[Guest Post] 8 motivos para incluir posts em áudio na estratégia de conteúdo

Mais de 80% das pessoas não leem tudo o que gostariam na internet. Descubra como aproveitar essa informação na sua estratégia de conteúdo

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Quer saber tudo sobre posts em áudio mas está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo!

 

No primeiro semestre de 2018, o número de empresas no Brasil que publicam blog posts em áudio com frequência mais do que dobrou. A estratégia inovadora vem ganhando espaço no mercado digital desde 2017, surfando a onda do áudio por meio do desenvolvimento de metodologias de marketing digital.

Se antes o problema era o acesso à informação, hoje, a frustração é não dar conta de consumir todo conteúdo que desejamos. Uma pesquisa feita pelo Vooozer questionou exatamente isso e o resultado é inquietante: 83% das pessoas não leem tudo o que gostariam na internet. Isso demonstra que, junto com o interesse por consumir e a frustração de não conseguir, vem a busca por praticidade pautada em novas tecnologias.

Nesse contexto, a metodologia de post em áudio chegou às estratégias de Marketing de Conteúdo para revolucionar a maneira como a informação é disseminada na internet. Os benefícios vão desde engajamento e valorização da marca, passando por SEO, até captura de Leads e aumento das vendas.

O assunto é extenso e por isso separamos o conteúdo em duas partes. Na primeira, você vai descobrir razões para usar audio posts e, na segunda, como implementar a metodologia de posts em Audio Marketing.

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8 motivos para incluir audio posts em sua estratégia de conteúdo

 

1. Mais de 80% das pessoas não conseguem ler tudo o que gostariam na internet

Já falamos sobre isso lá no começo e aqui fazemos um desdobramento simples. Os principais motivos para isso ocorrer são: a falta de tempo ou disposição para ler e o excesso de conteúdo online. Esses desafios são facilmente contornáveis pelo áudio, já que em diversos momentos onde é impossível ler, conseguimos ouvir. Como ao dirigir, andar na rua, malhar, arrumar a casa ou cozinhar.

2. Seu conteúdo está sendo subutilizado

Em linha com o primeiro ponto, se as pessoas estão deixando de ler seu conteúdo, por consequência ele está sendo subutilizado. A alternativa para extrair mais resultados de um mesmo conteúdo é diversificar o formato.

Um exemplo é a Rock Content, empresa parceira RD Station. Depois de começarem a publicar áudio de textos que já estavam bem rankeados, o tempo médio nas páginas aumentou em 10%, ou seja, o engajamento cresceu com o formato alternativo. Isso também aconteceu com artigos que já apareciam nas primeiras posições do Google.

3. Gerar Leads e aumentar vendas

Existem diversas estratégias para gerar mais Leads: Landing Page, formulário, anúncio em mídias sociais e, mais recente, o post em áudio. Além de ser um meio mais prático de consumir conteúdo, o recurso vai ao encontro dos objetivos de marketing: a geração de Leads.

No player de áudio do Vooozer, por exemplo, há uma funcionalidade para que o usuário tenha que incluir um e-mail para liberar a narração do conteúdo. Com o contato em mãos, você segue o fluxo de nutrição do Lead, conduzindo-o até o objetivo final: a venda.

Atualmente, a plataforma de áudio do Vooozer é a única com essa funcionalidade e ainda tem integração com RD Station. Veja como integrá-las em nossa App Store.

4. Fácil e rápido de implantar

Contratando uma solução completa, seu único trabalho é enviar os textos para narração e publicá-los quando estiverem prontos. A publicação é tão simples quanto publicar um artigo em texto, pois não há necessidade de instalar nenhum plugin ou extensão. Apenas cola-se um código embed do player no post e pronto!

5. Inovação sem grandes riscos ou investimentos

O investimento no software e na produção do conteúdo em áudio é baixo dentro de uma estratégia de conteúdo. Um pacote de plataforma de áudio com narração também demanda muito pouco trabalho da sua equipe.

6. Envolvimento da audiência

Uma narração humana envolve e consegue mais tempo da atenção dos visitantes. Dados internos do Vooozer confirmam: em mais de 30% das vezes que alguém começa a ouvir um post em áudio, a pessoa o escuta até o fim.

Quantas pessoas que começam a ler seus textos, realmente terminam de ler? Eu chutaria  um número bem menor. O que nos leva ao próximo motivo.

7. Dados, dados e mais dados

Ao analisar audio posts, é possível saber quantas reproduções completas ou não um conteúdo teve em certo período, quantos Leads foram gerados por cada audio post, entre outros dados. Essas métricas acrescentam ainda mais inteligência na estratégia de conteúdo geral, somando à informação possível de medir no formato texto.

8. Melhoria de SEO

A metodologia de posts em áudio complementa as estratégias de conteúdo tradicionais e ainda torna seu conteúdo mais atrativo. Como vimos no case da Rock Content, oferecer o áudio junto ao texto aumenta o tempo médio na página. Por este ser o 2º principal fator de rankeamento, adicionar audio posts pode melhorar o posicionamento das suas páginas nas buscas orgânicas.

Outro ponto relevante é a variedade de formatos de conteúdo. Este é, inclusive, um dos motivos de existirem posts épicos, com texto, imagens, vídeos, conteúdos incorporados, entre outros. Nessa lógica, adicionar o formato áudio tende a ser mais um ponto a favor.

 

O Audio Marketing ainda é recente e, portanto, oferece uma vantagem competitiva para as empresas que já o aplicam. Com o Vooozer, a Resultados Digitais aumentou sua captura de Leads mensal em mais de 7%.

Quer aumentar seus resultados também? Conte com o time de especialistas do Vooozer para uma consultoria gratuita em Audio Marketing e experimente a integração com o RD Station.

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