Como seu negócio pode aproveitar os diferentes tipos de email marketing

Há diferentes tipos de email para cumprir diferentes objetivos de negócio. Nesse post vamos falar um pouco mais sobre cada um desses tipos de email e também aprender a criar esse tipo de campanha no RD Station.

No blog da Resultados Digitais já falamos sobre quatro tipos diferentes de campanhas de Email Marketing.

O email é uma arma poderosa, que tem taxas de cliques de 10x a 50x maiores que as mídias sociais, por exemplo. Por isso podem e devem ser bem aproveitadas.

Newsletters

A Newsletter é um dos formatos de Email Marketing mais comuns. Geralmente é composta por indicações de artigos e novidades da empresa e é uma ótima maneira de fomentar o relacionamento de uma forma “leve”. Reforça a marca e também impulsiona leitores para outros canais da empresa, como o Facebook e Twitter.

Por não ser focado em uma oferta específica, o conteúdo do email pode ter uma abrangência maior de interesses. É possível, por exemplo, promover um produto ou outra oferta mais atrativa para aqueles que estão em um momento avançado de compra e mesmo assim ser relevante para os que ainda estão apenas conhecendo a empresa e veem valor nos artigos e dicas. Por esse motivo, recomendamos que seja enviado para toda a base.

Se sua empresa já escreve um blog e produz conteúdo com frequência, a Newsletter funciona como excelente forma de alavancar o alcance do conteúdo, além de ser produzida com bastante facilidade.

Recomendamos que uma Newsletter seja enviada uma vez ao mês. Por ter um tema mais abrangente, corremos o riscos de sermos intrusivos ao mandar esse email com frequência muito maior.

No RD Station

Para enviar um email deste tipo no RD Station, use a funcionalidade de Email Marketing.
Crie uma nova campanha e, na primeira tela, escolha “Enviar para toda a base de Leads”. Caso prefira segmentar o conteúdo, basta criar um filtro.

Na tela de escolha de modelos, sugerimos o template “Lista de Notícias” que é o que melhor se encaixa nas características deste email.

Para selecioná-lo é só escolher o último template na tela de seleção de modelo do Email.

Em seguida você pode fazer a edição do conteúdo. Falaremos sobre a customização do HTML ao final do post.

Por fim, não se esqueça de testar o envio do email. Estando tudo certo é só agendar o envio.

Usando a campanha enviada como template para a próxima

Um funcionalidade interessante do RD Station é a duplicação de campanhas. Ela permite que você use qualquer campanha enviada como ponto de partida para uma nova.

Para fazer isso aperte o botão de duplicação na listagem de campanhas e o RD Station vai copiar todas as customizações que você fez para uma nova campanha.

Só o que resta agora é modificar os textos e imagens dos artigos recomendados, já que é mantido todo o resto do template como a estrutura e o cabeçalho. Isso poupa alguns esforços e agiliza uma tarefa que poderia ser dispendiosa.

Emails Promocionais

Emails promocionais são focados em uma única ação que a empresa deseja que os usuários façam. Pode ser baixar um novo eBook, assistir a um vídeo, conhecer um novo produto ou mesmo realizar compras (como a maioria dos emails enviados por sites de e-commerce). Como têm foco único na conversão, sem as diversas opções e distrações que uma Newsletter oferece, tendem a ser muito mais efetivos .

No entanto, esse tipo de email só funciona bem quando a pessoa que o recebe de certa forma já “espera” por ele. Nesse caso, a segmentação da lista em diferentes momentos de compra e interesses é essencial para obter bons resultados e não depreciar a base. Você pode por exemplo, enviar um material diferente para pessoas que tem poucas conversões, ou então oferecer algo mais direto a quem já consumiu vários materiais seus.

A frequêcia de envio aqui pode variar bastante. Dado que estamos segmentando bem a base e entregando conteúdo de valor para as pessoas, elas não vão se sentir invadidas ao receberem mais emails. No entanto, recomendamos que você fique sempre de olho nas estatísticas de abertura, clique, e descadastramento dos emails para dimensionar bem a qualidade e frequência de envio.

No RD Station

Os emails promocionais também podem ser facilmente enviados pelo RD Station.

Ao criar uma nova campanha, use o filtro para segmentar o envio. Para entender melhor porque e como fazer isso, leia o nosso post Segmentando o envio de emails usando as tags do RD Station.

Na tela de escolha de modelos, o primeiro template, chamado “Email Promocional” é, obviamente, o melhor candidato.

Siga os passos, teste o envio do email, e se estiver tudo certo agende o envio.

Transacionais

Emails transacionais são aqueles que indicam a confirmação de uma compra, agradecimento, envio de um material gratuito ou cupom.

