Série Exemplos de Clientes: usando blogs para construir autoridade, capacitar o mercado e gerar vendas

Você já sabe que nós da Resultados Digitais acreditamos que a estratégia de produção de conteúdo deve ser sua principal aposta no Marketing Digital. Motivos não faltam: ao escrever com qualidade sobre o seu ramo de atuação você transmite informação aos visitantes, gera Leads, ganha a confiança deles, passa a ser referenciado como uma autoridade no assunto e, claro, cria e estreita o relacionamento com a sua base de contatos.

Isso sem falar que a divulgação de conhecimento em uma plataforma poderosa como o blog provoca aumento do tráfego orgânico, gera recebimento de links (que dão autoridade ao site perante o Google) e serve de munição para os conteúdos compartilhados nas redes sociais.

Por tudo isso, pensamos nos blogs como uma arma de alto impacto na atração dos visitantes e conversão deles em oportunidades de negócio. Por isso, a Série Desafio dos Clientes deste mês vai mostrar exemplos de boas práticas para você se inspirar. Eles valorizam premissas básicas como o bom posicionamento editorial, capacitação do mercado, produção de conteúdo direcionada às personas e uma frequência consistente de atualização dos posts.

Inspire-se e mãos à obra!

Case 1: Teclan e a importância do posicionamento editorial

O blog é um espaço que deve ser usado com sabedoria para oferecer informação relevante e útil. Não é lugar para você fazer uma propaganda direta do seu negócio. Se fizer isso, pode apostar: vai espantar os visitantes.

Ao contrário, é no blog que você vai trabalhar a conquista da posição que deseja ocupar entre os seus potenciais clientes e consumidores. Aí entra em cena o posicionamento editorial: compartilhar conteúdo de valor e relacionado ao seu mercado é o único caminho!

É exatamente nisso que a Teclan aposta: o posicionamento editorial é claro no blog. A qualidade do conhecimento que eles transmitem é a responsável pelo aumento no tráfego orgânico do site. A oferta de conteúdos relevantes para o setor de call center, que aborda as necessidades do cliente, como cobranças, televendas, SAC e gestão não ficam de fora nos posts. Além do incremento de tráfego orgânico, a produção de conteúdo  tem um público cativo, que acessa e compartilha os materiais – o que, sem dúvida, ajuda a Teclan a fortalecer a marca e a gerar mais negócios. (Clique para ampliar)

Blog Teclan

Case 2: Conta Azul e Alenne Namba: a utilidade da definição de personas

Um erro bastante comum é pular o primeiro passo na criação de um blog: a definição da persona. Você não deve começar a escrever sem ter em mente o perfil do leitor e saber o que o interessa e o que vai agregar valor às suas necessidades e dores.

A Conta Azul  faz isso muito bem. Antes de pensar na produção de conteúdo, eles fizeram um estudo do público e identificaram as personas da empresa. Ou seja, com base em perguntas típicas criaram personagens fictícios que seriam impactados pelas publicações.

Conta Azul blog

A Alenne Namba Life Coaching também explora bem as personas. Ao identificar que o seu  público é formado por mulheres de diversas idades, diferentes estados civis e que atravessam momentos específicos de vida, Alenne segmenta os conteúdos e fala sobre a necessidade de cada uma delas.

Isso faz com que os leitores se identifiquem com o conteúdo. Depois de ler um post que valoriza os seus interesses, o leitor fica com a sensação de que o conteúdo foi feito especialmente para ele. Claro que voltará ao blog na próxima vez, né?

Blog Alenne Namba
Quando levada bem a fundo, a estratégia das personas pode render até nome e desenho delas. Aprenda a criar personas para o seu negócio neste post.

Case 3: Eduardo Koetz e a estratégia de capacitar o mercado

Capacitar o mercado é um investimento futuro: seu conteúdo educativo vai gerar demanda, que pode se tornar uma boa oportunidade de negócio.

Investir em produção de conteúdo é sinônimo de atrair pessoas que possam estar interessadas no seu serviço/produto ou que ainda não estão. A ideia aqui é ganhar a confiança do seu potencial cliente para ser visto como uma autoridade no assunto. Quando ele estiver maduro para o momento da compra, é com você, que passou informações relevantes e úteis, que ele fechará o negócio. Que estratégia de venda é mais eficiente do que ganhar a confiança do seu consumidor?

Quem investe muito bem nisso é o Eduardo Koetz. Especialistas em direito previdenciário, no blog eles orientam e educam os leitores sobre concessão e revisão da aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, benefícios assistenciais por idade, etc. Com uma linguagem simples, popularizam os termos jurídicos e tornam as informações acessíveis  para que os leitores possam conhecer e buscar os seus direitos (além de utilizar o serviços que eles oferecem).

Blog Eduardo Koetz

Boas práticas extras para você colocar na sua rotina de produção de conteúdo:

Layout atrativo e leitura escaneável

Um texto corrido, sem links, imagens ou bullets torna a leitura chata. Não corra o risco mandar um visitante embora porque a estrutura dos parágrafos está monótona. Torne a leitura escaneável:

  1. organize o texto em blocos para facilitar a compreensão;
  2. use cores e imagens na dose certa;
  3. adote subtítulos;
  4. separe o texto em partes principais;
  5. destaque as palavras-chave com negrito ou itálico e faça títulos atrativos.

Quem trabalha muito bem essas dicas é o pessoal do blog Meus Pedidos. Além de mostar as informações de forma rápida, o blog valoriza  a clareza dos dados e fisga o interesse dos leitores com títulos atarentes.

Blog Meus Pedidos

 

Criação do calendário de postagens

Quando não há um planejamento rigoroso, o risco de abandonar o blog é grande. Para ajudá-lo a não comprometer a qualidade das postagens (conteúdo feito em cima da hora e sem preocupações com pesquisa de palavra-chave) e a frequência das atualizações preparamos o Guia de Gestão e Publicação do Conteúdo.

Procure produzir posts de qualidade e, pelo menos, uma vez por semana. Para cada post, lembre-se de seguir a checklist que indicamos aqui.

A produção de conteúdo é uma construção de ativo de Marketing Digital  de longo prazo e quanto mais esforços sua empresa dedicar, melhores serão os resultados vindos desse canal.

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