Como o AndroidPro vendeu 53 cursos em 3 meses

AndroidPro é uma empresa 100% online com foco na distribuição de infoprodutos gratuitos e pagos - artigos, vídeos, ebooks e cursos - voltados ao desenvolvimento de aplicativos para Android. Em 2012, Filipe, que era engenheiro de software há 8 anos, tralhava em uma empresa como desenvolvedor e precisou se adaptar a tecnologia mobile para executar projetos Android. Buscando informações sobre o assunto, percebeu que era bastante difícil encontrar materiais e que os cursos e ebooks disponíveis eram incompletos. Pensando em compartilhar um pouco do seu conhecimento, em 2014 Filipe escreveu um post para o blog de um amigo e percebeu que a repercussão foi muito boa e mais de 200 leads foram gerados. Decidiu então começar seu próprio blog em Outubro do mesmo ano, com o objetivo de distribuir conteúdos de qualidade sobre o desenvolvimento Android, foi então que o AndroidPro foi fundado. [case_data]

Em Janeiro de 2015, Jaqueline entrou na sociedade para auxiliar Fillipe na gestão e produção e para, juntos, organizarem e planejarem o crescimento do AndroidPro para tornarem o blog uma empresa rentável. A ideia, além de tudo, era serem nômades digitais, trabalhando remotamente de diversos lugares do mundo – o que começou a se concretizar ainda em 2015, quando foram passar 6 meses na África do Sul.

A experiência foi incrível e, ao mesmo tempo, desafiadora, já que encaravam jornada tripla por lá: de manhã estudando inglês, à tarde trabalhando remotamente para uma empresa no Brasil e à noite e aos finais de semana, se dedicando ao AndroidPro.

O Problema

Quando decidiram se dedicar integralmente ao AndroidPro, buscaram analisar o que tinha funcionado até então e o que precisariam organizar para que a empresa tivesse um crescimento saudável. Passaram a traçar metas e perceberam que precisariam não só de uma boa ferramenta como também de ajuda profissionalizada para colocar as estratégias em prática.

Precisavam entender quais eram as necessidades dos leads não só para manter um relacionamento mais estreito com fluxos de nutrição que fizessem sentido, mas também para montarem os cursos.

Já estavam na terceira tentativa para encontrar uma boa ferramenta de disparo de email e ainda não estavam conseguindo implementar todas as ações que gostariam. Foi aí que conheceram o RD Station, pela indicação de um amigo que já utilizava a plataforma, e decidiram conhecê-lo melhor.

A Solução

Como já produziam conteúdo e faziam ações de marketing digital, a grande novidade foi a metodologia do inbound marketing para a geração de leads.

Conteúdos

Durante a implementação do RD Station, o primeiro passo foi fazer um estudo de personas e palavras-chave para entender quais dos conteúdos já existentes poderiam ser aproveitados e utilizados em alguns fluxos de automação e quais poderiam ser adaptados e otimizados tanto para fluxos quanto para gerar mais resultados na busca orgânica.

Foi percebido que existia um gap de conteúdos em algumas etapas da jornada de compra que faziam com que os leads parassem na etapa de reconhecimento do problema. A grande maioria dos conteúdos eram considerados de meio ou fundo de funil e foi então preciso criar alguns materiais de topo de funil também para aumentar as chances de os leads continuarem na jornada de compra e da venda ser consolidada no final.

Landing Pages

Além da questão dos conteúdos, também foram realizados ajustes nas Landing Pages, que antes eram criadas via plugin do WordPress e passaram a ser transferidas/criadas dentro do próprio RD Station, com Calls to Action (CTAs) mais claros e realização de estudos e testes para entender quais canais eram mais efetivos para divulgação.

AndroidPro3

Integração e Automação

O AndroidPro começou a disponibilizar seus cursos na plataforma EAD Eduzz, que integrado ao RD Station permitiu que uma série de informações relevantes fossem utilizadas como gatilhos para os fluxos de automação, garantindo que uma comunicação mais precisa fosse realizada.

Fillipe Cordeiro - Fundador AndroidPro

Fillipe Cordeiro

Fundador

“Estamos aprendendo a, cada vez mais, melhorar nossa comunicação com os leads e usar o conteúdo como forma de engajamento. Estamos mais familiares com o processo de fluxos de emails, aprendemos a traçar e medir nossas metas e a monitorar melhor nosso desempenho.”

Os Resultados

Os resultados apareceram rápido e trouxeram grandes impactos para o AndroidPro, que puderam enxergar as melhorias no funil como um todo.

Em apenas 3 meses de trabalho:

  • Aumento de 56% no número de leadsLP AndroidPro - Case RD Station
  • média de 22.000 visitas por mês no site, o que representa um aumento de mais de 60%Visitas AndroidPro - Case RD Station
  • Venda de 53 cursos “Dominando Android Studio” em 48 dias
  • Melhora significativa no ranqueamento orgânico do Google para diversas palavras-chavePalavra-chave AndroidPro - Case RD Station Palavra-chave2 AndroidPro - Case RD Station

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.