Dicas de como melhorar a performance das segmentações do seu RD Station Marketing!

Conheça a configuração que auxiliará na sua Segmentação de Leads e entenda como otimizar a performance do RD Station Marketing com exemplos para se inspirar.????

Segmentar a sua base de leads é uma ação poderosa para nortear a eficiência de suas campanhas de marketing, devido ao direcionamento de comunicação e ação para um grupo com características semelhantes. Isso pode aumentar o engajamento, a taxa de abertura e oferece uma experiência melhor para o usuário.

Neste artigo apresentamos dicas práticas e estratégias eficientes para otimizar suas segmentações e como essa ação pode melhorar a performance do seu RD Station Marketing. Iremos falar especificamente do operador “Contém” – uma funcionalidade da segmentação da base de Leads.

Vem aqui que a gente te conta! ????

O que significa a função “Contém” na segmentação de Leads?

No RD Station Marketing é possível criar diversos tipos de segmentações com as funcionalidades existentes para que possa personalizar o público de suas campanhas. Uma dessas funcionalidades é o “Contém”.

O “Contém” serve para facilitar a busca em textos, agrupando Leads por uma palavra-chave. Por exemplo, se você lançou 3 produtos novos e quer fazer uma campanha de engajamento com as pessoas que converteram na Landing Page de lançamento. Neste caso, uma das possibilidades de criar essa segmentação de leads com 3 condições diferentes é através do agrupador “OU”, conforme exemplo abaixo:

Ao invés de segmentar com o agrupador “Ou”, é possível substituí-lo pelo operador  “Contém” e agilizar esse processo. Isso porque ao invés de criar 3 condições diferentes, você cria uma única condição para agrupar as 3. Observe a imagem abaixo:


A segmentação com o operador “Contém” pode ser uma grande aliada em sua estratégia, porém é importante utilizá-la no momento certo.

Quando o operador “Contém” é aplicado em bases de Leads com grande volume de dados, a segmentação demora mais para retornar o resultado, em certos casos chega a ser até 20 vezes mais lento. Portanto, se a sua conta tem um grande volume de dados ou se você nota alguma demora na criação de segmentações, reavalie a utilização do contém. Existem casos onde é melhor trocar o “Contém” por outro operador, para obter o mesmo resultado na segmentação de leads de forma mais rápida!

Dicas de quando utilizar o “Contém”

O “Contém” é ideal para ser usado quando você quer reunir uma característica comum entre 5 ou mais conversões, domínio de e-mail e outros cenários que façam sentido para unir esses leads. Sendo assim, vale a pena a esperar pelos resultados.

Para ajudar, veja abaixo dois principais casos onde o “contém” é frequentemente usado, mas poderia ser substituído, e consequentemente, ser mais ágil e rápido na busca de Leads na sua base.

1. Altere conversões de “Dados de conversão” para “Converteu”:

Vamos imaginar que você queira saber quais leads converteram em um evento ou campanha específica. Neste caso, uma boa dica de segmentação é utilizar a opção “Converteu” ao invés de “Dados de conversão > Identificador > contém > ‘Nome da Campanha’ ” na segmentação. 

É mais fácil, pois não precisa nem digitar o nome do evento, basta procurar na lista de eventos de opções disponíveis, conforme imagem abaixo.

A consulta acima traz o resultado 20 vezes mais rápido do que se fosse feito conforme a consulta abaixo com o operador “Contém”:

Até mesmo a consulta com o operador “Igual a” é 20 vezes mais rápida do que a mesma consulta usando o operador “Contém”.

2. O RD Station Marketing é case insensitive

O RD é case insensitive, ou seja, não importa se você colocar “Analista”, “analista”, “AnaLIsta” ou até “AnAlIsTa”. Para o RD Station Marketing tudo é “analista”, com letras minúsculas, e vão retornar com o mesmo resultado. Sendo assim, se você precisa buscar por uma palavra-chave específica em sua segmentação, basta deixar com a escrita real conforme imagem abaixo:

Não há necessidade de inserir essas variáveis ao buscar por um termo específico como “Analista”.

Conclusão

O operador “Contém” traz conveniência e permite montar casos de uso que serão muito complicados adicionar um a um. Porém, esta facilidade vem ao custo de demorar mais. 

O uso irrestrito do “Contém” em todas as segmentações pode deixar o resultado das pesquisas mais lento, chegando em casos de demorar mais de 20 vezes mais do que outros cenários. Use somente quando não tiver outra forma de fazer.

Nossas principais dicas são essas duas, pois foram as que mais vimos em uso! Mudamos esses casos acima em contas de cliente e melhorou muito a rapidez das buscas. Tem mais alguma dica que não falamos aqui? Comenta abaixo!

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.