Fluxos Paralelos no RD Station

Para permitir que mais de um Fluxo de Automação aconteça ao mesmo tempo, criamos o que chamamos de Fluxos Paralelos. Veja como funciona em nosso blog!

Um dos desafios do profissional de Marketing é, muitas vezes, de forma autônoma e com time reduzido, conseguir se comunicar de maneira eficiente e objetiva com todos os Leads em diferentes fases no Funil de Vendas.

Gerenciar esses clientes sem a ajuda de uma ferramenta de Automação de Marketing se torna uma tarefa muito difícil. Afinal, essa não é a única atividade pela qual o Marketing é responsável. Como forma de resolver essa questão, foram criados, há pouco mais de um ano, os Fluxos de Automação.

Fluxos de Automação e Fluxos de Nutrição

No início do RDStation, os Fluxos eram voltados exclusivamente para nutrir Leads com conteúdos diferentes para cada fase da jornada de compra. Por isso, eram chamados Fluxos de Nutrição.

Com a evolução da plataforma, percebeu-se a necessidade de fazer mais do que apenas automatizar o relacionamento via email com os Leads, mas também criar ações que auxiliam na otimização do funil. Hoje, com Fluxos de Automação, é possível automatizar ações de qualificação do Lead no funil e ações para as equipes de venda, como distribuir oportunidades entre vendedores. Por esse motivo, mudamos o nome da funcionalidade de Fluxos de Nutrição para Fluxos de Automação.

Para um Lead não receber, simultaneamente, conteúdos de diferentes estágios da Jornada de Compra, tornando a comunicação confusa, criamos o conceito de prioridade. Assim, quando o Lead atinge a condição de entrada de dois ou mais Fluxos de Automação, ele percorrerá apenas o fluxo de maior prioridade.

As prioridades dos fluxos atendem muito bem à nutrição de Leads. Porém, existem muitos casos em que há necessidade de se ter mais de um Fluxo de Automação acontecendo ao mesmo tempo. Um caso clássico são “tarefas independentes”, como, por exemplo, seguir um lead no Twitter no momento que ele se cadastrar sem ter que parar um Fluxo de Nutrição.

Para permitir que mais de um Fluxo de Automação aconteça ao mesmo tempo, criamos o que chamamos de Fluxos Paralelos.

O que são Fluxos Paralelos?

Fluxos Paralelos são fluxos onde os Leads sempre entrarão quando atingirem sua condição de entrada, independente da prioridade de outros Fluxos. Consequentemente, um Lead pode estar, ao mesmo tempo, em diversos Fluxos Paralelos.

Com os Fluxos Paralelos, é possível, por exemplo, criar um Fluxo de Automação para todos os Leads com “Lead Scoring com perfil A” e executar diversas ações como, por exemplo, marcar o Lead como “oportunidade”, notificar a equipe de vendas, encaminhar o Lead para o CRM do cliente, sem que o Fluxo de Nutrição seja interrompido.

Como utilizar?

Primeiramente, para utilizá-lo, você precisará acessar no menu superior do RD Station: Relacionar > Automação de Marketing.

No cadastro do seu Fluxo de Automação, selecione Fluxo Paralelo. O restante da configuração do fluxo continua igual ao que você já fazia anteriormente.

fluxos paralelos no RD Station

Lembrando que você ainda pode continuar utilizando os Fluxos com prioridade: eles garantem que o Lead, ao atingir mais de uma condição de entrada, seja retirado do Fluxo com menor prioridade e inserido no fluxo mais prioritário.

Recomendamos que você utilize os fluxos paralelos para automações de marketing, e não para envio de emails. Lembrando que o ideal, segundo boas práticas de email marketing, é enviar no máximo 2 emails por semana para o mesmo Lead.

Se tiver qualquer dúvida sobre a utilização dos fluxos, consulte nossa Central de Ajuda. Também fique à vontade para sugerir melhorias ao RD Station. Sempre levamos em consideração as opiniões e sugestões deixadas em nosso formulário; elas são essenciais para melhorar a sua experiência e desenvolver o nosso software.

Marcadores:

Deixe seu comentário