Novidade: Pesquisa de Descadastramento no RD Station

Fazer Email Marketing é como começar um novo relacionamento: dependendo da frequência e da qualidade da relação entre duas pessoas, ela pode acabar em casamento - ou simplesmente acabar.

Qualquer pessoa que já tenha passado por um fim de relacionamento – o que engloba, normalmente, qualquer ser humano – sabe que o pior, muitas vezes, não é o fim em si, e sim não saber o real motivo do término.

“Não é você, sou eu” ainda soa muito melhor do que “Não estou afim de você”. No fim, no entanto, nenhuma das duas tentativas responde, verdadeiramente, à pergunta de que por que a relação acabou. E você é deixado se perguntando…

coração partido - descadastramento de email marketing

A boa notícia é que, no Email Marketing, as coisas podem (e devem) ser diferentes. Quando você dispara campanhas para uma base de Leads ou de clientes e eles apertam o temido botão de “Descadastrar”, ainda há uma chance de tirar algo positivo desse fim de relacionamento (e é muito melhor que ligar de madrugada exigindo respostas).

A pesquisa de descadastramento, feita logo após o clique, é opcional, mas pode te ajudar a enxergar os motivos pelos quais seus emails podem incomodar determinados clientes. Essa informação é um poderoso feedback na construção de campanhas melhores e ainda mais relevantes para o seu público.

Pensando na saúde das suas relações (de Email Marketing), adicionamos ao RD Station, a pesquisa de descadastramento. Agora você pode saber o porquê de seus Leads terem se descadastrado dos seus emails e ter, finalmente, um feedback de suas campanhas.

Como funciona?

Assim que o Lead clicar pedindo o descadastramento dos seus emails, na tela de confirmação aparecerá uma pesquisa, que poderá ou não ser respondida:

pesquisa_de_descadastramento_rd_station

Há 4 respostas padrão e mais uma, aberta, caso o Lead queira descrever um motivo diferente dos apresentados. O Lead não é obrigado a indicar o motivo do descadastramento.

E os resultados?

Tanto os Leads descadastrados quanto os respectivos motivos de descadastramento podem ser encontrados dentro de cada campanha criada:

pesquisa_de_descadastramento_rd_station

Lá são exibidos todos os Leads descadastrados e você pode filtrá-los pelo motivo do descadastramento. Além disso, você poderá adicionar tags aos Leads descadastrados ou exportar a lista inteira num arquivo .csv para análise de suas campanhas, clicando no botão Ações > Exportar tabela de Leads.

pesquisa_de_descadastramento_rd_station

 

Saber o que agrada – e desagrada – seus Leads pode ajudar você a aumentar a qualidade das campanhas de email que envia. Muitas vezes, sem saber, você pode estar enviando muitos emails, ou enviando emails que não são relevantes para o público escolhido, e agora tem a chance de corrigir essas ações.

Não que haja motivos para pânico: o descadastramento não é o fim do mundo, nem significa que seu Lead ou cliente não fechará negócios com você. Muitas vezes as pessoas recebem diversos emails e não têm tempo para lidar com todos eles, preferindo fazer uma limpa nos cadastros, ou sentem que recebem emails demais ou que as campanhas não são interessantes.

É aí que entra o desafio: de criar campanhas de email relevantes e que despertem a curiosidade dos seus leitores, satisfazendo essa curiosidade com conteúdo fresco e de boa qualidade. Esse é o segredo de uma relação duradoura. Outro segredo é saber ouvir – e agora você pode ouvir o que seus Leads têm a dizer sobre suas campanhas, usando essa informação como base para suas tomadas de decisão no futuro.

Marcadores:

Deixe seu comentário