Conheça a nova metodologia de vendas conectada ao RD Station CRM

Conheça a metodologia para gestão de vendas, que te apoie desde a criação de um processo comercial, ao alcance da máxima produtividade do time e como ela te ajuda a usar o RD Station CRM de forma mais estratégica. Conheça o PEACE.

A metodologia PEACE, criada pela RD Station, é totalmente voltada para gestão de vendas, e chegou para te guiar na difícil missão de criar um processo comercial e garantir a melhor eficiência e produtividade de um time comercial. 

Mas, como neste blogpost nós sempre falamos de produto, vou te mostrar como ela se conecta ao uso da sua ferramenta de vendas, o RD Station CRM.  

PROCESSO: é o pilar inicial da metodologia, onde mapeamos toda a jornada de um cliente, com o time de vendas e as atividades de cada profissional do nosso time. 

Dentro do RD Station CRM, você começa com a configuração de 5 principais funcionalidades:  

  1. Funil de vendas e múltiplos funis: personalizando o nome das etapas do funil e adicionando mais de um funil, se for necessário, de acordo com o seu processo comercial.
  2. Campos personalizados: Criando estes campos, você adiciona informações que os vendedores podem preencher para ter de forma fácil os dados dos contatos e oportunidades.
  3. Equipes: Convide as pessoas do seu time para ter acesso a ferramenta de CRM. Configure as permissões de visibilidade entre Administrador e Usuário. E se quiser, também pode organizar as pessoas em equipes para ter informações separadas nos relatórios. 
  4. Integrações: Se você já tiver um ERP ou uma ferramenta para geração de leads e oportunidades, pode configurar a integração via API ou contar com diversas integrações já disponíveis em nossa plataforma. E claro, esse é o momento de integrar o RD Station CRM à sua conta do RD Station Marketing. 

EMPODERAMENTO: o segundo pilar onde o processo comercial precisa sair do papel e ir para o dia a dia da equipe comercial. É o momento de inserir o processo e as ferramentas na rotina do time, garantindo um time engajado.

Nesta etapa, como gestão de vendas, você deve acompanhar se o seu time está aproveitando os benefícios de uma ferramenta de vendas e usando algumas funcionalidades como:

  1. Tarefas: agendando as tarefas para cada oportunidade, a pessoa de vendas receberá um lembrete das tarefas para aquele dia. Assim, nunca perde um follow-up ou se esquece de mandar uma proposta. E se quiser ficar de olho nas suas tarefas mesmo sem estar com o CRM aberto, você pode instalar a extensão de produtividade.
  2. Anotações: como o nome já diz, este é o melhor lugar para anotar tudo que foi conversado em uma reunião ou ligação com a sua oportunidade. Abandonando de vez o caderninho ou o post-it. Criando as anotações dentro do CRM, você encontra a informação de forma muito mais fácil, organizada e compartilhável com outras pessoas. 
  3. Marcar oportunidade como venda ou perda: durante o processo comercial, existem as oportunidades que são vendas e aquelas que por algum motivo não viraram uma venda. Esse registro é fundamental para análise de relatórios e até mesmo para filtrar as oportunidades que devem ser priorizadas – para tirar do caminho aquelas que não teriam muito sucesso e só fariam o time de vendas perder tempo. 
  4. Metas: você pode configurar metas da sua empresa, para a equipe, por pessoa de vendas. Assim, têm previsibilidade de quanto está próximo de atingir os objetivos financeiros da equipe de vendas.

E o mais importante: garantir que os profissionais de vendas estejam usando a ferramenta todos os dias

ABORDAGEM: o terceiro pilar onde desenhamos a forma mais eficiente e produtiva de comunicação e negociação com a oportunidade,  além de aprimorar o discurso de vendas. Aqui, você identifica qual é o melhor canal para se comunicar com o seu contato, talvez a pessoa goste de conversar por telefone, ou prefira uma mensagem por WhatsApp. Por isso, dentro do RD Station CRM, você pode utilizar três canais: 

  1. WhatStation: é a extensão para você gerenciar suas oportunidades e fechar vendas, sem sair do Whatsapp Web.  
  2. Telefone Virtual: a solução nativa do CRM para você fazer ligações com apenas um clique e ter gravada toda a conversa no histórico da oportunidade. 
  3. Envio de Email: como o nome já diz, você envia emails para a oportunidade e recebe uma notificação de leitura, para saber se sua oportunidade já recebeu ou abriu o seu email.  

E quando falamos de discurso de vendas, a melhor forma de saber tudo sobre a sua oportunidade antes mesmo de falar com ela, é conferindo o seu histórico 

  1. Histórico da oportunidade: as ações realizadas em uma oportunidade são registradas no histórico e são uma ótima fonte de informações para ideias de discurso durante o processo de vendas. Além disso, o histórico é importante tanto para a gestão – que precisa entender o que está acontecendo durante o processo de vendas – quanto para profissionais de vendas – que precisam consultar de maneira rápida suas anotações realizadas, atividades e e-mails enviados.

 

CONVERSÃO: o quarto pilar da metodologia é focado em usar o tempo de gestão para direcionar o time e priorizar os esforços para termos o maior impacto possível nos resultados. Aqui, os relatórios do RD Station CRM são seus melhores amigos, mas também é importante que o time de vendas esteja preenchendo as informações corretamente e principalmente marcando as oportunidades como perda ou venda para que os dados te ajudem a trazer respostas. 

  1. Multivendas: a funcionalidade que facilita a venda de Produtos/Serviços, mais de uma vez, para um mesmo cliente. Sendo lembrado de entrar em contato novamente com a oportunidade para oferecer um novo produto ou uma venda recorrente.
  2. Relatório de conversões: Este relatório exibe o total de oportunidades fechadas (vendidas e perdidas) no período, separadas por etapa do funil. Sendo possível acompanhar o ciclo de vendas da empresa. 

EVOLUÇÃO: o último  pilar é destinado a analisar resultados utilizando os aprendizados para evoluir e escalar as vendas. E para isso, você conta com diversos relatórios e métricas que pode acompanhar direto do RD Station CRM, como por exemplo: 

  1. Relatório de oportunidades por origem: permite identificar as fontes e campanhas que originaram mais oportunidades. Assim, vendas em conjunto com marketing podem descobrir quais ações geram mais oportunidades e focar naquelas que melhor convertem.
  2. Relatório de dashboard: um relatório interativo que permite analisar o desempenho na criação, venda e perda de oportunidades. Nele, você tem os detalhes das oportunidades e consegue entender onde estão os principais gargalos de processo.
  3. Relatório de Painel e Pipeline: Exibe o número de oportunidades criadas, vendidas e perdidas no período, por vendedor ou equipe. Permite analisar se um vendedor ou equipe está gerando oportunidades suficientes para atingir as metas e acompanhar o seu desempenho, vendas e perdas.
  4. CRM Live: é uma relatório atualizado em tempo real. Nele, você acompanha tanto o resumo das oportunidades já finalizadas no período, quanto das oportunidades que ainda estão em andamento no funil de vendas, alternando automaticamente entre as duas telas

???? Se você quer aprender sobre a metodologia de vendas PEACE e como aplicar com o seu time no CRM, acesse nosso curso totalmente gratuito. São mais de 44 aulas com especialistas e emissão de certificado! Comece agora:

Para encontrar mais informações sobre as funcionalidades acesse a Central de Ajuda.

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.