Como computar as conversões do Pagamento Social no RD Station

O RD Station possibilita que mesmo no caso de uso Pagamento Social seja contabilizada uma conversão para todos os Leads da base que fizerem o compartilhamento do material. Veja como implementar.

Uma desvantagem do Pagamento Social em relação à Landing Page com formulário é o fato de não conseguir identificar e obter informações sobre os Leads que efetivamente fizeram a conversão.

A sensação é a de perda de uma informação valiosa porque, quando o Lead interage com o formulário, está na verdade demonstrando interesse no que está por trás. Saber desse interesse pode ser importante na hora de ofertar um novo material ou até mesmo em uma aproximação de venda.

Fica evidente que, apesar de sermos forçados a abdicar da coleta de Leads com o Pagamento Social, não precisamos descartar informações valiosas. O RD Station possibilita que mesmo no caso de uso Pagamento Social seja contabilizada uma conversão para todos os Leads da base que fizerem o compartilhamento do material.

Para isso, é preciso que o link da página com pagamento social seja enviado ao Lead através de email marketing e o endereço da Landing Page contenha o parâmetro email com o valor do email do Lead (para os não técnicos, ficará mais simples quando explicarmos com exemplos).

Porque precisamos disso? Porque as redes sociais não nos dizem quem é que está compartilhando a mensagem, então com o parâmetro conseguimos fazer por esse acompanhamento.

Utilizando o e-mail marketing do RD Station para computar as conversões

Podemos utilizar a funcionalidade de substituição de variáveis do e-mail marketing para fazer isso. Fazemos isso na tela de edicão da mensagem HTML. Para cada link que aponta para a sua Landing Page você deve incluir o parâmetro email.

Vamos ver o passo a passo para um link.

  1. Clique no link e em seguida no ícone em formato de elo (link)
  2. Edite o campo “URL do hyperlink” e acrescente o texto “?email=*|EMAIL|*” (sem as aspas).
  3. Clique em Atualizar.

 

Dessa maneira quando o email for gerado, o RD Station irá substituir o texto *|EMAIL|* pelo email do Lead. Por exemplo, digamos que o endereço da sua Landing Page seja:

http://minhaempresa.com.br/landing-page
E o Lead que vai receber a mensagem tenha o e-mail “lead@qualificado.com.br”. Nesse caso o RD Station vai substituir a variável pelo endereço de e-mail do Lead e resultado final será:
http://minhaempresa.com.br/landing-page?email=lead@qualificado.com.br
Assim, quando o Lead converter na página do Pagamento Social, essa informação ficará registrada na Base de Leads.  Essa técnica é muito poderosa quando aliada à forma de utilização do Pagamento Social apresentada no screencast.

Obs.: Caso o Lead não esteja na base, nenhuma conversão será registrada, mesmo que o email dele esteja na URL. Isso porque ele não forneceu o email à sua empresa e não seria justo incluí-lo em sua lista quando ele já “pagou” pelo material compartilhando nas mídias sociais.

Marcadores:

Deixe seu comentário