como conectar o Gmail ao RD Station (via Pluga)

A integração que conecta a sua conta do Gmail ao RD Station funciona da seguinte forma: toda vez que um e-mail é enviado para uma pasta (ou marcador, como é nomeado no Gmail), o lead será criado ou atualizado na sua conta do RD Station. A partir disso, você poderá criar diversos fluxos dentro da plataforma com base no nome do evento escolhido por você.

Para criar um marcador no Gmail, basta você passar o mouse no canto esquerdo da tela, clicar em “Mais”, depois em “Criar novo marcador’, nomeá-lo e clicar em criar, como mostra o gif abaixo:

imagem-01-criar-marcador-gmail

Depois de ter criado o marcador, você poderá fazer a automatização que irá conectar os seus e-mails do Gmail ao RD Station. Para isto, basta acessar esse link, clicar em “Fazer essa automatização” e seguir o passo a passo abaixo. Em menos de 2 minutos sua automatização estará pronta.

1. Autentique a sua conta do Gmail e a do RD Station na Pluga, como mostra a imagem abaixo:

imagem-02-gmail-rd_station

2. Escolha o marcador que você criou para que a automatização seja feita:

 

imagem-03-gmail-rd_station

3. Personalize e defina as informações que serão enviadas do Gmail para o RD Station. Nesse momento você poderá, por exemplo, mudar o nome do evento que o lead converterá quando um e-mail for adicionado ao marcador, adicionar tags ao lead e muito mais.

imagem-04-gmail-rd_station

Depois de ter preenchido todas as informações que deseja receber no RD e concluído, seu Gmail estará integrado ao RD Station. Agora é só enviar seus e-mails para as pastas que, em minutos, seus leads serão atualizados automaticamente no RD Station.

Com essa informação no RD Station, você poderá criar segmentações e fluxos com ações estratégicas para não perder nenhuma oportunidade.

Veja também outras das automatizações da RD Station na Pluga que deixarão o seu dia a dia ainda mais produtivo e vão ajudar a sua empresa a alavancar:


E aí, tudo pronto para começar a automatizar suas tarefas manuais? Se ficou alguma dúvida ou se tiver alguma dica extra para compartilhar, deixe um comentário.

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.