Como a Rock Content dobrou as vendas com Marketing Digital

Desafio

Com uma presença digital bastante tímida, a Teclan – empresa de atuação nacional que provê soluções completas para a automação das operações de contact centers – realizava apenas uma ação para impactar seus clientes em potencial: o envio de email marketing. Algum tempo depois, percebeu que estava perdendo oportunidades por deixar de investir em outros canais digitais.

 

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A empresa traçou, então, alguns objetivos bem definidos para a implantação de novas estratégias de marketing digital: tornar-se referência em sua área de atuação por meio da construção de uma audiência sólida, melhorar a geração de Leads e, por consequência, incrementar as vendas. O desafio foi lançado e a empresa passou, então, a procurar formas de superá-lo.

Solução

Em junho de 2012, a Teclan contratou o RD Station. Após as primeiras interações com a plataforma e com a consultoria prestada pela equipe da Resultados Digitais, a empresa deu o primeiro passo para atingir o objetivo de tornar-se uma referência na área. Como a produção de conteúdo seria essencial para mostrar seu conhecimento ao mercado e conseguir alcançar uma posição de expert no tema, a empresa iniciou a criação de um blog, um opcional do RD Station. Com isso, logo pôde intensificar a produção de conteúdo, que passou a ser publicado duas vezes por semana. Criou, então, perfis no Twitter e no Facebook, abastecidos com materiais publicados no blog e agendados via RD Station. Depois, investiu na produção de conteúdos mais consistentes sobre sua área de atuação, como eBooks e whitepapers. E, para transformar os visitantes do site em Leads (o segundo objetivo da empresa), disponibilizou esses materiais educativos em Landing Pages criadas no RD Station, exigindo o preenchimento de um formulário para a realização do download e mantendo as informações arquivadas na base. Os resultados já agradaram a empresa, mas como forma de amplificar a geração de Leads no curto prazo, houve também um investimento em melhorias para as ferramentas de buscas. Usando o Painel de Palavras-chave, a empresa conseguiu orientar a otimização de suas páginas (SEO) e investimentos em AdWords. Para o terceiro objetivo, que é incrementar as vendas, a Teclan buscou manter um relacionamento próximo com os Leads e a equipe de marketing iniciou o envio de uma newsletter mensal. Todo o histórico de conversões, emails enviados e interações em mídias sociais com cada potencial cliente ficou disponível como munição para o momento de contato do time de vendas. Por fim, a empresa sempre buscou avaliar os resultados, tanto para reportar à diretoria quanto para realimentar o loop de ações com o feedback do que está funcionando e o que não está. Toda a parte de análise do software foi útil para isso e permitiu avaliar qual era a origem dos Leads e que estratégias estavam garantindo os melhores resultados. “O software ajudou a unificar as tarefas de marketing digital. Por ser uma ferramenta simples, permite monitorar os resultados de forma mais rápida e produtiva”, afirma Eduardo Zilli Hädrich, assessor de marketing da Teclan.

Resultado

rock content logodiego gomes rock content 2“A consultoria foi importante não só para mostrar como utilizar a ferramenta, mas também para entender a importância do marketing de conteúdo. O RD Station nos auxiliou a gerar volume de visitas, a conquistar novos Leads, mas, sobretudo a construir uma visão estratégica do marketing digital”. Eduardo Zilli Hädrich, assessor de marketing da Teclan.

Uma das conquistas da Teclan foi garantir melhor posicionamento nos resultados de busca do Google para as palavras-chave definidas no Painel – hoje são 19 termos relevantes para o seu negócio que aparecem na primeira página. A empresa cumpriu, ainda, o objetivo de tornar-se referência no mercado em que atua por meio dos materiais oferecidos. “Temos vários concorrentes. Somos a única empresa do ramo com um blog em português com conteúdo sobre nossa área de atuação”. Como consequência, as estratégias proporcionaram o fortalecimento da marca e do mind share. Ao conquistar maior interação com o mercado, engajamento e compartilhamento das informações pelo público-alvo e pela mídia especializada -, a Teclan cativou uma audiência fiel. Houve um incremento de 232% na audiência total da empresa (Leads, assinantes do blog e seguidores em mídias sociais) desde o início da estratégia, em janeiro de 2012. Como resultado deste trabalho, a empresa viu seu faturamento aumentar com a chegada de novos clientes. A responsabilidade do marketing digital nesse resultado foi grande: metade das empresas que começaram a contratar seus serviços em fevereiro chegou à Teclan impactada pelas novas estratégias implantadas com o RD Station.

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