Como a E-Dialog dobrou seu faturamento com Inbound Marketing

Criada em 2010 e com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Juiz de Fora, a agência E-Dialog Comunicação Digital é especializada em Inbound Marketing e Gestão de Redes Sociais para pequenas e médias empresas em todo o país. Nos últimos anos, com o crescimento da agência e da área comercial, foi identificada a necessidade de adotar uma estratégia que ajudasse a gerenciar melhor as oportunidades de captação e abordagem de novos clientes. Assim, em Maio de 2014 a E-Dialog contratou o RD Station para iniciar o Inbound Marketing da agência. A estratégia deu tão certo que, atualmente, a E-Dialog usa o RD Station também com foco na divulgação de seus cursos de marketing digital e na atração e contratação de novos talentos para trabalharem na agência. [case_data]

Além disso, a E-Dialog decidiu também ampliar a cartela de serviços oferecidos aos clientes. Até então, a empresa oferecia soluções apenas na área de Gestão de Redes Sociais com foco em branding e performance e, a partir de agosto de 2015, iniciou o serviço de Inbound Marketing como parceira da Resultados Digitais, atingindo o título de Parceiro Silver.

O problema

Até 2014 a captação e abordagem de Prospects era realizada utilizando o Google Adwords, estratégias de SEO e de divulgação nas redes sociais como meios de atração para o blog e site, a fim de despertar o interesse dos potenciais clientes em entrar em contato para solicitar uma proposta comercial. A equipe comercial da E-Dialog era reduzida e, portanto, era necessário gerar mais leads qualificados e aproveitar melhor o site para captação de clientes, esse era o grande desafio.

Com o crescimento da empresa, tais ações se mostravam insuficientes, visto que o blog mantinha uma média de acessos abaixo de 5 mil visitas mensais e os custos com Adwords só aumentavam, tornando-se insustentáveis a longo prazo.

O conteúdo do blog também não estava estruturado para ser um suporte à estratégia da área comercial. Normalmente eram publicados artigos de notícias relevantes da área, mas sem entender a jornada de compra do cliente. Além disso, não havia nenhuma estratégia de captação de leads ou maneira ativa de incentivar o potencial cliente a entrar em contato e também não havia relacionamento com quem visitava o site.

A Solução

Persona

A partir da contratação do RD Station, o primeiro passo foi o mapeamento da persona ideal, com base nos perfis de clientes atuais da empresa.

O blog

Os artigos do blog passaram a ser mais assertivos à medida que estudos relacionados a cada etapa da jornada de compra foram sendo realizados. Assim, a estratégia de marketing de conteúdo, que antes abrangia em sua maioria conteúdos de topo de funil, começou a abordar as outras etapas também. Todos os artigos possuem atenção especial ao SEO.

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Ao final de cada artigo há um call to action para todos os materiais ricos:

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Segmentação e qualificação de leads

Por meio dos materiais ricos e de uma série de ações que qualificam os leads, é realizada uma segmentação por tipo de produto/serviço mais provável que o potencial cliente tenha interesse. Essa estratégia hoje é uma das principais no auxílio ao roteiro de abordagem que a equipe comercial utiliza.

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Os Resultados

Nos últimos 24 meses, a E-Dialog teve um aumento de 119% no faturamento da agência.

Hoje, 35% dos novos clientes chegam via Inbound Marketing.

O Ticket médio aumentou 25%.

A média mensal de acessos ao site saltou de 5.000 para 20.000 visitas. O volume de leads, que antes era na faixa de 10 por mês – a maioria de final de funil, saltou para mais de 400 por mês – incluindo topo, meio e fundo de funil.

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Foram desenvolvidos novos produtos, que hoje representam 15% do faturamento da agência, com foco em Mídias Sociais (reportei.com)

As landing pages passaram a ter taxas de conversão de, em média, 60%:

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Renan Caixeiro

Sócio-diretor da E-Dialog Comunicação Digital

“Senti que com o suporte e o know how da RD a gente conseguiria executar nossas ações comerciais de forma mais ordenada. Redesenhamos todo o nosso modelo e processo de vendas. Logo a área começou a ver os resultados de Inbound e estruturar dentro da empresa o conhecimento e isso nos possibilitou ter uma equipe exclusiva para trabalhar oferecendo também o serviço de Inbound Marketing para os clientes.”

 

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