Estudos de caso

Veja aqui como nossos clientes de diversos segmentos vêm obtendo resultados melhores e mais consistentes em Marketing Digital.

Como a iClinic cresceu 250% em 2015 com ajuda do Marketing Digital

O iClinic é um software de gestão para clínicas e consultórios médicos de pequeno a médio porte, de todas as especialidades. O software faz toda a parte de gestão, desde agendamento de consultas, lembrete por mensagens de texto, prontuário eletrônico customizável, prescrição eletrônica e até controle financeiro da clínica.

A startup começou como um projeto da faculdade de informática médica de Felipe Lourenço, mas apenas em 2012 o projeto ganhou vida. Sentindo necessidade de um software de gestão médica no mercado, Felipe criou o iClinic. Após a aceleração da Rockstart, na Holanda e no Vale do Silício, os sócios voltaram ao Brasil para focar na empresa.

654%

mais Leads gerados

250%

de crescimento em 2015

20%

das vendas via RD Station

logo-iclinic

Sobre a iClinic

A iClinic é uma empresa que oferece um software de gestão para clínicas e consultórios médicos de pequeno a médio porte. O iClinic faz desde agendamento de consultas, lembrete por mensagens de texto, prontuário eletrônico customizável, prescrição eletrônica e até controle financeiro da clínica.

O problema

Até 2014, a empresa mantinha apenas um blog e comunicação com os clientes era feita por emails transacionais, enviados pelo próprio sistema iClinic. A maneira de gerar Leads era por meio de um formulário no site para 14 dias de teste grátis do sistema.

A segmentação desses Leads gerados era feita manualmente, em planilhas no computador. Não havia uma nutrição que encaminhasse o potencial cliente pela jornada de compra da empresa, levando-o a fechar vendas, nem havia um relacionamento muito próximo entre a iClinic e seus clientes e Leads.

Muitos potenciais clientes do iClinic faziam de fato o teste gratuito mas não fechavam a venda, principalmente por falta de entendimento de tudo que poderiam extrair de benefícios da ferramenta. Como não era feita nenhuma nutrição, o próprio contato com esse Lead se perdia e não era mais retomado.

Assim, quando Felipe começou a estudar a fundo Marketing Digital, percebeu que era preciso levá-lo para um próximo nível. Depois de fazer benchmarking em outros países, ele entendeu a necessidade de fazer marketing de conteúdo e criar fluxos de nutrição de Leads e clientes da iClinic. Foi aí que buscou por uma ferramenta que pudesse fazer tudo isso num só lugar a um preço acessível – e encontrou o RD Station.

A solução

Assim que viraram clientes, a primeira coisa que fizeram no RD Station foi criar e setar os fluxos de nutrição. Criaram fluxos de nutrição para clientes em onboarding, de forma a ensiná-los a usufruir da ferramenta com todo o seu potencial. Feito isso, passaram a produzir Landing Pages, materiais ricos, trilhas de dicas por email e fizeram integrações para mandar Leads e clientes para os fluxos de automação.

O primeiro material criado foi feito em parceria com a MD na Prática e era um Guia Gratuito de Como Montar um Consultório Médico. O ebook abordava temas desde a escolha do local até o regime de tributação dos consultórios e era divulgado em posts no blog.

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Outro material de muito sucesso criado pela iClinic e divulgado pelo RD Station foi um Mini Curso em Marketing Médico:

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Tales Buonarotti iclinic

Tales Buonarotti

Head of Marketing and Sales

“Ter tudo num lugar só - Landing Pages, formulários, emails de nutrição - sem dúvidas foi crucial para crescermos rápido. Nas fases iniciais, quando a empresa não tinha nada, foi essencial para tirar resultados dos conteúdos criados e mandá-los para as pessoas certas, para atingir o público certo.”

Resultados

No curto prazo, os resultados não foram tão visíveis para o iClinic. No entanto, no médio a longo prazo, eles começaram a aparecer:

O número de Leads gerados cresceu 654% de 2014 para 2016. Em 2015, a empresa cresceu 250%, e a projeção é de 250% de crescimento em 2016 também. Hoje, 20% das vendas são feitas via RD Station com a ajuda dos fluxos de automação. Esses fluxos são constantemente atualizados, para deixar a experiência do Lead ainda mais completa, com conteúdos mais recentes e proveitosos.