HISTÓRIAS DE SUCESSO

Como a Marketeria gerou um ROI de 10 vezes para a cliente Simonetto

    • Tamanho
      • Pequena
    • Segmento
      • Indústria
    • Solução
      • Vender para Leads
    • Tipo
      • B2C
    • Atuação
    • Produto utilizado
      • RD Station Marketing

SOBRE A EMPRESA

A Marketeria é uma agência digital que ajuda Pequenas e Médias Empresas a aumentar suas receitas inovando seus processos de Marketing e Vendas com uso estratégico do Inbound Marketing e com o diferencial de comprometimento com o resultado dos seus clientes. Um dos problemas mais comuns de uma empresa, ao começar no marketing digital, é identificar […]

Quote-left

A Marketeria conseguiu ir além das nossas expectativas de aparecer no Google e trazer visitantes para o site. Entendemos que só um site bonito e como muitos visitantes não é o suficiente para gerar resultados em vendas na internet, investimos nos projetos recomendados de geração de Leads e relacionamento com clientes, e mês a mês estamos aumentando as vendas para clientes oriundos da internet.

Cristiano Duarte

Diretor Comercial

A Marketeria é uma agência digital que ajuda Pequenas e Médias Empresas a aumentar suas receitas inovando seus processos de Marketing e Vendas com uso estratégico do Inbound Marketing e com o diferencial de comprometimento com o resultado dos seus clientes.

Um dos problemas mais comuns de uma empresa, ao começar no marketing digital, é identificar que não está bem colocada no Google para as palavras-chave mais relevantes no mercado que atua. Esse também era o caso da Simonetto Móveis Planejados, de Porto Alegre que, ao iniciar as estratégias, não aparecia para a palavra “móveis planejados”.

Por isso, o objetivo definido no início do projeto foi aparecer nas buscas do Google relacionadas a móveis planejados, com a finalidade de mostrar resultados a curto prazo. Para isso, foram feitos investimentos no Google Adwords.

Esse primeiro objetivo foi atingido rapidamente: em pouco mais de seis meses de trabalho houve um aumento de 10 vezes o número de visitantes mensais no site. Entretanto, isso não estava resolvendo a principal necessidade do cliente, que era aumentar as vendas e não somente o número de visitantes.

A partir disso, foi traçada uma estratégia para transformar os visitantes do site em contatos de pessoas interessadas em móveis planejados. Na época a estratégia digital da empresa tinha poucas oportunidades de negócio, uma média de 10 por mês, que vinham por meio de um formulário de contato no site. Era preciso gerar mais resultados, e assim foi feito.

A Solução

O foco do trabalho não se restringiu a gerar visitantes para o site, mas também aumentar as oportunidades vindas do site e aproveitar o alcance na rede social Facebook para trazer tráfego de lá. Além disso, o objetivo era converter esses visitantes em oportunidades de negócio e trabalhar o relacionamento com eles até que estivessem prontos para comprar.

Baseado na metodologia de Inbound Marketing, o primeiro passo foi promover ofertas indiretas para geração de Leads. Pensando em ajudar o consumidor de móveis planejados a acertar na hora de comprar seu projeto e também pensando em identificar quem são as pessoas que se interessam pelo tema “Como Comprar móveis planejados”, foi criado um E-Book, disponibilizado em uma Lading Page, para compartilhar dicas da Simonetto Porto Alegre.

No primeiro mês foram quase 200 Leads gerados.

Além desse material, foi colocada no ar uma página para facilitar o contato e o atendimento exclusivo aos clientes:

A Landing Page foi disponibilizada tanto no site quanto ao final de materiais mais avançados para capturar aqueles clientes já mais próximos da compra e que querem fazer um contato imediato com a empresa. Assim, a equipe comercial passou a receber automaticamente um e-mail com todos os dados de contato e histórico de relacionamento com esse Lead. Com esses dados a equipe comercial faz uma abordagem focada em ajudar o cliente final a realizar o seu projeto da melhor forma possível.

