Canonical Tag agora nas Landing Pages

Saiba como potencializar a autoridade das páginas de conversão.

Imagine que você tenha duas páginas com conteúdos praticamente idênticos, mas cada uma tem uma finalidade específica. O problema é que desta forma a autoridade das duas páginas se diluem e elas acabam perdendo posições nos buscadores em função disso, quando poderiam ter uma colocação melhor se essa autoridade fosse unificada.

E é justamente para que a força dessas páginas parecidas não se perca mas, sim, seja potencializada, que existe a Canonical Tag.
Ela funciona como um atestado que transfere a autoridade da página visitada para outro endereço de conteúdo similar. A forma de implementar isso é inserir um código HTML no <head> da Página:

<link rel=”canonical” href=”www.enderecoescolhido.com.br”/>

Essa recomendação também vale para Landing Pages parecidas, por isso, para facilitar a vida de nossos clientes, acabamos de lançar no RD Station um campo onde é possível incluir a Canonical Tag que direciona a autoridade para a página indicada. Agora vamos ver alguns casos em que é pertinente utilizá-la e depois explicaremos o que mudou na criação e edição de Landing Pages no RD Station:

Quando é recomendada

Transferir a autoridade é muito útil também quando se realiza campanhas de Adwords com diferentes grupos de anúncios e são criadas Landing Pages com pequenas diferenças no título e no conteúdo com o objetivo de melhorar a conversão. Como a essência da mensagem é a mesma e o que muda é apenas uma pequena variação na redação do texto, é uma grande vantagem utilizar esse recurso para garantir mais autoridade a uma única página, em vez de diluí-la em várias outras similares.

Essa orientação se aplica também para Landing Pages com versões diferentes que levam ao mesmo conteúdo e têm objetivos distintos: uma para captar informações do Lead via formulário e outra para Pagamento Social, em que o tweet aponta para a versão com formulário. Neste caso – que não é o formato mais usual de pagamento social – além da autoridade não ficar dividida, há ainda a vantagem da contagem de curtidas e compartilhamentos ser unificada, garantindo números melhores, essenciais para a prova social, e demonstrando mais credibilidade do que se os números estivessem sendo contados individualmente. Veja como fazemos aqui na Resultados Digitais.

Outro exemplo de situação em que é útil ter uma LP com Canonical Tag é quando se faz uma campanha de nutrição em que parte de seus Leads são direcionados a uma versão com formulário diferenciado, que solicita informações distintas para acessar o mesmo conteúdo.

Como inserir

Agora, com a nova feature, fica muito mais fácil de direcionar a autoridade de uma Landing Page para outra. Veja como fazer:
Ao criar uma Landing Page, vá em Configurações.

LP_configurações

Ao final da página, na seção Avançado, você vai encontrar o campo onde deve inserir o endereço da página que deve receber a autoridade da Landing Page que está sendo editada, como mostra o exemplo abaixo:

LP canonical tag

Espero que este post tenha ajudado a entender a importância de inserir a Canonical Tag em suas próximas Landing Pages. Para saber um pouco mais, confira esse post que publicamos no blog da Resultados Digitais.

Marcadores:

Deixe seu comentário