Compartilhando Sucesso: Weasy

Saiba como a Weasy utilizou automação de marketing para fechar 87% mais vendas numa data super especial.

Morando em um apartamento pequeno com duas cachorras e um bebê a caminho, Fábio Carvalho e Lara Lorga não estavam dando conta da rotina de limpeza e higienização da casa, gastando muita água e produtos para evitar sujeira e mau cheiro. Além disso, o tempo que passavam na limpeza reduzia o tempo de qualidade que poderiam despender às filhas de quatro patas.

Pensando em aproveitar melhor a companhia das cachorras e viver de forma mais sustentável, o casal buscou no mercado uma solução que atendesse essa necessidade, porém não obteve sucesso. Assim, há um ano e meio, decidiram desenvolver a própria solução: um banheiro inteligente com sistema de descarga para cachorros, o Weasy.

Ele mudou tanto a nossa vida que despertou o interesse de amigos e conhecidos, que nos encorajaram a investir neste projeto: a solução pessoal se transformou em algo disponível para outros amigos, famílias e tutores. Patenteamos e passamos a desenvolver o produto em pequena escala. 

– Lara Lorga, co-fundadora da Weasy

O problema

Assim, o casal passou a produzir o banheiro inteligente em larga escala, e o produto ficou ao alcance de qualquer consumidor. O time da Weasy cresceu, mas levar a solução a conhecimento de um público ainda maior mostrou-se um grande desafio.

De acordo com IBGE (PNS 2013), 44,3% dos lares brasileiros têm pelo menos um cão – o que totaliza mais de 52 milhões de cachorros, um tamanho de mercado bastante expressivo. O site da Weasy já tinha em torno de 60 mil visitantes por mês, no entanto, ainda assim, a conversão no site não passava de 1%.

Além disso, o banheiro inteligente demanda que o cachorro seja acostumado a um novo hábito, porém, com as vendas aumentando, ficou muito complicado realizar o treinamento com todos os novos clientes, adaptando-o de acordo com características de cada cachorro.

Fábio e Lara sabiam que o principal diferencial da Weasy no mercado deveria ser o relacionamento com o cliente, principalmente no pós venda. Ao conhecer a Resultados Digitais por meio de conteúdos sobre como engajar e fidelizar clientes, o casal viu no RD Station Marketing a possibilidade de automatizar a comunicação sobre treinamento para todos os clientes, de forma segmentada – garantindo economia de tempo e novas possibilidades de relacionamento para a empresa.

Ações implementadas

Durante as primeiras semanas de uso da plataforma, o maior desafio da Weasy era gerar leads qualificados e desenhar uma ação que unisse topo de funil, meio e fundo de funil. A ideia era fazer com que novos leads caminhassem pela jornada de compras, se tornassem clientes e, então, passassem para o relacionamento pós venda.

Na semana de dia das mães, a equipe encontrou uma ótima oportunidade para testar a estratégia de unir as etapas do funil. Como o público da Weasy é apaixonado por seus filhotes caninos, a equipe decidiu lançar a campanha “Que tipo de mãe de cachorro você é?”.

O objetivo da campanha era a geração de leads qualificados. Para a Weasy, um lead qualificado é aquele que tem um cachorro em casa. No entanto, era essencial coletar mais informações sobre o potencial cliente, uma vez que um perfil mais completo desse lead garantirá uma melhor comunicação e um maior entendimento de sua dor.

A estratégia pedia um conteúdo que fosse de interesse do público e combinasse com a data de dia das mães. O formato de conteúdo definido foi um quiz, com perguntas levariam ao perfil de mãe de cachorro de cada lead. Para acessar o quiz, o visitante precisava preencher uma landing page.

Eu fiquei com medo quando vi a funcionalidade de landing page, achei que ia ser muito difícil criar, que não ia dar para customizar do que jeito que eu gostaria e eu fiquei bem surpresa, muito feliz de ver que ela é modular, é muito fácil de deixar com uma cara bonita, fiquei muito feliz de verdade.

– Ana Cossermelli, design & criação na Weasy.

Essa foi a landing page desenhada para a campanha:

campanha weasy dia das mães - que tipo de mãe de cachorro você é - landing page

Após preencher a landing page e responder as perguntas do quiz, o lead recebia seu resultado. Enquanto isso, por meio da automação de marketing, um email já era encaminhado para ele com um cupom de 10% de desconto para adquirir o banheiro inteligente.

campanha weasy dia das mães - que tipo de mãe de cachorro você é - email marketing

O botão de CTA “use seu cupom na loja” encaminhava o lead diretamente para a página de compras, assim como o hiperlink da imagem – algo que muitas empresas ainda esquecem de fazer.

Por fim, para que a estratégia desse resultado, era necessário divulgar a campanha. A Weasy lançou mão de diferentes canais, principalmente as redes sociais Facebook e Instagram. Além dos canais orgânicos, a Weasy também utilizou mídia paga, direcionada para as personas pré-definidas durante a elaboração da estratégia.

campanha weasy dia das mães - que tipo de mãe de cachorro você é - facebook                campanha weasy dia das mães - que tipo de mãe de cachorro você é - instagram

O próprio quiz já contava com algumas perguntas chave, que ajudavam a equipe a gerar insights para a jornada de nutrição daqueles leads que não efetuaram a compra durante a campanha de dia das mães. A ideia era montar uma base de leads qualificada para futuras ações de marketing digital.

Estamos super tranquilos em trabalhar pelo RD Station, porque sempre tem uma solução que dá para puxar pela plataforma e há uma tendência de fazer tudo por ela. O diferencial é o atendimento que recebemos da equipe da Resultados Digitais, que sabe o que está falando e nos trata como gente, sem a frieza de uma equipe comercial. Isso faz toda a diferença e dá vontade de usar cada vez mais.

– Amanda Talhari, estratégia e criação na Weasy

O resultado

Em sete dias no ar, a campanha já havia gerado mais de 3.000 leads, com uma taxa de conversão da landing page de mais de 60%:

resultados landing page weasy - que tipo de mãe de cachorro você é

A Weasy já havia testado ações semelhantes no passado, oferecendo cupons de desconto nas redes sociais. Em 2017, a campanha de dias das mães havia resultado em 10 vendas com ticket médio de R$ 350.

Em 2018, no entanto, o resultado foi muito além. Em uma semana, 76 cupons de desconto foram utilizados, com um ticket médio de R$ 470, gerando R$35.720 de receita total, um aumento de 87% nas vendas em relação ao ano passado.

Estamos muito felizes, sentíamos muita falta de automatizar de forma personalizada, de conseguir gerar um conteúdo de qualidade, de ter um lugar onde a gente conseguisse ver tudo isso acontecendo, e estamos super ansiosos pelos próximos passos. – Lara Lorga, co-fundadora da Weasy

Os resultados surpreendentes da Weasy foram a prova de que uma estratégia de conteúdo e comunicação consistente em toda a jornada de compra, alinhada às ferramentas corretas, são a chave do marketing digital. À Lara e Fábio cabe, agora, aproveitar o tempo de qualidade que têm para a família e para Pepa e Lili, as duas golden retrievers que deram início a toda essa história.

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