Iniciativas para aumentar segurança e proteção de dados no RD Station Marketing

Sempre nos preocupamos com a segurança e proteção dos dados de nossos clientes, parceiros e do consumidor em geral. Entenda nossas iniciativas para aumentá-las

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Se você trabalha com marketing digital, provavelmente ouviu falar algumas vezes este ano no GDPR, uma regulamentação geral de proteção de dados da União Europeia (UE). Esse regulamento altera as responsabilidades de empresas que lidam com dados que estejam na UE.

Neste ano, também foi sancionada a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, apelidada de “GDPR brasileira”. A Lei contém regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Com isso, agora o Brasil está entre os 120 países que possuem lei específica para a proteção de dados pessoais.

Mas por que tudo isso? O intuito da regulamentação das políticas de uso de dados é, geralmente, aumentar a privacidade online e dar mais poder aos usuários da internet. É uma tendência global que estamos acompanhando para direcionar iniciativas para aumento da segurança e proteção de dados no RD Station Marketing.

Onde queremos chegar

Diversas features e melhorias estão em nosso radar para 2019. Tudo que estamos desenvolvendo voltado à proteção de dados é pensado de modo a empoderar o usuário do RD Station Marketing, fornecendo uma plataforma ainda mais segura e transparente para nossos clientes e parceiros.

Você ficará por dentro de todas as novidades através de nossos futuros comunicados. Até lá, garantimos que continuaremos respeitando princípios que promovam mais transparência, liberdade e segurança.

Por isso, algumas ações daqui para frente serão focadas em:

  • Possibilitar que o usuário customize completamente a forma como coleta os diversos tipos de bases legais dos Leads, como o consentimento.
  • Dar a liberdade para o próprio Lead personalizar a comunicação que deseja receber, ou seja, ter mais poder de escolha.

Por que otimizar a ferramenta com o foco em obtenção de consentimento é tão importante? As regulamentações determinam que, a partir de agora, o consumidor via de regra precisa fornecer consentimento explícito e específico para que a empresa ou organização tenha permissão para contatá-lo.

Um lead pode aceitar que sua empresa armazene seus dados, por exemplo, mas não querer receber mais conteúdos de determinados assuntos, ou até mesmo não receber mais conteúdos. Por isso, estamos buscando formas de que essa gestão seja realizada de forma ainda mais transparente e simples. Assim, além de o usuário do RD Station Marketing estar seguro quanto ao tipo de consentimento dado pelo Lead, poderá criar campanhas mais assertivas, entregando o conteúdo certo para quem realmente tem interesse em recebê-lo.

Em breve, iremos aumentar também a segurança da sua conta com o lançamento da verificação em duas etapas. Assim, se alguém tentar acessar sua conta RD Station, precisará também entrar no email cadastrado, dificultando a possibilidade de roubo de senhas e informações de marketing e vendas da sua empresa.

O que temos feito

Sempre nos preocupamos com a importância da proteção dos dados de nossos clientes, parceiros e do consumidor em geral. Isso orienta o modo como pensamos e desenvolvemos nossos produtos, gerenciamos nossa base de dados e, em última instância, como atendemos aqueles que utilizam nossos serviços.

Consultorias especializadas nos auxiliaram a definir um planejamento focado em privacidade e segurança de dados, tanto para a adaptação à legislação nacional, quanto internacional.

Atualmente, estamos em fase de revisão de todos os processos internos de fluxo de dados e de segurança da informação do RD Station, para a realização de todas as adequações necessárias, com foco na prevenção de vazamento de dados e nas e práticas para aumentar o controle do usuário sobre seus dados.

Para isso, diversas áreas da empresa já foram mobilizadas. A área jurídica cuidou da atualização de contratos, termos de uso e políticas de privacidade. Na área de educação, produzimos e continuaremos a produzir materiais com algumas informações e dicas sobre as leis de proteção de dados. Além disso, temos times atuando especificamente na temática de segurança

As equipes estão focadas em eliminar possíveis brechas no produto que possam ser utilizadas por usuários maliciosos (como o envio de SPAM) e no desenvolvimento de novas funcionalidades que deem mais poder de escolha aos Leads e segurança aos usuários da ferramenta.

 

Entregas de 2018

O cenário descrito acima resultou em novos recursos no RD Station Marketing entregues ao longo deste ano. Fizemos um compilado para você::

 

  • Dupla Confirmação de Cadastro

A funcionalidade já está disponível e permite a verificação da titularidade de um endereço de email, sem a necessidade do uso de Fluxo de Automação e tags para isso. Se a opção Double Opt-in estiver habilitada, enviamos um e-mail automático após a conversão para confirmar ou não o interesse do Lead no conteúdo da sua empresa. A dupla confirmação garante que novos Leads sejam sempre contatos válidos e engajados, o que mantém a base limpa e atualizada.

  • URL pública do Lead

Este ano, inserimos a opção de desabilitar a URL pública do Lead. Agora, a opção padrão vem desmarcada para proteger as informações dos Leads da conta. Além disso, você terá certeza de que o acesso às informações é humano e não mecânico, graças à inclusão do Captcha, que é mais um recurso para proteger as informações dos Leads em URLs Públicas. Para as contas que estão conosco desde antes de junho de 2018, recomendamos desabilitar a URL pública do Lead.

  • Exportação de conversões e Leads

Nas próximas semanas, apenas emails cadastrados como usuários do RD Station Marketing poderão receber a lista de conversões e Leads. Em breve, você também poderá consultar o histórico das últimas exportações para saber quem e quando realizou a ação.

 

Como empresa, estamos construindo um plano de ação voltado, não apenas para aumentar a segurança e proteção dos dados a nós confiados, queremos ir além. Mais do que a observância aos requisitos mínimos de conformidade com a LGPD e GDPR, buscamos incorporar ainda mais o respeito à privacidade ao nosso pensamento diário e à nossa como empresa .

E sua empresa? Já começou a se preparar?

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