Passo a passo para criar Landing Pages e melhorar seus resultados no Marketing Digital

Confira um passo a passo simples para a criar Landing Pages eficientes e veja ainda como testar grátis o RD Station Marketing

Toda estratégia de Marketing Digital tem alguns objetivos, como vender mais ou garantir a conversão em algum material rico, como eBook ou webinars. E, pra isso, criar Landing Pages é uma forma de garantir que os usuários façam a ação desejada.

Até porque, as Landing Pages são objetivas, tendo um único foco, que ajuda o usuário a ter clareza da oferta e fazer a tão desejada conversão. A seguir, você entende em detalhes o que esse tipo de página precisa ter e confere  também um passo a passo para criar suas Landing Pages com toda a facilidade do mundo usando o RD Station Marketing. Boa leitura!

O que é uma Landing Page?

Landing Page é um termo em inglês que, em tradução livre, significa página de captura, porque ela tem esse propósito de fato: capturar o interesse, e o email, do visitante, fazendo com que ele se inscreva na oferta da página.

Ou seja, uma Landing Page é diferente de um site tradicional, pois acaba tendo apenas uma oferta e chamada (call-to-action). Também costuma ser mais sucinta e, no geral, não tem outros links. Afinal, a gente não quer tirar o foco do nosso usuário, certo?

Nesse sentido, uma Landing Page acaba tendo inúmeras funções, como:

  • oferecer materiais ricos, tais quais eBooks, webinars e vídeos demonstrativos;
  • permitir que o visitante solicite orçamentos de seus serviços ou produtos;
  • reunir as informações essenciais sobre sua empresa e divulgar como link na bio do Twitter, Instagram e demais redes sociais;
  • trazer ofertas ou cupons de desconto para visitantes e clientes.

Resumindo, se você quer que o usuário — realmente — faça uma ação, vai precisar criar Landing Pages que complementam o site institucional e o blog da empresa.

Por que ela é essencial em sua estratégia?

Pense em seu objetivo maior do momento. Digamos que você tem uma empresa que presta serviços e, neste mês, sua estratégia esteja voltada para que os Leads solicitem um diagnóstico do seu serviço. Você pode até ter um botão em seu site para essa ação, mas tem ainda diversas outras informações, como contatos, valores, depoimentos, assinatura de newsletter… Na prática, o visitante poderia fazer várias ações, não necessariamente a desejada.

Ou seja, se a sua página de destino para ações de email, anúncios e CTAs de blog fosse o site institucional, não daria para garantir que o visitante fosse exatamente para o botão de orçamento, certo? Por isso, usar uma Landing Page criada para o orçamento é uma garantia extra de conversão.

Foi assim que a Escola Técnica Geração conseguiu mais conversões, sabia? “Criamos uma Landing Page de conversão para cada curso e passamos a direcionar todo o tráfego pago para essas páginas ao invés de utilizar as respectivas páginas em nosso site”, explica o responsável pelo Marketing da Escola.

As Landing Pages também são opções para vender produtos de um jeito mais direto e rápido, o que permitem que seu negócio tenha um crescimento ainda maior.

Portanto, criar Landing Pages é uma forma de garantir que seus objetivos sejam alcançados, sem fazer com que os usuários percam o foco.

Quais são os elementos essenciais em uma Landing Page?

Antes de partirmos para o passo a passo de criação de páginas de captura, você precisa entender quais elementos devem constar na Landing Page. Vamos a eles!

Título

É uma das partes mais essenciais da sua Landing Page, pois revela do que ela se trata, de forma bem resumida, é claro. Além do título principal, você pode até acrescentar palavras que complementem e tragam peso para a oferta. Quer um exemplo? Vamos lá:

Na nossa página na qual ofertamos diversas ferramentas para Marketing, além do título “Caixa de Ferramentas de Marketing Digital”, trazemos as palavras Kit Grátis, em peso menor, mas de grande importância para convencimento.

Subtítulo

Trata-se da frase que complementa o título e quase sempre deve focar os benefícios que a oferta traz ao dia a dia da persona. Ou apenas o benefício principal, até porque ela deve ser concisa. Quanto aos demais benefícios, dá para trazê-los ao longo do texto, como você vai ver.

Continuando com nosso exemplo, trazemos o número de ferramentas e os benefícios, no caso gerar mais resultado e produtividade.

Textos com a oferta

Esses textos aparecem, principalmente, depois da primeira dobra da Landing Page, conforme você desce o mouse para ler. Também devem ser sucintos e trazer pontos que chamem a atenção do leitor. Uma boa prática é fazer tópicos, como no nosso exemplo, além de seguir as recomendações de escrita para SEO — assim, sua Landing Page será encontrada organicamente.

