Compartilhando Sucesso: O Clã da Pizza

Durante a implementação Relacionar-se, o Clã da Pizza teve um crescimento de 10% de vendas no primeiro mês, com excelentes resultados de engajamento com os clientes com a primeira campanha de e-mail marketing.

Um dos maiores desafios dos clientes que tem negócios locais é visualizar oportunidades com Marketing Digital. Por isso – e para mostrar como é possível – no post de hoje vamos apresentar os primeiros resultados obtidos por uma empresa local durante a implementação orientada Relacionar-se, perfeita para empresas que buscam nutrição, relacionamento e fidelização de clientes.

O Clã da Pizza é uma pizzaria delivery situada na cidade de Rio Claro – SP. Desde 2009, ano de sua fundação, a empresa tem como propósito permanente inovar, elevar e garantir um nível de excelência e padrão de atendimento e produtos. O Clã da Pizza é única pizzaria de Rio Claro-SP a ter um sistema exclusivo para pedidos on-line e uma linha exclusiva de pizzas veganas. A empresa vem se preparando para iniciar sua expansão por meio de franquias e, sendo uma empresa com foco em excelência, por que não começar a se relacionar com sua base de clientes fiéis, sendo pioneira nesse segmento?

Durante a implementação Relacionar-se, o Clã da Pizza teve um crescimento de 10% de vendas no primeiro mês, com excelentes resultados de engajamento com os clientes com a primeira campanha de e-mail marketing. Neste post, vamos falar como foi o primeiro projeto piloto e as ações realizadas em conjunto com a consultora Ana Carolina Vieira da Resultados Digitais, para o alcance desses primeiros resultados.

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1-  Os primeiros passos: Lista de Clientes + Entregabilidade

A primeira ação realizada foi uma análise da base de contatos para garantir que os e-mails inválidos fossem excluídos da lista de contatos. Depois disso, foi feita a configuração inicial de subdomínio de e-mail marketing, evitando que a entregabilidade das campanhas de e-mail fosse impactada, e a importação de todos os contatos para a base de Leads no RD Station.

Nessa primeira etapa, é importante analisar as oportunidades presentes na base de contatos. No caso d’O Clã da Pizza, a empresa só tinha informações como Nome e E-mail dos Leads. Faltavam informações mais específicas para que esses Leads pudessem ser nutridos de maneira personalizada e com mais qualidade. A primeira estratégia elaborada, portanto, tinha como objetivo captar mais informações dos clientes para garantir, assim, campanhas melhor segmentadas.

2-   As primeiras estratégias: Landing Pages + Leads com mais informações

Para colocar a estratégia em prática e obter mais informações sobre os Leads antes de realizar a primeira campanha de e-mail marketing, foi construída uma Landing Page de fundo de funil. A oferta era um cupom de desconto para pedidos de pizza realizados de segunda à quinta-feira, uma ótima forma de obter mais informações sobre os Leads e ainda aumentar o número de pedidos em dias da semana, quando a venda de pizzas costuma ser mais baixa.

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Na Landing Page, para ter acesso ao cupom de desconto, o Lead deveria preencher algumas informações, como, por exemplo, se era ou não Vegano. Essas informações já permitem uma segmentação adequada, uma vez que um Lead vegano não receberá, por exemplo, ofertas de pizzas de frango ou calabresa.

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3- O Relacionamento: E-mail Marketing + Resultados

Para divulgar  a Landing Page, foi disparada uma campanha de e-mail marketing. No entanto, nesse disparo foi feito um teste com a base de contatos: foi criada uma segmentação com TAGs (Disparo1 e Disparo2), filtrando do disparo os Leads com a tag Disparo1 e identificando algumas oportunidades de melhoria, para que a próxima campanha fosse um sucesso ainda maior. Após os ajustes no processo de atendimento do pedido no Delivery, realizamos o ultimo disparo para a base toda.

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A taxa de abertura da primeira campanha de e-mail marketing foi acima da média de mercado, 29% de abertura e taxa de clique  14%. Essa primeira ação gerou uma taxa de conversão de 78% na Landing Page, e, além do engajamento, o resultado da ação foi surpreendente: com 30 dias de campanha o retorno financeiro obtido foi muito além da expectativa.

O ganho acumulado no período em função da compra dos clientes que receberam o e-mail e solicitaram o cupom resultou em uma venda de R$ 3.335,20, ou seja: logo na primeira ação, em 30 dias, o cliente recuperou o investimento a ser realizado ao longo de pelo menos 13 meses de uso do RD Station.

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Depois dessa primeira ação e de estudarem os materiais educativos e artigos do blog da Resultados Digitais, conhecendo melhor o próprio RD Station, O Clã da Pizza tem agora três prioridades: trabalhar com foco na fidelização dos clientes atuais, trabalhar na conversão de visitantes em Leads e ser autoridade e referência no segmento e assunto de atuação do negócio.

Depoimento do cliente:

“Eu  encontrei no RD Station a central organizada e profissional para trabalhar, nutrir e engajar os clientes e ainda os não clientes com as infinitas possibilidades do marketing digital e de conteúdo, e consequentemente de modo muito eficaz, trazer resultados concretos e positivos para o meu negócio. Além da própria plataforma em si, o material educativo produzido pela RD e o acompanhamento pela equipe é de uma valia sem igual, é suficiente para você iniciar as ações de forma autônoma sem mesmo nunca ter tido experiências com o meio. Evidente que o resultado será proporcional ao seu esforço e dedicação.”

Roberto Batista, fundador do O Clã da Pizza

 

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