Compartilhando Sucesso: Pet Shop Control & 360DBI

A Devsol, desenvolvedora do Pet Shop Control, aprendeu a driblar os desafios de ter um produto de SaaS com ajuda da 360DBI - e de uma estratégia sólida de marketing digital

Sobre o Pet Shop Control

O Pet Shop Control é um software de gestão para pet shops, criado pela Devsol Softwares, desenvolvedora há 8 anos no mercado brasileiro. O programa permite fazer a gestão completa da loja, desde controle financeiro e administrativo, controle de estoque, vendas, agendamento de consultas até relacionamento com cliente. Tudo num só lugar.

O problema

Como todo produto de SaaS, o Pet Shop Control também estava lidando com alguns desafios:

 

Foi aí que em 2014 a Devsol conheceu o blog da RD e se identificou com a metodologia do inbound marketing e automação. Com tantas perguntas e vontade de fazer acontecer, a empresa decidiu participar de uma das primeiras edições do RD Summit.

No evento, a desenvolvedora encontrou as respostas para suas principais perguntas e entendeu que era possível mensurar seus resultados, projetar o desempenho da empresa e registrar seu crescimento mês a mês. Saíram do próprio Summit como clientes, prontos para começar a desenhar a sua estratégia de marketing de conteúdo e tirar as ideias do papel.

Geração de leads: como tudo começou

Pensando em sua principal persona, o dono de uma pet shop, o pet Shop Control (PSC) desenvolveu materiais de isca para captar leads e aumentar a sua base de futuros prospects. Preparou ebooks, planilhas para controlar o fluxo de caixa e elaborou fluxos de nutrição para que os leads caminhassem pelo funil de vendas até experimentar o software, principal gatilho para a área de vendas. O objetivo era educar os potenciais clientes, respeitando seu amadurecimento e evitando abordagens agressivas e impositivas.

landing-page-pet-shop-control-case-rd-station-zona-internet

Com taxas de conversão nas Landing Pages acima de 40%, a empresa conseguiu aumentar consideravelmente o número de contatos para o comercial abordar. E praticamente sem investimento em mídia paga.

Hora de qualificar e atrair mais leads

Como a estratégia estava dando certo, a vontade de crescer e escalar ainda mais o negócio fez a desenvolvedora buscar uma agência especializada para ajudá-los na estratégia digital. Criar um modelo mais robusto e aumentar o alcance de seus conteúdos, atraindo mais leads, mais oportunidades e mais vendas era a missão.

No segundo semestre de 2016, a Devsol procurou a 360DBI, parceira do RD Station e especializada em empresas B2B, para profissionalizar a gestão do inbound marketing e otimizar os resultados.

O primeiro passo da agência foi desenvolver todo o planejamento, por mais que o projeto já estivesse no ar e dando resultados. Juntos, conseguiram desenhar detalhadamente a persona, suas principais dores, canais de mídia online utilizados e processo de compra. Além de inclusão de CTAs estratégicos no blog, o que aumentou a quantidade de leads instantaneamente.

blog-pet-shop-control-case-rd-station-zona-internet

Com isso, conseguiram incentivar o número de downloads de materiais ricos. Ou seja, aumento de leads na base e aumento de e-mails de nutrição disparados. O que levou os prospects a avançarem no funil, recebendo materiais mais detalhados, até tomar a decisão de implementar o software no seu negócio.

Um dos fluxos, por exemplo, funciona de acordo com a resposta do lead no formulário de conversão. Uma das perguntas é sobre qual o maior problema enfrentado no dia a dia. De acordo com a resposta, como “perco muito tempo com tarefas operacionais”, o lead recebe um vídeo exclusivo sobre aquele assunto no seu e-mail, gravado por um dos consultores da equipe do Pet Shop Control, o que já garante a proximidade com o público.

video-pet-shop-control-conteudo-fidelizacao

Em seguida, a abordagem do próximo e-mail se torna muito mais personalizada e o comercial tem mais chances de fechar a venda. Só para esse fluxo, ao todo, foram produzidos 7 vídeos diferentes. As taxas de abertura batem mais de 40% e as de clique chegam a 17%.

Além de fluxos mais qualificados, a 360DBI também viu uma oportunidade no blog que o cliente já tinha. O primeiro passo foi otimizar os conteúdos antigos que traziam mais tráfego para SEO e melhorar a parte técnica, a fim de conseguir um rankeamento melhor no google.

Parcerias de conteúdo e co-marketing

Depois de ter estruturado por completo a parte do blog, a 360DBI sugeriu uma nova estratégia para atrair leads qualificados e aumentar sua autoridade no Google: parcerias de conteúdo.

A partir dessa ideia, lançou um Mídia Kit de Conteúdo para a empresa. O intuito da ação era conseguir mais informações relevantes para os leitores e diferentes perspectivas de quem também fala com empreendedores do mercado pet. Dessa forma, os guest posts indicavam o site do Pet Shop Control como um parceiro de confiança. E vice-versa. Ou seja, nessa troca de conteúdo valiosa, todo mundo saiu ganhando.

midia-kit-conteudo-pet-shop-control-zona-internet-case-rd-station

A estratégia começou a dar certo e em agosto de 2017 foi lançado o primeiro ebook de co-marketing do PSC, em parceria com a Valor Pet, consultoria de negócios especializada em pet shops.

Resultados do projeto

Com tantas estratégias dando certo ao mesmo tempo, a marca, de janeiro até outubro de 2017, teve um crescimento de 25% nos acessos gerais ao site. Com relação aos acessos orgânicos, alcançaram 71% de crescimento desde o primeiro mês do ano.

Hoje, o tráfego orgânico é o principal canal de entrada, responsável por mais de 50% do share de acessos. Assim como os leads, que batem a marca de 46% do total.

Outro dado interessante é que, de maio a julho, a média de pessoas que interagiram com materiais de inbound antes de fechar alguma venda foi de 43%. No mesmo período, 50% das vendas fechadas vieram de busca orgânica.

Operando com ROI positivo, a marca segue apostando na estratégia de conteúdo. Agora, estão prestes a lançar seu primeiro case de sucesso, com depoimentos de clientes que conseguiram aumentar seu faturamento em até 30% com o sistema de gestão.

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.