Como inserir emojis no assunto do email? ✉️

Você pode até dizer que não gosta, mas não pode negar que os emojis tomaram conta da internet. Veja como utilizá-los para melhorar seu Email Marketing!

Pode ser nas mensagens que você troca no WhatsApp, na última postagem que viu no Twitter, nos comentários do seu Facebook e… até no assunto do último email que recebeu do RD Station. Lembra dele? Os emojis estão por toda parte!

Os emojis foram uma das tendências de emails em 2015, segundo a Salesforce. E, desde então, você já deve ter percebido que eles continuam a ser muito usados em qualquer ambiente virtual, inclusive no Email.

Quando falamos de Email Marketing, um ponto crucial que merece atenção são as linhas de assunto. Apenas uma única linha de texto simples é capaz de resumir e motivar as pessoas a abrir seu email.

Mas afinal, incluir um emoji na linha de assunto ajuda ou atrapalha sua campanha de email? Eles fazem seu email se destacar entre os outros que disputam a atenção? Ou eles apenas irritam seus assinantes?

O ideal é sempre testar diferentes assuntos de email para descobrir o que seus Leads e clientes preferem. No entanto, o fato é que eles chamam a atenção de quem está lendo e, se utilizados de forma correta, podem ser uma ótima forma de explicar, em poucos caracteres, do que o email se trata.

A forma correta nada mais é do que fazer com que seus emojis façam sentido para quem está lendo, transmitindo por si só a mensagem que você quer passar. Se você for uma agência de turismo, por exemplo, ofertando promoções de passagens, pode usar os emojis desse jeito:

[Promoção] ✈️ Passagens para o Caribe em 2022

Entendi. E agora, como eu insiro emojis no assunto do email?

Inserir emojis no título (ou no corpo!) do seu email é, na verdade, bem simples. Basta que você acesse o site Get Emoji, escolha o emoji que preferir, copie e cole onde quiser. Dessa forma:

como inserir emojis no email

A forma como o emoji se parece difere em cada sistema operacional; assim, iOS e Android, por exemplo, possuem emojis diferentes, que também diferem da versão nativa. As diferenças você pode ver nesta lista completa. Por isso, não se preocupe se o emoji que você escolheu aparecer diferente num outro computador: o que importa é a mensagem que ele passa.

Usar emojis geralmente aumenta as taxas de abertura do email

Um dos estudos mais abrangentes sobre o efeito dos emojis nas linhas de assunto vem do relatório Return Path. Observando o efeito dos emojis mais populares nas taxas de abertura de vários email enviados em feriados, eles descobriram que adicionar um emoji geralmente traz uma melhoria na taxa de abertura.

Veja o ano novo, por exemplo.

A taxa de abertura média geral para uma campanha promocional de Ano Novo é de 18%. Mas as linhas de assunto que incluíam a garrafa de champanhe (????) ou a bola de confete (????) tiveram uma taxa de abertura média de 22%.

As linhas de assunto que incluíam ????, ???? ou ???? também tiveram uma taxa de abertura entre 19% e 21%.

No entanto, as linhas de assunto do email de Ano Novo que incluíam o tilintar de copos (????) tiveram uma taxa média de abertura de apenas 9%.

Existem resultados semelhantes para o Dia das Mães. As linhas de assunto incluindo esmalte de unha (????) alcançaram uma taxa de abertura média de 24%, enquanto aquelas com o emoji da mulher (????????) viram apenas uma taxa de abertura de 7%. Isso é comparado a uma média geral de 20%.

Além do estudo da Return Path, a Experian relatou que pouco mais da metade das marcas (56%) que usaram um emoji em sua linha de assunto obtiveram taxas de abertura mais altas. Isso significa que para 44% das marcas, a inclusão de um emoji não resultou em nenhuma diferença ou na diminuição das taxas de abertura.

Melhores práticas recomendadas para usar emojis em linhas de assunto

1. Menos é mais

Assim como você não deve escrever sua linha de assunto em maiúsculas ou incluir pontuação excessiva, você também não deve incluir muitos emojis. Incluir muitos só fará com que seu e-mail pareça spam. Não há razão para ter dois rostos sorridentes quando um único faz o trabalho.

2. Mantenha o assunto relevante

Existem mais de três mil emojis diferentes disponíveis para você escolher. Portanto, não há desculpa para continuar usando o mesmo rosto sorridente em todas as campanhas.

Lembra das estatísticas do Dia das Mães de cima?

O verniz de unha muito mais relevante (????) alcançou uma taxa de abertura de 24%, enquanto que a mulher muito menos relevante (????????) viu apenas uma taxa de abertura de 7%. Usar um emoji irrelevante ou mesmo um que simplesmente não ressoa com o seu público vai prejudicar suas taxas de envolvimento.

3. Pense na sua audiência

Se os emojis ajudam ou prejudicam seu email marketing depende muito de quem está abrindo seu email. Você provavelmente já tem uma ideia de como seu público responderá aos emojis, mas diferenças importantes a serem consideradas incluem: público mais jovem x mais maduro, B2B x B2C, homens x mulheres.

Quando bem usados, os emojis podem fornecer mais informações sobre o email de forma mais concisa e, ao mesmo tempo, chamar a atenção das pessoas.

No entanto, quando abusados ​​para simplesmente chamar a atenção e serem clicados, é provável que eles acabem prejudicando seu marketing por email.

E como com tudo em Marketing Digital, aborde qualquer mudança em como escrever suas linhas de assunto metodicamente e execute testes A / B para que você tenha uma ideia clara se os resultados estão melhorando ou não.

Se você usar emojis nas suas próximas campanhas, conte para a gente os resultados que obteve. Aproveite e faça um teste gratuito no RD Station Marketing para criar e gerenciar suas campanhas de Email Marketing em um só lugar, é só preencher o formulário abaixo!

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.