Estudos de caso

Veja aqui como nossos clientes de diversos segmentos vêm obtendo resultados melhores e mais consistentes em Marketing Digital.

Como a Francisca Joias Contemporâneas gerou 1000% mais Leads em um ano com Marketing Digital

A Francisca Joias Contemporâneas é uma empresa que atua no ramo de acessórios femininos desde 2012. Quando Sabrina Nunes criou a Francisca, a empresa tinha uma loja virtual numa pequena plataforma online e comercializava uma diminuta variedade de produtos, na época, revendidos.

Como revender as joias era algo que não a satisfazia, e por querer dar a suas clientes uma experiência única, Sabrina começou a colocar todas as suas forças em realizar um sonho: o de criar uma empresa que produzisse as próprias peças e tivesse seu próprio site. Assim, a Francisca Joias Contemporâneas foi formalizada como e-commerce, alcançando clientes de todo o Brasil.

Mesmo com o sucesso, notaram a necessidade de expandir o potencial do setor de Marketing. Apesar de muitas clientes já terem feito pedidos, ainda havia muitas outras pessoas apenas interessadas, entrando em contato com a empresa para pedir mais informações antes de realizarem a compra. Assim, não sabiam o que fazer com esses Leads.

Era comum receber telefonemas e emails com dúvidas relacionadas a produtos, seja procurando uma peça específica ou querendo saber quando um determinado produto voltaria ao estoque. Pensando em solucionar esse problema, a Francisca Joias Contemporâneas procurou a Resultados Digitais.

30%

aumento mensal do tráfego do site

1000%

mais Leads gerados em um ano

42%

do faturamento mensal vem do RD Station

logo Francisca Joias - case RD Station

Sobre a Francisca Joias Contemporâneas

A Francisca Joias Contemporâneas é uma loja virtual de acessórios femininos fundada pela mineira Sabrina Nunes, com sede no Rio de Janeiro - RJ. Trabalhando no varejo e também no atacado, por meio de revendedoras, a empresa oferece uma extensa variedade de acessórios banhados e folheados, além de conteúdo de moda no blog Sabrina Nunes.

Assim que começaram a utilizar o RD Station, esse problema de comunicação foi resolvido. O serviço de disparos de Email Marketing passou a dar conta de levar informação a todos os usuários que tinham dúvidas, buscavam peças ou apenas gostariam de receber novidades em primeira mão.

A princípio, a empresa utilizava apenas os disparos de Email Marketing. Demorou um pouco para que aderissem às ferramentas mais complexas da plataforma, mas a proatividade dos consultores os motivou a darem um passo a frente.

 

João Batista, diretor de Marketing da Francisca Joias - Case RD Station

João Batista

Diretor de Marketing

“Sem falsa modéstia, acredito que essa tenha sido uma das melhores decisões da Francisca Joias Contemporâneas. O plano básico já era muito bom, e as ferramentas Pro, somadas às horas de consultoria, só vieram para aperfeiçoar ainda mais nossas atividades e, principalmente, aclarar nossa mente para outras estratégias.”

Ações Implementadas

Com o crescimento e divulgação da marca, muitas clientes começaram a perguntar sobre a compra das joias em atacado. Com essa demanda, nasceu a ideia de criar um programa de revendedoras.

Foi criada uma Landing Page para inscrição de pessoas interessadas em entrar no programa de revenda, e, junto com ela, Fluxos de Automação para nutrir as revendedoras com informações sobre o programa, sobre os produtos e dicas de como vender melhor cada tipo de acessório.

Landing Page de revendedoras da Francisca Joias - Case RD Station

A Landing Page, bem fundo de funil, gerou mais de 15.000 Leads.

Print das estatísticas de conversão da Landing Page Revendedora da Francisca Joias - case RD Station

A Francisca também fez uma campanha para a Black Friday, que acontece todo fim do mês de Novembro.
Assim, clientes podem se cadastrar nas Landing Pages para receber, de antemão, as ofertas que estarão disponíveis no dia da Black Friday. Na própria Landing Page é possível escolher o tipo de acessório sobre o qual se quer receber ofertas, que ativa um Fluxo de Automação diferente com ofertas sobre o acessório escolhido. A taxa de conversão dessa Landing Page, no momento, é de 65%.

Print das estatísticas de conversão da Landing Page Black Friday da Francisca Joias - case RD Station

Como a Black Friday acontece em todo o país, com preços bem mais baixos, todos os sites e lojas lotam de pessoas buscando comprar e pagar menos. É difícil se decidir em meio a tantas ofertas e muitos itens acabam rápido, pela alta demanda.