São importantes para suprir a expectativa de quem realizou a ação e por serem arquivados na caixa de entrada do usuário, ficando disponíveis para consultas posteriores. Por isso, é importante enviá-los quando o usuário preencher seus dados em uma Landing Page e não só redirecionar  para uma página final (como as Thank-You Pages).

Além disso, podem indicar o caminho para outros objetivos: seguir nas mídias sociais, fazer um review, lembrar do pagamento, oferecer um cupom, etc.

No RD Station

Os emails transacionais do RD Station são enviados em resposta a um preenchimento de formulário. Gerenciamos isso em cada Landing Page.
Na aba de configurações de uma Landing Page existe a opção “Email de Agradecimento”. Ative essa opção e preencha os campos com a mensagem que desejar.

Não se esqueça de usar um email válido como remetente da mensagem. Você não quer perder a oportunidade de contato caso um Lead responda ao email.

Sugerimos também, no caso de uma Landing Page de conversão indireta, mandar o link para o material mesmo que o redirecionamento já esteja ativo. Como dissemos antes, isso facilita o acesso futuro do Lead ao material.

Nutrição

A nutrição de Leads não é exatamente um tipo específico de email e sim um processo automatizado que envolve os outros diferentes tipos de email (principalmente os promocionais).

Esse processo é uma forma de qualificar e preparar um Lead e direcioná-lo para um produto ou serviço através de passos intermediários.

Um exemplo é o envio sequencial de novos materiais educativos para um Lead e, na medida em que ele vai se mostrando cada vez mais interessado no tema do negócio, começa a receber também informações e ofertas sobre os produtos ou serviços da empresa.

Se bem feito, o processo tende a ser muito efetivo nos resultados em vendas, mas é preciso haver um volume razoável de Leads para valer o investimento inicial e fazer testes com precisão.

A nutrição automática ainda não está dispnível no RD Station, mas podemos antecipar que logo logo teremos algo a anúnciar nessa área ;) .

Mensurando no RD Station

Toda campanha de Email Marketing enviada pelo RD Station coleta automaticamente informações estatísticas.

É um grande alerta ter taxas de clique e abertura abaixo de, respecativamente , 3,5% e 20%. Claro que é preciso analisar caso a caso e entender o tipo de email enviado, mas esse é um indicador de que algo não está funcionando muito bem. Espera-se, por exemplo, que uma campanha segmentada, como um email promocional de materiais educativos tenha taxas de abertura e clique maiores, enquanto um email mais geral como uma Newsletter não costuma ter taxas tão expressivas assim.

Ao clicar no ícone de estatísticas de uma campanha podemos ver informações mais detalhadas sobre ela, como quantas pessoas se descadastraram e quantas marcaram sua mensagem como SPAM. É bom manter o olho também sobre essas métricas.

Altas taxas de descadastramento (maiores do que 0,1%) devem ligar um forte alerta.

Customizando o HTML do Email

Hoje oferecemos 4 templates que são ótimos pontos de partida para a criação da mensagem. A partir deles é fácil construir mensagens de acordo com o tema da sua empresa e o editor permite facilmente mudar a formatação de textos e diagramação.

É possível também acrescentar imagens e arquivos enviando-os do seu computador. Para isso, aperte o ícone de Inserir arquivo que fica na parte superior a direita:

Essa funcionalidade possui uma camada de inteligência. Ao enviar qualquer item, ela primeiro detecta o tipo de arquivo.

Se for uma imagem, ela é inserida diretamente no corpo do email. Caso seja o formato seja outro (um pdf, por exemplo), inserimos um link para visualizar o arquivo, permitindo que você use isto para indicar algo aos Leads.

Você pode também inserir uma imagem que já esteja hospedada em algum outro lugar. Para isso use o ícone de imagens, logo ao lado do que apresentamos antes:

Ao usar esse recurso, evite usar serviços de hospedagem gratuita. É preciso ter certeza que o servidor vai aguentar o tráfego que virá com o disparo.

Usando seu próprio template

Se você já tem um template de email na sua empresa que utilizava em outras ferramentas,  é possível usar também nas suas campanhas do RD Station.

O editor oferece total liberdade para customizar o código HTML da mensagem a ser enviada e trocar completamente o modelo do email. Para fazer isso, ao criar uma campanha nova, escolha qualquer um dos templates e ao chegar na parte de edição aperte o botão que diz “HTML”. Uma janela vai abrir mostrando o conteúdo atual do email. Copie o HTML do seu template e cole nessa janela substituindo o conteúdo.

Fique atento ao fato de que esse HTML ainda será incluído dentro de um recipiente HTML. Isso significa na prática que será preciso testar bastante. Envie para si próprio, sócios e amigos que utilizem diferentes serviços de email. Isso ajuda a garantir que não haverá grandes quebras no template.

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