Conheça a nova metodologia de vendas conectada ao RD Station CRM

Conheça a metodologia para gestão de vendas, que te apoie desde a criação de um processo comercial, ao alcance da máxima produtividade do time e como ela te ajuda a usar o RD Station CRM de forma mais estratégica. Conheça o PEACE.

A metodologia PEACE, criada pela RD Station, é totalmente voltada para gestão de vendas, e chegou para te guiar na difícil missão de criar um processo comercial e garantir a melhor eficiência e produtividade de um time comercial. 

Mas, como neste blogpost nós sempre falamos de produto, vou te mostrar como ela se conecta ao uso da sua ferramenta de vendas, o RD Station CRM.  

PROCESSO: é o pilar inicial da metodologia, onde mapeamos toda a jornada de um cliente, com o time de vendas e as atividades de cada profissional do nosso time. 

Dentro do RD Station CRM, você começa com a configuração de 5 principais funcionalidades:  

  1. Funil de vendas e múltiplos funis: personalizando o nome das etapas do funil e adicionando mais de um funil, se for necessário, de acordo com o seu processo comercial.
  2. Campos personalizados: Criando estes campos, você adiciona informações que os vendedores podem preencher para ter de forma fácil os dados dos contatos e oportunidades.
  3. Equipes: Convide as pessoas do seu time para ter acesso a ferramenta de CRM. Configure as permissões de visibilidade entre Administrador e Usuário. E se quiser, também pode organizar as pessoas em equipes para ter informações separadas nos relatórios. 
  4. Integrações: Se você já tiver um ERP ou uma ferramenta para geração de leads e oportunidades, pode configurar a integração via API ou contar com diversas integrações já disponíveis em nossa plataforma. E claro, esse é o momento de integrar o RD Station CRM à sua conta do RD Station Marketing. 

EMPODERAMENTO: o segundo pilar onde o processo comercial precisa sair do papel e ir para o dia a dia da equipe comercial. É o momento de inserir o processo e as ferramentas na rotina do time, garantindo um time engajado.

Nesta etapa, como gestão de vendas, você deve acompanhar se o seu time está aproveitando os benefícios de uma ferramenta de vendas e usando algumas funcionalidades como:

  1. Tarefas: agendando as tarefas para cada oportunidade, a pessoa de vendas receberá um lembrete das tarefas para aquele dia. Assim, nunca perde um follow-up ou se esquece de mandar uma proposta. E se quiser ficar de olho nas suas tarefas mesmo sem estar com o CRM aberto, você pode instalar a extensão de produtividade.
  2. Anotações: como o nome já diz, este é o melhor lugar para anotar tudo que foi conversado em uma reunião ou ligação com a sua oportunidade. Abandonando de vez o caderninho ou o post-it. Criando as anotações dentro do CRM, você encontra a informação de forma muito mais fácil, organizada e compartilhável com outras pessoas. 
  3. Marcar oportunidade como venda ou perda: durante o processo comercial, existem as oportunidades que são vendas e aquelas que por algum motivo não viraram uma venda. Esse registro é fundamental para análise de relatórios e até mesmo para filtrar as oportunidades que devem ser priorizadas – para tirar do caminho aquelas que não teriam muito sucesso e só fariam o time de vendas perder tempo. 
  4. Metas: você pode configurar metas da sua empresa, para a equipe, por pessoa de vendas. Assim, têm previsibilidade de quanto está próximo de atingir os objetivos financeiros da equipe de vendas.

E o mais importante: garantir que os profissionais de vendas estejam usando a ferramenta todos os dias

ABORDAGEM: o terceiro pilar onde desenhamos a forma mais eficiente e produtiva de comunicação e negociação com a oportunidade,  além de aprimorar o discurso de vendas. Aqui, você identifica qual é o melhor canal para se comunicar com o seu contato, talvez a pessoa goste de conversar por telefone, ou prefira uma mensagem por WhatsApp. Por isso, dentro do RD Station CRM, você pode utilizar três canais: 

  1. WhatStation: é a extensão para você gerenciar suas oportunidades e fechar vendas, sem sair do Whatsapp Web.  
  2. Telefone Virtual: a solução nativa do CRM para você fazer ligações com apenas um clique e ter gravada toda a conversa no histórico da oportunidade. 
  3. Envio de Email: como o nome já diz, você envia emails para a oportunidade e recebe uma notificação de leitura, para saber se sua oportunidade já recebeu ou abriu o seu email.  

E quando falamos de discurso de vendas, a melhor forma de saber tudo sobre a sua oportunidade antes mesmo de falar com ela, é conferindo o seu histórico 

  1. Histórico da oportunidade: as ações realizadas em uma oportunidade são registradas no histórico e são uma ótima fonte de informações para ideias de discurso durante o processo de vendas. Além disso, o histórico é importante tanto para a gestão – que precisa entender o que está acontecendo durante o processo de vendas – quanto para profissionais de vendas – que precisam consultar de maneira rápida suas anotações realizadas, atividades e e-mails enviados.

 

CONVERSÃO: o quarto pilar da metodologia é focado em usar o tempo de gestão para direcionar o time e priorizar os esforços para termos o maior impacto possível nos resultados. Aqui, os relatórios do RD Station CRM são seus melhores amigos, mas também é importante que o time de vendas esteja preenchendo as informações corretamente e principalmente marcando as oportunidades como perda ou venda para que os dados te ajudem a trazer respostas. 

  1. Multivendas: a funcionalidade que facilita a venda de Produtos/Serviços, mais de uma vez, para um mesmo cliente. Sendo lembrado de entrar em contato novamente com a oportunidade para oferecer um novo produto ou uma venda recorrente.
  2. Relatório de conversões: Este relatório exibe o total de oportunidades fechadas (vendidas e perdidas) no período, separadas por etapa do funil. Sendo possível acompanhar o ciclo de vendas da empresa. 

EVOLUÇÃO: o último  pilar é destinado a analisar resultados utilizando os aprendizados para evoluir e escalar as vendas. E para isso, você conta com diversos relatórios e métricas que pode acompanhar direto do RD Station CRM, como por exemplo: 

  1. Relatório de oportunidades por origem: permite identificar as fontes e campanhas que originaram mais oportunidades. Assim, vendas em conjunto com marketing podem descobrir quais ações geram mais oportunidades e focar naquelas que melhor convertem.
  2. Relatório de dashboard: um relatório interativo que permite analisar o desempenho na criação, venda e perda de oportunidades. Nele, você tem os detalhes das oportunidades e consegue entender onde estão os principais gargalos de processo.
  3. Relatório de Painel e Pipeline: Exibe o número de oportunidades criadas, vendidas e perdidas no período, por vendedor ou equipe. Permite analisar se um vendedor ou equipe está gerando oportunidades suficientes para atingir as metas e acompanhar o seu desempenho, vendas e perdas.
  4. CRM Live: é uma relatório atualizado em tempo real. Nele, você acompanha tanto o resumo das oportunidades já finalizadas no período, quanto das oportunidades que ainda estão em andamento no funil de vendas, alternando automaticamente entre as duas telas

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Para encontrar mais informações sobre as funcionalidades acesse a Central de Ajuda.

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