Você pediu e ele voltou: Lead Scoring no plano Pro

O Lead Scoring é uma funcionalidade que atribui duas notas diferentes para um Lead. Uma é alfabética, e se refere ao Perfil do Lead, e a outra é numérica e diz respeito ao Interesse daquele Lead nos seus produtos ou serviços.

Que tal essa notícia logo no começo do mês?

A partir de hoje, todos os planos Pro do RD Station terão o Lead Scoring liberado.

Se você não chegou a conhecê-lo pessoalmente, esta é a página oficial do Lead Scoring. A funcionalidade permite que você possa qualificar seus Leads de forma automática, nutrindo com Automação de Marketing Leads que ainda não estão prontos e enviando ao seu time de Vendas aqueles que já estão.

Como assim, de forma automática?

O Lead Scoring é uma funcionalidade que atribui duas notas diferentes para um Lead. Uma é alfabética, e se refere ao Perfil do Lead, e a outra é numérica e diz respeito ao Interesse daquele Lead nos seus produtos ou serviços.

O Perfil engloba, em geral, características demográficas dos Leads, como cargo, idade e setor da empresa em que seu Lead trabalha. As características dependem do que você considera importante na hora de qualificar seus Leads como Oportunidades: você poderá criar os campos que quiser nas suas Landing Pages, e usar a respostas para qualificá-los.

É uma nota que vai de A a D, sendo A o máximo e D o mínimo possível. Por exemplo:

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Nesse caso, um Lead que seja Diretor de uma empresa de Software, com mais de 26 funcionários e um blog da empresa, seria perfil A.

O Interesse diz respeito ao quão próximo do momento de compra seu Lead se encontra. Ela é uma soma das interações que o Lead possui com você, seja através de emails, fluxos de automação e também conversões em Landing Pages e outros formulários. Um Lead que clica num email para participar de um Webinar sobre Marketing Digital normalmente tem um interesse menor  do que aquele que clica para aproveitar uma promoção de compra, por exemplo.

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As notas do Interesse são numéricas e podem ir de zero ao infinito, pois cada nova interação que o Lead faz com a sua empresa pode dar pontos a ele.

Com o cruzamento das notas de Perfil e Interesse, cada Lead ganha uma pontuação. Leads A70, por exemplo, são altamente qualificados, pois possuem a melhor nota para Perfil, que é A, e uma nota alta de Interesse, que é 70.

Essa qualificação pode ser usada por você na hora de segmentar seus Leads e criar Fluxos de Automação, por exemplo. Leads com Perfil A podem ser enviados diretamente ao seu time de Vendas, e Leads com perfil B ou C podem entrar automaticamente em Fluxos de Nutrição. Você também poderá enviar uma campanha de Email Marketing com cupom de desconto para seus produtos ou serviços apenas para Leads com perfil A.

Esse processo não só evita que seus vendedores percam tempo contatando Leads que ainda não estão prontos para a compra como também economiza tempo e trabalho manual do seu time de Marketing. Você ganha produtividade nos dois times e pode escalar seu processo de vendas.

Caso você queira se aprofundar mais no processo de qualificação de Leads, materiais é o que não faltam. Confira o post Como qualificar Leads e entregar as melhores oportunidades para Vendas e as 5 dificuldades de Marketing na hora de entregar Leads para Vendas.

Se quiser entender melhor como o Lead Scoring funciona e aprender a utilizá-lo, veja o Guia definitivo do Lead Scoring e assista ao Webinar de treinamento da funcionalidade. Sugiro a leitura antes do Webinar para que você possa, no treinamento, colocar o aprendizado em prática.

Se, no meio do caminho, você encontrar dificuldades ou tiver dúvidas sobre o uso do Lead Scoring, nossa Central de Ajuda está equipada com artigos para auxiliar você:

Lead Scoring: A qualificação de um Lead a partir do perfil e interesse

Lead Scoring: O perfil da sua Base de Leads

Lead Scoring: Entendendo o valor de cada interação para o interesse do seu Lead

Lead Scoring: Como segmentar a base a partir do Lead Scoring

Lead Scoring: Fluxos de Automação a partir do Score dos seus Leads

Esperamos que goste da novidade e continue nos dando sugestões e feedbacks sobre o que você gostaria de ver no RD Station.

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