Além de usarmos trechos em negrito, contamos com tópicos e parágrafos sucintos

Imagem

Para ilustrar sua Landing Page (afinal, não dá para enchê-la de texto e só!), você pode tanto optar por ilustrações ou imagens que façam referência à sua oferta e deixem o visual da página agradável.

Aqui, para a Caixa de Ferramentas de Marketing Digital, optamos por uma ilustração de caixa com elementos que remetem aos recursos digitais.

Formulário

Uma das partes mais essenciais ao criar Landing Pages, saiba? Afinal, é no formulário que você vai conseguir reunir as informações sobre seu Lead (contato) e seguir com ele no funil de vendas. Também deve estar adequado às regras da Lei Geral de Proteção de Dados.
Quer entender quais informações pedir para não cansar o usuário e fazê-lo desistir da oferta? Quase sempre, para materiais topo de funil (atração), peça menos informações. Para materiais fundo de funil, já vale pedir mais dados, ok? Além disso, tenha em mente que quanto melhor a oferta, mais dados você pode pedir.

Ao usar o RD Station Marketing, você tem a possibilidade de criar formulários inteligentes para suas páginas, como este que não mostra todos os campos de uma vez e ajuda a reter o usuário.

Botão de CTA

É por ele que a conversão acontece, então, para trazer bons resultados, o botão de CTA precisa ter uma cor que se destaque na página, ser bem sucinto e incentivar a ação. Para isso, é comum vermos verbos de ação e palavras que complementam, como “baixe grátis”, “inscreva-se grátis”, “acesso seu cupom”, entre outros.
Este botão pode (e deve!) aparecer em diversos momentos da página, para trazer mais oportunidades de o usuário fazer a conversão que tanto queremos. Inclusive, junto do formulário, é imprescindível.

Enquanto usamos branco e tons de lilás para a página, o botão da CTA se destaca em azul.

Como criar Landing Pages usando o RD Station Marketing?

Antes de começar a criar suas Landing Pages, é interessante definir o propósito delas. Em geral, você pode escolher 3 tipos no RD Station Marketing:

  • Páginas de conversão: o objetivo aqui é gerar Leads. Essas são as páginas nas quais você pode oferecer materiais ricos (webinar, eBooks, vídeos etc.), cupons, promoções, convites, solicitações de orçamento. Além da página de Caixa de Ferramentas que falamos, dá uma olhada na que oferece nosso evento de Planejamento de Marketing para 2022:
  • Páginas de vendas: cujo foco é facilitar a vida dos clientes para comprar seu produto. Nesta página, a CTA principal será o botão de compra. Veja um exemplo criado com o RD Station Marketing:
  • Páginas de agradecimento: o intuito desses endereços é redirecionar o lead à página do material da oferta, agradecendo seu interesse e incentivando-o a continuar navegando em seu site, por meio de conteúdos relacionados ao que foi ofertado e gerou a conversão. Por exemplo, caso você fizesse sua inscrição na página de Planejamento de Marketing 2022, você iria chegar nesta página aqui:

Todas essas páginas que mostramos foram feitas usando o RD Station Marketing, além delas, existem diversos modelos, como você vai ver a seguir.

Vamos à prática, então? ????

Se você já tem acesso ao RD Station Marketing, ótimo, agora é só seguir nosso passo a passo para criar Landing Pages. Se você não tem, este é o momento de iniciar seu teste grátis e já começar a usar a ferramenta de Automação de Marketing tudo-em-um. No próprio teste grátis, você já pode criar Landing Pages — sem falar em campanhas de emails e instalação de botão de WhatsApp nas suas páginas.

Passo 1: Escolha qual será sua Landing Page

Para esse primeiro passo na criação de Landing Pages, você precisa acessar o RD Station Marketing, depois clicar no menu “Converter” e na opção “Landing Pages”. Feito isso, escolha a opção “Criar Landing Page”.

Você verá as opções de Landing Pages “Todos”, “Recomendados”, “Geração de Leads”, “Agradecimento” e “Página de Vendas” e deve escolher o modelo que estiver alinhado ao seu objetivo, como mostramos no gif abaixo.

Ao definir o modelo, clique em “Selecionar” e já coloque o nome da sua página, como também mostramos no gif. É um nome mais para seu controle interno e que vai permitir que você saiba rapidamente como ela está performando ao verificar o dashboard da ferramenta, ok? A seguir, clique em “Criar Landing Page” e na sequência você começa a customizar a página.

Passo 2: Acrescente o texto da sua Landing Page

Agora, é o momento de colocar seu conteúdo, deixar a página com as cores de sua marca ou campanha e acrescentar a logomarca da empresa.

Começando pelos textos, tanto de títulos, subtítulos e corpo do texto, você deve clicar sobre o elemento e escolher a opção de editar. Depois de colocar o texto e deixar na formatação ideal, clique fora da caixa de texto para fechá-la, como mostramos no gif.