Por isso, ter acesso às promoções de antemão permite que as clientes escolham com calma os produtos que desejam e, no dia da Black Friday, entrem no site apenas para realizar a compra.

Resultados

Não faltaram ideias para Landing Pages, materiais para o Blog, Newsletters e, principalmente, índices de metas para serem batidas. A combinação de tudo contribuiu para as métricas de crescimento, que foram um divisor de águas para a empresa.

O tráfego do site passou a ter um aumento constante de 30% a cada mês, enquanto o número de Leads teve um índice de crescimento de mais de 1000% num período de apenas 12 meses. O gasto com campanhas patrocinadas nas mídias sociais caiu consideravelmente.

Com isso, era de se esperar que também houvesse um aumento significativo nas vendas, o que realmente aconteceu: hoje, 42% do faturamento mensal da Francisca Joias é proveniente do trabalho com o RD Station.

João Batista, diretor de Marketing da Francisca Joias - Case RD Station

João Batista

Diretor de Marketing

“Não existe receita de bolo. Sabemos que devemos sempre desenvolver estratégias para alcançar nossos objetivos e nos dedicar fortemente em manter a imagem da marca sempre fresca e antenada, e boa parte disso não poderia ser executado se não fosse o auxílio do RD Station.”
  • “A Sabrina trabalhou na roça, acreditou no sonho dela e hoje está fechando contrato com a VTEX e já assinou com a Agência Mestre. Além de case como cliente, é um case como história de vida.”

    Acabei de ler isso na troca de emails com meus colegas Rdoers… Fiquei bastante feliz e inspirado e por isso gostaria de compartilhar algumas coisas que estão se passando na minha mente.

    Seu case e o pouco que sei da sua história me enchem de muita esperança e confiança no trabalho de educação de nossos clientes, mesmo com os desafios que enfrentamos com clientes que possuem uma maturidade digital menor e acabam não enxergando de pronto o valor que o marketing digital pode gerar em suas vidas profissionais e pessoais.

    Outro recorte de email trocado internamente de uma colega mais experiente:

    “Quem está aqui há mais tempo vai lembrar que ela também com dificuldades para pagar o RD Station e o Evandro evitou que ela cancelasse algumas vezes, por causa da desorganização financeira do negócio que estava começando! Por que passaram nos bastidores, da desorganização financeira que quase os levou a romper o contrato com a Resultados Digitais e abandonar o marketing digital. ”

    Olha só hein, por um “triz”, essa história não estaria sendo agora contada…

    Chegar nesse patamar, me dá energia para continuar mostrando para os nossos clientes – principalmente os de ecommerce que ainda não no começo ou em dificuldade – de que o esforço recompensa.

    Sabrina e João, gratidão por compartilharem o case e por terem gerado valor para mim ao ter dado a dica da estratégia da BlackFriday! Já vou sugerir aos clientes de que cuido na próxima newsletter ! ;)

    Gratidão por terem provado que marketing de conteúdo – dentro do escopo do inbound marketing – também funciona para ecommerce.

    Afinal de contas (e guardadas as peculiaridades), nesse segmento também estamos lidando com pessoas que manifestam problemas e anseios que também são endereçados via conteúdo, certo?

    Parabéns pelos ebooks http://www.franciscajoias.com.br/landing-pages-gratis e pelo blog de conteúdo realmente educativo http://www.sabrinanunes.com/ .

    Espero ter a honra de conhecê-los em pessoa e saber mais da trajetória de esforço – levada com alto astral ao mesmo tempo – quando estiver pelo Rio de Janeiro :)

    Por último, deixo entre aspas o que um colega lembra ter escutado da Sabrina durante o RD Summit 2015 que capturei aqui também nas conversas internas:

    “Comentei com o Eric após a palestra que fez, que sou fã dele, que ele ajudou a mudar a minha história. Ele agradeceu pelas palavras, mas ele não faz ideia do que ele fez. Lembra no Summit de 2014 que na palestra ele falou de crescer 30 vezes fazendo 10% ao mês por 3 anos? Então, estou no meu décimo primeiro mês. ”

    Gratidão,

    Mathias Luz
    Customer Success RD

  • Pingback: Francisca Joias no RD On The Road 2016 | Francisca Joias()

  • Renato

    Bom dia, gostaria de fazer um vídeo deste tipo para minha empresa. Vocês poderiam me passar o contato da produtora? Obrigado e parabéns, ficou muito bom.

    • Ana Sofia Fabre

      Bom dia Renato, muito obrigada!

      A produtora é Santa Filmes, aqui de Florianópolis. O contato é cristiano@santafilmes.com

      Abraço!