HISTÓRIAS DE SUCESSO

Como a Syhus se tornou referência no setor e expandiu seus negócios com ajuda do marketing digital

    • Tamanho
      • Pequena
    • Segmento
      • Financeiro/Contábil
    • Solução
      • Ser referência
    • Tipo
      • B2B
    • Atuação
    • Produto utilizado
      • RD Station Marketing

SOBRE A EMPRESA

A Syhus é uma empresa de contabilidade especializada em startups e empresas de tecnologia, estabelecida em Campinas. Como a maioria dos negócios B2B, a venda dos serviços tem um ciclo longo. Por se tratar de um serviço financeiro/contábil, a complexidade é ainda maior, pois é necessário conquistar a confiança do potencial cliente. O nicho de […]

Quote-left

Através do Inbound Marketing e das automações, ganhamos agilidade, demonstramos de forma simples nossos diferencias para o mercado e interagimos com nossos clientes. Ou seja, o RD Station facilitou demais nossos processos de Marketing e do time de Vendas.

Cristiano Freitas

Sócio

A Syhus é uma empresa de contabilidade especializada em startups e empresas de tecnologia, estabelecida em Campinas. Como a maioria dos negócios B2B, a venda dos serviços tem um ciclo longo. Por se tratar de um serviço financeiro/contábil, a complexidade é ainda maior, pois é necessário conquistar a confiança do potencial cliente.

O nicho de mercado atendido pela empresa é bem específico e relativamente novo. São empreendedores que necessitam e buscam informações constantemente. Existem muitas dúvidas sobre os temas e muitas vezes é difícil encontrar informações precisas.

Dentro desse contexto, a Syhus identificou que o marketing de conteúdo era o melhor caminho para gerar autoridade e se estabelecer como uma referência no seu mercado. O trabalho de marketing digital da empresa começou em novembro de 2013, com a criação de um blog. O objetivo era encontrar uma forma eficiente de atrair novas oportunidades de negócio e aumentar o número de vendas através de sua estratégia digital. Para alcançar esse resultado, a Syhus contratou o RD Station e iniciou o trabalho de geração de Leads, gestão da base de contatos e relacionamento.

Rapidamente o marketing digital provou-se um investimento com retorno previsível e a empresa se tornou referência no setor, fechando vendas para grandes players do setor e expandindo os negócios para outras cidades, como São Paulo e Belo Horizonte. Alguns resultados alcançados foram:

A Solução

A estratégia da Syhus segue perfeitamente os conceitos do funil do marketing: atrair, converter, relacionar e vender. A atuação nessas 4 fases alimenta a engrenagem do marketing digital e mantém o crescimento da empresa.

Atualização recorrente de conteúdos no blog

Como citado, a empresa identificou que a produção de conteúdo é parte essencial da estratégia. O blog é atualizado semanalmente e os materiais ricos são lançados com recorrência. Mais do que uma forma de atrair visitantes e leads, o conteúdo é visto como um ativo da empresa.

Dentro do blog, muitos conteúdos são apresentados em blocos, ou seja, assuntos mais complexos, que podem ser aprofundados, são divididos em posts sequenciais. Essa divisão permite o uso de diferentes keywords para um mesmo assunto, ajudando a empresa a se posicionar como referência.

Lançamento de materiais ricos em comarketing

Para gerar leads, constantemente a Syhus lança materiais ricos (ebooks e guias) voltados para o seu público.

Uma das estratégias utilizadas pela empresa para alcançar um público qualificado é lançar esses materiais em comarketing com empresas e organizações que são referência no setor (Startupi, Liga Empreendedora, Sensedia, Superlógica, Conta Azul, etc).

Esse tipo de ação beneficia diretamente as organizações envolvidas, uma vez que elas divulgam para suas bases de leads e visitantes, aumentando naturalmente o alcance das publicações.

Landing Page

Automação de marketing

A nutrição dos leads ajuda a educar os leads de acordo com o momento e necessidade. Por exemplo, um lead que fez download do Ebook “Como iniciar e registrar sua Startup” entra em um fluxo de emails e recebe mais conteúdos sobre o tema, que o ajuda nos primeiros passos da criação da empresa. Por outro lado, um lead que faz download do “Guia Fluxo de Caixa”, recebe uma série de links para posts no blog da Syhus e então é convidado a preencher um formulário para tirar dúvidas contábeis.

Como a empresa está sempre captando novos leads – com diferentes necessidades – a automação de marketing permite utilizar o grande acervo de conteúdos para prepará-los e conduzi-los até o momento de contratar o serviço

Integração de formulários

Os formulários de contato para serviços específicos presentes dentro do site permitem identificar oportunidades e leads qualificados. Esses leads entram em fluxos de automação que imediatamente marcam e notificam o dono do lead, que pode consultar as atividades do lead no RD Station para saber os materiais que o mesmo já consumiu. Esse passo faz com que a abordagem seja mais natural e gera abertura para a conversa.

Através do Inbound Marketing e das automações, ganhamos agilidade, demonstramos de forma simples nossos diferencias para o mercado e interagimos com nossos clientes. Ou seja, o RD Station facilitou demais nossos processos de Marketing e do time de Vendas.

Os Resultados

Rapidamente o marketing digital provou-se um investimento com retorno previsível e em menos de 6 meses a empresa se tornou referência no setor, fechando vendas para grandes players do setor como Rock Content, Sympla e AB Startups. Além disso, a Syhus expandiu os negócios para outras cidades, como São Paulo e Belo Horizonte. Do total de vendas de 2015, mais de 50% foi realizada via inbound e, dessas vendas, quase metade veio através de busca orgânica

Desde o início dos trabalhos de marketing digital, a empresa experimentou um crescimento bastante significativo em número de visitantes e tráfego de busca orgânica. Além disso, consolidou o modelo Inbound, aumentando rapidamente as vendas.

Pra mim o RD Station é a ferramenta indispensável no crescimento da Syhus e para o uso e aplicação do Marketing Digital de forma eficiente. Quebramos barreiras de venda e entendemos melhor o comportamento de nossos clientes ou prospects.

O crescimento do número de visitantes únicos no último ano foi de 437 em abril de 2014 para 7559 em março de 2015:

Gráfico Syhus

O tráfego orgânico também passou por uma evolução, tendo um aumento de mais de 20 vezes no número de visitantes únicos vindos através desse canal no período:

Gráfico Syhus

O total de Leads gerados ao longo do primeiro ano passou de 29 em maio de 2014 para 4970 em março de 2015.

Gráfico de Leads da Syhus

Um fator muito importante na estratégia de marketing digital é a rotina da Syhus para atualizar leads qualificados, oportunidades e vendas no RD Station. Isso permite ao escritório ter uma visão clara das ações mais eficientes para gerar novos negócios e continuar evoluindo na sua estratégia de marketing digital.

Gere mais leads, vendas e clientes para o seu negócio

Junte-se a mais de 40.000 empresas e Teste Grátis o RD Station Marketing, a ferramenta de automação de Marketing número 1 da América Latina.

Replique estes resultados na sua empresa.