Quer uma dica extra? Você pode fazer o texto em um documento, como o Google Docs, e já revisar nele, usando as ferramentas de checagem ortográfica. Depois, você vai só copiando e colando para o RD Station Marketing. Isso ajuda a evitar erros de gramática.

Passo 3: Trabalhe o visual da página

Claro que, ao criar uma Landing Page, sua intenção é que ela seja personalizada, com elementos do seu negócio, certo? E isso é bem simples de fazer no RD Station Marketing: basta clicar na logomarca e fazer a mudança na parte de “Propriedades”. Lembre-se de seguir as recomendações de pixel e colocar a “Descrição da Imagem”, isso ajuda a otimizar o SEO.

Agora, se quiser trocar a imagem que existe na página, também é possível. Para isso, clique em “Trocar Imagem”, faça upload da nova imagem ou gif e ela será exibida na Landing Page. 

Caso deseje alterar o tamanho, clique sobre um dos cantos e arraste, até deixá-la do tamanho desejado. Também dá para reposicioná-la, basta clicar sobre a imagem e arrastá-la para a posição desejada.
Todas as cores da página podem ser trocadas também, para garantir que o resultado esteja dentro das suas expectativas. Basta clicar no item, seja ele fundo, elemento, fonte, escolher a nova cor desejada e clicar em “Aplicar”. Lembre-se sempre de garantir contrastes para uma boa leitura.

Além desses pontos, você pode excluir ou trazer novos elementos para a página. Basta escolher qual elemento você quer, clicar nele e arrastar até o local em que deseja inseri-lo. Essa é uma boa possibilidade, pois permite que você coloque vídeos ou imagens na página, além de linhas, caixas de texto etc. Para tanto, escolha uma das opções em “Componentes” e arraste para o espaço desejado da Landing Page, onde deseja que ele fique.

Já para apagar, clique sobre o elemento e escolha o botão de lixeira.

Passo 4: Inserção do formulário

Em nossas páginas, você consegue editar o formulário, seja adicionando, excluindo ou reposicionando os campos para o usuário preencher. Também pode marcar ou desmarcar como campo de preenchimento obrigatório. Para fazer, primeiro clique no formulário e escolha a opção “Editar campos”:

Depois, escolha as opções e faça as edições, você pode optar em não deixar os campos obrigatórios, por exemplo. Quando terminar, basta clicar em “Aplicar”, como mostra o gif abaixo:

Ponto essencial: não se esqueça de ir salvando todas as alterações feitas ao criar suas Landing Pages no botão do canto superior direito.

Passo 5: Configurações de ações do formulário

Com o RD Station Marketing, você também pode definir o que vai acontecer quando o visitante preencher o formulário e clicar no botão de CTA. São 3 opções:

  • redirecionamento de página: você coloca o link da página que será exibida para o visitante;
  • download do arquivo: faz o upload do arquivo que será disponibilizado;
  • nenhuma ação: caso não exista redirecionamento ou download. Porém, é possível definir uma mensagem de agradecimento na mesma página após o preenchimento do formulário, como “obrigado por se cadastrar em nosso evento”.

Isso é feito ao clicar na opção “Configurações” (localizada no canto superior esquerdo).

Ao escolher a opção, lembre-se de salvar, como citamos anteriormente.

Vale dizer que, na mesma página de “Configurações”, você conta com inúmeras opções, como:

  • Lead Scoring: para atribuir uma pontuação ao seu Lead quando ele se converter;
  • Mídias Sociais: que permite editar como a Landing Page vai aparecer em suas redes
  • Notificar nova conversão por email: ou seja, você recebe emails quando novos leads fizerem a conversão, entre outras opções.

Passo 6: Publicar sua Landing Page

Esse é um dos passos mais rápidos e simples ao criar Landing Pages com o RD Station Marketing. Depois de alterar tudo o que for necessário em “Configurações”, vá para a opção “Publicação” na parte superior esquerda da tela e ative o botão. Ao ativá-lo, você já pode compartilhar o link da página em seus canais e começar a analisar as estatísticas.

Inclusive, falando em estatísticas e dados, ao criar Landing Pages no RD Station Marketing, você analisa o desempenho em tempo real, vendo a taxa de conversão e visitas. Mas não se esqueça: para que suas páginas contem com desempenho dentro (ou superior) do que é esperado, é preciso criar campanhas divulgando a oferta e o link da página, combinado?

Viu a importância de ter páginas de captura em seu Marketing Digital e como é simples criar Landing Pages com o RD Station Marketing? Então, essa é a hora de entender quais páginas farão sentido à sua estratégia e começar a usar nossa ferramenta, que também produz páginas de acordo com as necessidades exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Caso não tenha acesso, basta começar seu teste grátis no formulário abaixo, é fácil e rápido.

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