Como a Netprecision aumentou em 3x a geração de Leads para personas específicas e técnicas

A Netprecision fornece softwares de gestão de documentos voltados a projetos de engenharia. Presente no mercado desde 2002, a empresa catarinense atua na modalidade de Software como Serviço (SaaS) por meio do fornecimento do KeepControl ECM. A solução atende a empreendimentos de médio a grande porte cujo volume de documentos é elevado. Como a maioria dos projetos de engenharia tem um período de duração pré-determinado, a tendência é de que os próprios engenheiros façam a recomendação do uso do sistema assim que um novo projeto é iniciado. Como resultado desse processo, a maioria absoluta das vendas da empresa era feita por indicação. Foi para alterar essa lógica no processo de vendas que a empresa buscou o Marketing Digital. O principal objetivo era atuar de forma mais ativa na prospecção de clientes com o apoio do RD Station. [case_data]

Como atrair um público tão segmentado?

O desafio era conseguir atrair gestores e profissionais com alto poder de decisão em um nicho formado principalmente por engenheiros da área elétrica, civil e mecânica. O conteúdo seria disseminado a profissionais atuantes no segmento de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Além do público segmentado, havia outro desafio. Apesar de os profissionais enxergarem a necessidade de melhorar o processo de gestão, poucos sabiam da possibilidade de usar um software para otimizar esse processo.

A empresa produziu um conteúdo de topo de funil para educar o público e, assim, conscientizar os profissionais sobre os benefícios do uso de um software para gestão de documentos em projetos de engenharia.

Para divulgar o material, a principal estratégia escolhida foi a postagem em grupos do Facebook e, principalmente, do LinkedIn, já que não havia um número significativo de buscas no Google pelas palavras-chave do setor.

Por se tratar de um grupo bastante restrito com um alto nível de instrução e pelo fato de a empresa ter poucos seguidores nas redes sociais, num primeiro momento o público-alvo não foi atingido. Por isso, a postagem em grupos se fazia ainda mais necessária.

Mesmo após algumas postagens em grupos, a geração de Leads não era expressiva e os Leads não tinham perfil para se tornarem futuros compradores. A grande mudança foi a forma de procurar os grupos e selecioná-los.

Solução

  1. Usar a ferramenta de busca do LinkedIn para encontrar os profissionais de engenharia em cargo de gestão. Em vez de buscar pelos grupos de engenharia elétrica, buscar por engenheiros eletricistas;
  1. Entre os resultados, entrar no perfil do LinkedIn de pessoas com cargos compatíveis com a persona;
  1. Verificar de quais grupos eles participam e, assim, encontrar os grupos mais específicos.

Sidara Camacho, consultora de novos negócios da Netprecision, case RD Station

 

Sidara Camacho

Consultora de Novos Negócios

“O apoio da Consultoria do RD Station foi fundamental para a inserção da Netprecision no Marketing Digital, especialmente pela especificidade do nosso negócio. Embora estejamos iniciando nossa jornada, já é possível confirmar que o Inbound Marketing traz resultados independentemente do público e do serviço prestado.”

Resultados

Buscar por grupos do Linkedin com perfis a princípio coerentes com o da empresa mostrou-se ineficiente. Como o que importa é, no fim, atingir uma pessoa com cargo específico, a estratégia de buscar pelo perfil da persona e, então buscar os grupos dos quais ela participa acabou sendo essencial para alcançar os resultados de geração de Leads.

Vários engenheiros que atuam em cargos de gerência estavam no grupo Energy Brasil, enquanto os estudantes de engenharia estavam no grupo Engenharia Elétrica.

Com uma mudança simples na busca, em cerca de 10 dias a Netprecision triplicou o número de Leads gerados por postagens em grupos do LinkedIn e, agora, os Leads possuem um perfil muito parecido com seus atuais clientes.

Com essa estratégia foi possível atrair a atenção de gestores na internet ao buscar pelo canal certo. Muitas vezes, para encontrar a solução, é preciso fazer o caminho reverso: pensar no resultado a ser alcançado e trilhar o caminho até o momento atual. Uma simples mudança de estratégia pode ser a diferença entre alcançar esses resultados ou continuar dando tiros no escuro.

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.