Como a UP Concurseiros aumentou suas vendas em 173% em 7 meses com o RD Station

A UP Concurseiros é uma empresa de planejamento e orientações para pessoas que desejam prestar concurso público. Ela auxilia no autoconhecimento e no planejamento de concurseiros que necessitam de mais organização, disciplina, concentração e rotina para a prova. Contando apenas com o CEO e o apoio da consultora Dayane Fonte, que auxilia em estratégias de promoção, a UP tinha indicações como o primeiro canal de aquisição de clientes. Como estavam refazendo o site da empresa, o Instagram era a principal mídia usada para posicionamento. A UP apresentava um histórico de vendas bastante sazonal, com picos centralizados nos meses de Dezembro e Janeiro, em que as pessoas tiram férias e, portanto, podem se dedicar melhor aos estudos. Por isso, o objetivo da empresa, ao buscar a Resultados Digitais, era gerenciar sua base de clientes, impulsionar vendas e, principalmente, conseguir manter um fluxo de caixa saudável nos meses de baixa procura. A UP decidiu investir em Marketing Digital devido ao grande potencial de viralidade das ações virtuais e ao baixo custo de implementação da metodologia e das estratégias digitais, apesar de lidar com a dificuldade de encontrar sua persona online, uma vez que concurseiros tendem a se desconectar das redes sociais para concentrar nos estudos. A empresa iniciou os trabalhos com o RD Station no início de Abril de 2015, com uma consultoria Standard e um plano Basic de 5.000 contatos. [case_data]

Ações realizadas

Após o mapeamento inicial das oportunidades e o planejamento do site já integrado com o RD Station, foram definidos como canais de posicionamento centrais o Facebook, o Instagram, a produção de conteúdo e o e-mail Marketing. Criaram uma página exclusiva de downloads no site da UP, um blog para produção de conteúdo, bem como uma página no Facebook.

Após a construção de personas, o primeiro conteúdo definido foi um kit composto por um eBook com 5 passos para o planejamento de estudos, que acompanhava uma planilha para preenchimento, junto com um material de dicas.

Junto ao kit, foi programada uma sequência de 5 emails com o objetivo de guiar o Lead pela jornada de compra e direcioná-lo para conhecer os serviços. Foi criada uma linguagem bem pessoal aproximando o CEO dos Leads e estimulando-os a interagir com a campanha. A lógica foi montada na seguinte sequência:

1. Acompanhamento do planejamento baixado

2. Dicas de priorização

3. Dicas de organização

4. Dicas de motivação

5. Apresentação da solução (oferta para conhecer o serviço)

Landing Page UP concurseiros - Case RD Station

O segundo conteúdo definido foi um template conectado a uma campanha social, a #DesafioUP. O objetivo do template era incentivar o planejamento e o avanço dos participantes em seus estudos da Constituição Federal. Os Leads que baixavam o template eram incentivados a compartilhar seus avanços nas redes sociais.

Números: Landing Page UP concurseiros - Case RD Station

Para a promoção, o foco foi em impulsionamento via Facebook e publicações no Instagram – num primeiro momento trabalhando com perfis de influenciadores que voluntariamente compartilharam o desafio e também fazendo promoção do material em um post patrocinado no perfil de uma pessoa de influência para a nossa persona.

Ainda que com dificuldade de rastrear a origem dos links via Instagram, foi notório o aumento de conversões após a estratégia.

Com o excelente resultado das duas primeiras Landing Pages, foi realizado um planejamento de novas ofertas, posts e campanhas para manter o engajamento e fluxo de geração de Leads recorrentes. Também foi incorporado o investimento em posts patrocinados no Instagram e no  Facebook.

A geração de Leads estava redonda e garantida. As Landing Pages tinham uma taxa de conversão média de 80%, e o segundo desafio encontrado pela empresa foi de como, de fato, concretizar a venda para esses Leads. Começaram então a trabalhar com estratégias e materiais de fundo de funil, incluindo um webinar de apresentação da metodologia do serviço, além de um outro eBook com a diferenciação dos serviços de planejamento, assim como o que considerar no momento de contratação.

Com o aumento constante de Leads, o gerenciamento da base começou a ser um desafio, bem como a necessidade de criar fluxos por segmentação, não apenas conversão. Em Julho, o plano Basic foi alterado para Pro e adaptaram os fluxos de autoresponder para automações mais completas, incluindo um fluxo específico para oportunidades e Leads qualificados.

Resultados

Ivan Bittencourt, CEO UP Concurseiros - Case RD Station

Ivan Bittencourt

CEO e fundador

“Em 6 meses conseguimos construir e escalar a geração de Leads qualificados. Assim, aumentamos a base atual de 600 para 13.424 leads - um crescimento de mais de 2000%!”

Números: Leads e Clientes UP concurseiros - Case RD Station

Nas vendas isso também representou uma progressão positiva. Somadas, as vendas acumuladas do segundo e terceiro trimestres já representam um aumento de mais de 50% em relação ao primeiro, considerado o período anterior de melhor performance.

Passada a curva de aprendizado, em Junho a geração de leads se consolidou, bem como as conversões em vendas que começaram a apresentar uma crescente. O faturamento no terceiro trimestre (equivalente ao período de Julho a Setembro) ultrapassou a soma do faturamento do primeiro e do segundo trimestres e representou um crescimento de 173% em relação ao período anterior de melhor performance.

Números: Leads e Clientes UP concurseiros - Case RD Station

Nas mídias sociais, o resultado também foi sentido. No Instagram, passaram de 3.500 seguidores para mais de 20.000. No Facebook, os fãs da página chegaram a 3.000, somente de forma orgânica.

Assim, em 6 meses, a UP conseguiu um aumento de 2000% na geração de Leads, e 173% de aumento em Vendas, um resultado não só expressivo como extremamente rápido, consequência direta de um trabalho bem feito, realizado com dedicação e com o auxílio do RD Station.

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