Série Exemplos de Clientes: 3 ótimos Emails Marketing para se inspirar e colocar sua campanha no ar

Extrair todo o potencial das funcionalidades do RD Station é uma estratégia bastante eficiente para você e sua empresa terem sucesso no Marketing Digital. Inspirá-lo a fazer bom uso das ferramentas do software é o objetivo da Série Exemplos de Clientes. Pelo terceiro mês consecutivo, compartilhamos algumas das melhores práticas da nossa base para que estes exemplos reais possam ser aplicados no seu dia a dia e ajudem-no a gerar excelentes resultados no seu negócio.

Em fevereiro, mostramos “6 Táticas para Otimizar Landing Pages”; em março, abordamos “5 exemplos criativos de oferta de conteúdo e fáceis de serem implantados; e agora chegou a vez de apresentarmos boas práticas de Email Marketing.

Criar uma campanha de Email Marketing é algo que não exige sacricífio (especialmente se você utilizar um editor intuitivo e que facilite o seu trabalho, como o do RD Station). Com um mínimo de planejamento prévio, em poucos minutos, você consegue passar a sua mensagem aos Leads.

Entretanto, comunicar o seu conteúdo com clareza e eficiência é algo mais primoroso, que exige alguns fatores, como:

  • segmentar as campanhas de acordo com a persona a qual cada uma delas se dirige;

  • requer uma base de contatos opt-in, ou “quente” (como chamamos aqui na Resultados Digitais), que consentiu em receber suas informações e

  • demanda o uso de linguagem estratégica para se relacionar efetivamente com os seus Leads.

Além, é claro, da utilização das boas práticas de Email Marketing que já mencionamos diversas vezes no nosso blog e também neste eBook de Introdução ao Email Marketing.

Mas, calma, saiba que montar um Email Marketing de conteúdo relevante, que resulte em boas taxas de abertura, cliques e conversão é uma tarefa relativamente simples! Mire-se nos exemplos que separamos neste mês e coloque agora mesmo sua campanha no ar.

Case 1) Soap: imagens estratégicas e novidade

Começamos com esse exemplo bem bacana da Soap, que aproveitou o editor do Email Marketing do RD Station para criar uma peça linda, harmônica e atrativa. Aliás, a facilidade de uso da ferramenta favorece a produção de emails simples e interessantes. Você já reparou que lançamos novos modelos de Email Marketing? Muitos dos templates récem criados foram sugeridos pelos nossos clientes e estão focados na necessidade de cada segmento.

Voltando ao nosso exemplo de boas práticas, a Soap usou uma linguagem essencialmente visual e valorizou a imagem dos palestrantes: profissionais de renome no mercado, que passam credibilidade e estimulam o desejo de consumir a oferta.

Além de incentivar que os Leads utilizem o novo serviço, a consultoria para a contratação de palestrantes, e atiçar a curiosidade dos Leads ao anunciar que vem mais coisas por aí, a empresa colocou o CTA no fim do email para direcionar aqueles que querem saber mais. Um gol de placa!

Tradicionalmente, a base de Leads é quente, engajada e já espera pelo recebimento dos emails, que são frequentes. A consequência do trabalho: ótimas taxas de conversão, na casa dos 40%, e métricas de abertura de cliques acima das médias de mercado. (Clique para ampliar a imagem)


Email Marketing Soap

Case 2) Templum: conteúdo interessante e vídeo

Neste caso, o conteúdo interessante para os Leads e o uso do vídeo para fisgar a atenção são boas práticas que a Templum usou para se relacionar com a base. Você pode, facilmente, lançar mão dessas táticas e adotá-las nas suas estratégias de Marketing Digital.

A empresa usou o aniversário dos seus quatro anos para anunciar a oferta de 50% de desconto nas consultorias online e conquistar novos clientes. Ofertar um conteúdo interessante e ajustá-lo ao timing adequado foi uma boa sacada! 

Além da promoção, a newsletter disponibiliza mais opções de interesse dos Leads, como materiais para download e artigos da área. Mas o destaque fica por conta do vídeo, no qual o presidente da Templum, Igor Furniel, conta como a empresa evoluiu para ajudar pequenas empresas a se desenvolverem.

Como você sabe, vídeos atraem bastante os usuários. Um depoimento pessoal, com CEO da empresa, é uma boa opção para as empresas se inspirarem e produzirem vídeos interessantes. Usar um print do vídeo é uma solução para chamar atenção e direcionar para o clique.

Outra prática adotada, que sempre lembramos aqui na RD, é o direcionamento dos links para as Landing Pages para estimular a conversão. (Clique para ampliar a imagem)

Email Marketing Templum

Case 3) Siga o Rastro: mensagem estratégica e texto plano

A equipe Siga o Rastro aproveitou muito bem as informações do formulário de conversão para se dirigir estrategicamente aos Leads. Ao usar os dados que a base preencheu em troca da oferta do material, a Siga o Rastro guiou a conversa de maneira sagaz: entregou a mensagem certa para pessoa certa.

Observe como o direcionamento da comunicação transmite a sensação de que a mensagem está focada na dor que o potencial cliente vai solucionar: percebi pelas informações que você preencheu que você lida com a tomada de decisões dentro da empresa que trabalha, e sei, por experiência própria que isso é um desafio no dia a dia empresarial.

Em outras palavras, a Siga o Rastro segmentou as listas, direcionou a campanha à persona com poder influenciador e fez uma oferta direta de consultoria — uma opção para os Leads entrarem em contato com a empresa, o que pode encurtar o caminho até a venda.

O email abaixo mostra que para seguir as boas práticas do Email Marketing não é preciso preocupação excessiva com o visual: o texto plano, direto, sem uso de imagens, confere o aspecto de pessoalidade à mensagem, como se o remetente tivesse escrito manualmente para o Lead, quando sabemos que no RD Station você faz isso de forma automatizada. (Clique para ampliar a imagem)

Siga o Rastro

Além dessas dicas, lembre-se das boas práticas que costumamos abordar aqui no blog, no da Resultados Digitais e também nos atendimentos dos nossos consultores:

  • use um template HTML ao invés de uma imagem: quando você usa só imagens boa parte da sua lista não irá sequer vê-la porque praticamente todos os serviços de email possuem um bloqueio padrão de segurança para exibição de qualquer formato de imagem que esteja em um email;
  • coloque links também nas imagens, pois mesmo se ela não forem exibidas, a área das mesmas será clicáveis. Essa prática é bastante útil quando se usa alt tags;
  • tome cuidado com o tamanho da imagem: se forem muito pesadas, irão demorar para carregar, o que pode desencorajar a espera do destinatário ou mesmo ser interpretada como spam pelos serviços de email;
  • seja direto no assunto do email. Apresente a sua oferta e coloque o nome da empresa para facilitar a busca pelo material na caixa de entrada do seu Lead;

 

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