Como criar sequências de Email Marketing fáceis, automáticas e personalizadas

Estreite laços com clientes e futuros clientes de forma automatizada e dentro da realidade da sua empresa

Precisamos nos relacionar com os clientes (atuais e futuros) mas também não queremos ser apenas mais um Email Marketing na caixa de entrada.
Você já se deparou com esse dilema quando pensou em começar a criar Email Marketing na sua empresa?

Se sim mas decidiu por caprichar na criação de conteúdo, provavelmente olhou para a agenda do time e desejou que esse relacionamento fosse o mais automatizado possível rsrs Mas sem perder a temporalidade, o contato próximo e principalmente a relevância….
Ah, seria perfeito! Na verdade, pode ser.

O segredo está em conhecer a sua base de contatos que vem coletando ao longo do tempo e usar as informações de forma otimizada para gerar a melhor experiência usando Automação de Marketing. Tanto para você quanto para seus Leads!

Seja você iniciante neste assunto ou até mesmo já experimentou o envio de Email Marketing em nome da sua marca e não obteve o resultado esperado, queremos mostrar como você pode ir além, sem precisar desejar que o dia tenha 48h para dar conta de tudo. ????

Vem conferir como fazemos aqui na RD Station e acerte de uma vez por todas como automatizar o tão sonhado planejamento de relacionamento de longo prazo (não tem mistério, confia), que resultará em uma nutrição de Leads assertiva e consequentemente mais vendas pelo canal digital.

Como automatizar o relacionamento sem deixar de personalizá-lo? 

Acontece que muitas PMEs acreditam que automatizar processos e relacionamento é algo complexo e que pode exigir um profissional de tecnologia para operar uma ferramenta. Isso faz com que grande parte dessas pequenas e médias empresas tenham praticamente um único canal de comunicação: as redes sociais.
Ainda que sejamos fãs da interação dinâmica e super visual, sabemos que é com campanhas personalizadas via email marketing que 44% dos destinatários realizam ao menos uma compra por ano.

No RD Station Marketing, a Automação de Marketing usando Emails nada mais é do que o envio de emails (personalizáveis e com modelos pré-prontos para ajudar na criação) de maneira automática  e mediante o cadastro em um formulário do site, pop up, botão do WhatsApp ou landing page.

Por exemplo:

1) Cadastro: a pessoa se inscreve em um formulário para receber um cupom de desconto na 1ª compra no ecommerce;

2) Automação do email: o RD Station dispara automaticamente para essa pessoa (novo lead) o email com o cupom de desconto para ela usar no site.


Este é um exemplo simples e fácil de criar! Mas, nossa sugestão é que, além disso, alguns dias depois, um 2° email nessa automação fale um pouco sobre a essência da empresa e convide para seguir nas redes sociais. Trabalho completo e com as palavras que você já tem na ponta da língua ????

Crie agora uma Automação de Marketing

Para garantir que sua sequência de Emails seja uma via de mão dupla, um 3° disparo automático, 15 dias após o cadastro, estreitará laços com o novo consumidor, visando que esse relacionamento não seja de apenas uma ocasião. Neste prazo, provavelmente o produto/serviço já foi utilizado e uma pesquisa de satisfação simples demonstrará preocupação e respeito.


Notou que ter sempre respostas automáticas em seus principais pontos de captura de Leads é meio caminho andado? Então, enquanto você planeja o Email Marketing do mês, deixe que a automação receba bem os interessados em seu negócio

Ou seja, para que o seu email não seja apenas mais um na caixa de entrada das pessoas, não opte apenas por um disparador de emails. Trabalhe com eficiência e planeje sua comunicação em uma ferramenta que vá além de envio pontuais (já comunicou sua base sobre os horários do seu final de ano?). Ganhe escala – e timing – via automação de Emails personalizados.

Criar automação com Emails personalizados

Personalizar e escalar em nível mais avançado

Lembra que falamos sobre conhecer a sua base e usar as informações de forma otimizada?
Aqui na RD, incentivamos que os formulários de conversão possuam um campo personalizado e estamos constantemente trazendo novidades no produto para que mais e mais informações do lead possam melhorar essa relação.

Confira as novas condições de segmentação de Leads!

Então vamos imaginar que o novo Lead preencheu o pop up do site para ganhar desconto na 1° compra e respondeu, ali mesmo, que prefere estampas. O 4° email é perfeito para inserirmos a personalização via segmentação, fechando a interação automática (pois o Email Marketing fará o trabalho complementar todos os meses) e mirando na recompra e fidelização.


Na prática, o plano Pro do RD Station Marketing pode dividir o caminho a partir das respostas e assim sua comunicação terá grandes chances de gerar ainda mais valor ao leitor se apresentar looks estampados. Bacana, né!?

É o que sempre digo para os clientes que atendo, quando estamos fazendo gestão de Leads: quanto mais informações do Lead, melhor, pois é como uma amizade: não falta assunto e conexão

Mãos na massa!

Agora que você viu que ter uma estrutura automatizada e eficiente de relacionamento com os Leads não é um bicho de 7 cabeças e pode se adequar à realidade da sua empresa sem mistérios, queremos ajudar você com 2 dicas valiosas para que comece hoje a montar uma sequência de emails matadora:

1) As fórmulas de variáveis para Email Marketing vão além do *|NOME|*. No RD Station Marketing, qualquer campo com informação do Lead, inclusive os personalizados, podem e devem ser adicionados ao texto do email, para gerar gatilhos emocionais com o leitor. As variáveis mais utilizadas são Nome, Estado e alguma opção personalizada (no caso do exemplo, a preferência por estampas). Vale lembrar que variáveis performam muito bem no assunto de Email!

2) Esprema a automação até a última gota! Programe o reenvio para quem não abriu um email, depois de 2 dias e, com isso, aumente as taxas de abertura. Também reenvie o principal email dessa sequência para quem abriu e clicou, com uma abordagem de escassez, ou seja, engaje quem morreu na praia.

Então aproveite todas essas dicas, coloque a mão na massa com o RD Station Marketing e inicie já a sua estratégia para ganhar tempo com automações, oferecer uma experiência melhor para Leads e clientes melhorando os resultados de marketing e vendas da sua empresa!

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