 

Em 24 meses, o resultado foi esse:

Promoção de conteúdo rico em blog e mídias

Para impulsionar ainda mais a geração de Leads, a Marketeria investiu na compra de mídia no Facebook e no Google Adwords redirecionando o público para as Landing Pages.

Ao mesmo tempo, o trabalho de conteúdo também tomou forma. A Simonetto iniciou um blog para compartilhar conteúdo como dicas e vídeos, pensando em resultados no médio e longo prazo como aumento do número de visitantes com origem em buscas orgânicas.

O blog ajudou a atrair mais de 15.000 visitantes orgânicos em pouco mais de um ano de operação, com conteúdos como “móveis para cozinha planejada” e “dicas para comprar móveis planejados”, além de vídeos semanais, publicados no canal do Youtube e no blog.

A Marketeria conseguiu ir além das nossas expectativas de aparecer no Google e trazer visitantes para o site. Entendemos que só um site bonito e com muitos visitantes não é o suficiente para gerar resultados em vendas na internet, investimos nos projetos recomendados de geração de Leads e relacionamento com clientes, e mês a mês estamos aumentando as vendas para clientes oriundos da internet.

– Cristiano Duarte, Diretor Comercial

Relacionamento com cliente por email marketing

A utilização do email marketing veio para manter um relacionamento próximo com os clientes, enviando semanalmente novidades, dicas e exemplos de projetos desenvolvidos. Mesmo sem ser um email focado em ofertar diretamente produtos e gerar novas vendas, eles tiveram o retorno de pessoas que gostam das dicas e acabam pedindo orçamento via atendimento personalizado. A ação de relacionamento também se mostrou efetiva para gerar vendas.

Gestão do funil de vendas

Uma nova estratégia foi trabalhar com o funil de vendas. Com base nele, foi possível ter uma visão clara dos visitantes, Leads, oportunidades e vendas. Dessa forma, a equipe de vendas podia focar nas abordagens de oportunidades e o marketing em entregar as ações de topo de funil. No setor comercial, o gerente faz o relacionamento com as oportunidades e, conforme a necessidade do cliente, este é direcionado internamente para o projetista/vendedor realizar a venda.

Com a Consultoria Educativa prestada pela Marketeria, e com o uso do RD Station, eu consigo ter uma visão do funil de vendas de clientes da internet, e acompanhar o desempenho de Marketing e Vendas de forma integrada.

– Cristiano Duarte, Diretor Comercial

Resultados

A estratégia de Inbound Marketing gerou mais de 8.744 Leads e aumentou as vendas em 64 vezes em pouco mais de um ano usando Inbound Marketing. Foi criada uma base com 328 oportunidades de negócios em aberto com chances de vendas.

O Retorno sobre o investimento foi de 900%, calculando o retorno em vendas provenientes das ações de marketing digital, diminuindo o valor investido nestas ações e dividindo pelo investimento realizado.

A Simonetto soube investir no projeto de Inbound Marketing, educando o seu público-alvo a comprar de forma correta projetos de móveis sob medida. Investiu nas ações certas e soube dar um bom atendimento para os Leads que solicitavam atendimentos.

– Fábio Silva, fundador da Marketeria

Próximos passos

Os próximos passos, definidos com base nos resultados conquistados, já estão mapeados:

– Melhorar a taxa de conversão entre visitantes e Leads;

– Fazer teste A/B nas principais Landing Pages;

– Produzir novo conteúdo rico para ajudar os clientes, e servir como “isca digital” para geração de novos Leads;

– Nutrição de Leads, para enviar de forma automatizada uma sequência de emails com conteúdo relacionados ao que o usuário demonstrou interesse.

Gere mais leads, vendas e clientes para o seu negócio

Junte-se a mais de 40.000 empresas e Teste Grátis o RD Station Marketing, a ferramenta de automação de Marketing número 1 da América Latina.

Replique estes resultados na sua empresa.