Série Exemplos de Clientes: inspire-se com 3 ótimas newsletters para se relacionar com a sua base

Aqui na Resultados Digitais, nós acreditamos no relacionamento como um dos pilares para o sucesso no Marketing Digital. Uma estratégia simples, mas muito efetiva para se manter sempre próximo dos seus contatos é enviar newsletters periódicas. Por isso, são elas as eleitas do mês na Série Exemplos de Clientes.

Na newsletter, que é um dos modelos de email marketing, seu potencial cliente pode ter acesso a inúmeras informações: divulgação de novos produtos, promoções, novidades e conteúdos especiais.

A diversidade de conteúdos possibilita que ela possa ser enviada tanto para os Leads que estão nos estágios mais iniciais do funil de vendas quanto para os que já são clientes da sua empresa.

Como os momentos de compra da base de contatos são diferentes, os conteúdos devem garantir a abrangência dos diversos interesses dos Leads: pode-se chamar atenção aos posts mais acessados, destacar dicas introdutórias, apresentar artigos aprofundados, dispor uma seção de perguntas e respostas (FAQ) e por aí vai. Você pode usar a sua criatividade. :)

Outra vantagem da newsletter é a sua facilidade de produção. Uma vez que você monta o template, pode reutilizá-lo nas próximas edições, seguindo o mesmo padrão. Naturalmente, é importante buscar melhorias no layout e no conteúdo, que deve sempre ser de ótima qualidade.

Abaixo compartilhamos três exemplos de sucesso de nossos clientes. Inspire-se nas boas práticas, planeje suas newsletters e dispare já as suas campanhas!

Case 1: Catarinas e a importância do conteúdo de qualidade

Como o objetivo principal da newsletter é manter o público mais próximo do seu negócio, a premissa básica é ter um conteúdo de qualidade a oferecer. Ao montá-la, sempre se questione se o material é suficientemente relevante à audiência que você quer atingir.

É importante saber quais informações mais interessam aos seus contatos e reunir os melhores conteúdos para enviar.

A Catarinas Design de Interação sabe disso e manda muito bem na estratégia. Nas newsletters, só têm espaço para assuntos com informações super úteis aos Leads, como materiais educativos e posts ricos. (Clique na imagem para ampliar)

Catarinas blog

 

Outros pontos de destaque nessa newsletter são a personalização do nome do contato (Nathale), uso adequado de imagens e os call-to-action posicionados logo abaixo da descrição do material.

Inspire-se: para selecionar os conteúdos de qualidade, escolha os posts mais acessados do blog, identifique dúvidas recorrentes dos clientes e divulgue os eBooks que tenham tido uma boa repercussão.

Case 2: Soap Apresentações e a diversidade de conteúdo

Como já falamos, a newsletter é um espaço que, bem aproveitado, torna-se um excelente canal para capacitar o mercado e estreitar o relacionamento com os Leads de estágios iniciais e mais avançados no funil. Por isso, selecionar assuntos que agradem a diversidade de interesses dos Leads é estratégico.

Combinar temas que respondam dúvidas dos potenciais clientes, chamadas para materiais ricos e posts do seu blog interessam mais do que a divulgação pura e simples de um produto, já que nem todos os contatos estão no momento de compra.

A diversidade de conteúdo é um dos pontos fortes da newsletter da Soap Apresentações, que traz diferentes seções para mostrar lançamentos e novidades, destaques no blog, e-Book e outros artigos. (Clique na imagem para ampliar)

Soap blog

Dois elementos de destaque aqui são o espaço para portfólio e a divulgação do calendário de ações futuras, que ajudam a tornar a newsletter da Soap ainda mais interessante e apresentam o trabalho da empresa de uma forma leve e atrativa.

Para mais dicas, confira mais nesse post com 8 dicas de bons conteúdos para newsletter.

Case 3: Axado e o layout simples e atrativo

O template de uma newsletter deve sempre seguir as boas práticas do email marketing e , de preferência, sem parecer um carnaval. A diversidade de informações pode ser um desafio para manter um visual simples. No entanto, simplicidade não significa falta de cuidado. Pelo contrário, uma boa organização das informações facilita a compreensão de todo o conteúdo. ;)

O layout também deve ser atrativo. Além de fisgar a atenção dos leitores e manter o interesse, a boa disposição dos tópicos torna a leitura mais dinâmica. Para um design assim,  explore bem os ícones, use imagens e cores e procure manter a unidade visual.

São nestes aspectos que a newsletter da Axado se destaca. Uma chamada impactante faz o leitor se identificar com um problema enquanto que as demais informações conduzem a leitura de forma linear e fluida. Os assuntos, dispostos em uma única coluna, direcionam para as soluções apresentadas.

Axado - post

Duas coisas que são legais para destacar aqui: o uso da identidade visual do site é bem explorado na newsletter, especialmente no cabeçalho e rodapé. Além disso, eles colocaram os ícones para as redes sociais e o blog da empresa: uma ótima forma de levar o público para esses canais!

E não se esqueça de utilizar um template em HTML. Não use só uma foto em JPG para apresentar seus conteúdos, pois diversos servidores não abrem emails com só com imagens, o que reduz as taxas de entrega, entrega e cliques. Para facilitar, o RD Station tem um modelo estratégico de newsletter. Confira aqui.

Mais dicas para uma newsletter de qualidade

Para garantir que a sua newsletter atenda às expectativas dos Leads e clientes, destacamos outras boas práticas:

  • Monte um calendário de publicação – e cumpra-o: você pode adaptar a periodicidade das newsletters de acordo com  o ritmo da sua produção de conteúdo. Se ela for intensa, que tal disparar uma newsletter a cada 15 dias? O envio também pode ser mensal, caso a produção seja mais lenta.
  • Planeje os conteúdos: selecione com antecedência quais materiais vão ter destaque na newsletter. A organização prévia evita o risco de atrasar o disparo ou ainda de esquecê-lo.
  • Torne a leitura escaneável: organize as chamadas conforme os temas afins e destaque os pontos principais. Se a newsletter tem espaço para textos maiores, faça um resumo e direcione o Lead ao blog/site, no qual ele terá acesso ao conteúdo completo.
  • Revise e teste muito: Tome cuidado para não enviar newsletters com erros de grafia, quebra de layout, links errados ou imagens que não abrem. Isso cria frustração e mina  a relação de confiança com os Leads. Teste em mais de um navegador, peça para mais pessoas revisarem o conteúdo e, só então, aperte o botão enviar.

 

E aí, as dicas foram úteis? Esperamos que sim! Que tal colocar sua newsletter no ar ainda hoje e garantir os bons resultados?

Marcadores:

Deixe seu comentário