5 benefícios do chat online para empresas B2B

Investir em um canal de comunicação instantânea com seu público pode aumentar a conversão de Leads em até 20%

benefícios chat online

Imagine a seguinte situação: sua empresa precisa de uma solução para atender demandas urgentes e você é o responsável por encontrar a ferramenta ou serviço o quanto antes. O primeiro impulso é fazer uma rápida pesquisa no Google e buscar diferentes opções, certo?

Durante a busca, você acha o site de uma empresa que parece ser a solução, mas não encontra todas as informações que precisa para concluir a compra. Nesse momento, ter sua dúvida respondida prontamente seria relevante para você fechar negócio? Provavelmente.

E é por isso que as empresas estão buscando melhorar a experiência do usuário e gerar mais valor para os visitantes em seu website, estando disponíveis quando o consumidor precisar. Uma nova forma de interação que pode proporcionar exatamente isso é o chat online para empresas B2B. Há vários formatos de chat disponíveis, que variam de ferramentas com atendentes reais a chats de assistentes virtuais baseados em inteligência artificial. Abaixo, abordaremos alguns dos benefícios desta solução.

Conheça alguns dos benefícios do chat online para empresas B2B

1. Aumento na geração de Leads e oportunidades

Você sabia que o chat ao vivo pode aumentar a conversão de visitantes em Leads em cerca de 20%? O impacto do chat na geração de Leads não para por aí: as informações coletadas pelo chat ajudam a qualificar e a encurtar o pipeline de vendas, acelerando o Lead em sua jornada de compras.

Ao navegar pelo seu site, clientes em potencial podem ter dúvidas sobre seu produto ou serviço e, com o chat, você poderá respondê-los imediatamente, sem perder o timing do processo de compras do Lead. É como ter um vendedor consultivo sempre online, que ajuda na superação de objeções e na decisão de compra responsável.

O tempo de resposta também impacta na qualificação e geração de oportunidades: empresas que respondem em 10 minutos, em comparação com as que levam apenas 5 minutos, tem uma redução de 400% na probabilidade de qualificar um Leads. Mais do que 15 minutos pode acabar com a possibilidade de geração de contatos.

 

2. Construção de relacionamentos de confiança

O que acontece quando um visitante deixa o site sem ter deixado um contato? Sua empresa perde a chance de coletar mais informações sobre ele. Um Lead pode não comprar hoje, mas o chat pode ser apenas o início de um relacionamento duradouro com sua empresa. Com um chat online no seu site, mesmo que você não consiga coletar informações de contato da primeira vez, é provável que 63% dos usuários retornem.

Outro ponto importante é a confiança em uma empresa, já que os ciclos de vendas são geralmente mais longos em modelos B2B. Naturalmente, a experiência offline aumenta a possibilidade de construir um relacionamento durante o processo de vendas. Por isso, quanto mais você conseguir aproximar seu público online da experiência offline, maior será a chance de criar uma relação de confiança entre as empresas envolvidas no negócio.

Canais de comunicação são extremamente eficazes nessa missão. Um estudo da ATG com a Global Consumer Trends revelou que 90% dos clientes se sentem confiantes em relação a empresas que possuem chat online por acreditarem que terão auxílio sempre que necessitarem.

 

3. Respostas imediatas: não deixe seus visitantes esperando

Hoje, os consumidores esperam respostas instantâneas, seja em negócios B2B, seja em B2C. A Drift conduziu um estudo com quase 500 equipes de vendas e descobriu que havia uma redução de 10 vezes na probabilidade de fazer contato com um Leads depois de 5 minutos sem resposta. A pesquisa também mostra que o tempo médio de resposta para solicitações de atendimento por email gira em torno de 12 horas. Esse tempo de resposta está longe de aceitável e vai prejudicar a geração de oportunidades online de qualquer negócio.

Para você ter noção de como o fator tempo é relevante, a Forrester Research descobriu que 57% dos clientes abandonam a compra se a empresa não responder a pergunta rapidamente. Por isso, não é surpresa que 33% dos consumidores esperam encontrar um chat online nos sites que visitam.

 

4. Aceleração da jornada de compra

O chat online é uma ótima ferramenta para abordar o Leads em seu momento de decisão de compra. Você pode programar uma mensagem para aparecer quando um usuário visita a página de preços, por exemplo, trazendo mais informações e valores ou oferecendo um período de trial. Nesse caso, uma página de Perguntas Frequentes também ajuda, mas não esqueça dos momentos em que seu Lead precisa obter respostas para perguntas mais complexas e específicas.

 

5. Redução de custos (e maior retorno sobre o investimento)

Se todos os motivos anteriores para se investir em chat online para empresas B2B ainda não convenceram você, que tal saber que a ferramenta pode resultar em um retorno total de 305% do investimento?

Isso porque além de reduzir os custos gerais de atendimento ao cliente, responder perguntas rapidamente permite gerenciar várias conversas simultaneamente. Em outras palavras: você precisará de uma equipe menor para atender às solicitações de atendimento, reduzindo os custos com mão de obra e chamadas telefônicas, tendo em vista que o chat ao vivo pode ser 50% mais barato do que o telefone.

 

Ferramentas de chat online

Responder mais rapidamente os visitantes do seu site certamente irá melhorar a experiência do consumidor, o que pode ser um diferencial na hora de converter um Leads em clientes satisfeitos. Mas, por onde começar? O ideal é integrar o seu chat com uma ferramenta de gestão de Leads, como o RD Station Marketing. Assim, quando um visitante iniciar uma nova conversa por meio do chat, você terá um novo Lead em sua base.

Neste mês, lançamos uma nova integração com Zendesk Chat e o RD Station. Com a ferramenta, você poderá se comunicar de maneira mais assertiva e ágil quando com seus Leads e clientes estiverem em um momento de frustração ou dúvida. Assim, sua empresa será capaz de construir relacionamentos ainda mais próximos. Experimente!

Além do Zendesk, nossa loja de aplicativos está cheia de outras soluções de chat online que podem beneficiar seu negócio e integrar facilmente com o RD Station, como BLiP, Globalbot, Huggy, Omnize, Rocket.Chat, Zopim, Tolvnow, Olark e Livechat.

E se você ainda não conhece o RD Station Marketing, o que está esperando? Faça um teste gratuito agora!

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