Compartilhando Sucesso: Friendslab & AVEP

Como a AVEP vendeu, em 3 meses, metade do que havia vendido em 12 anos de empresa - e saiu de um dos piores momentos de sua história para um dos melhores, com ajuda da agência Friendslab.

A AVEP é uma associação de Nova Lima, MG, que fornece um serviço de proteção veicular colaborativa. A empresa oferece vantagens e benefícios a proprietários de veículos leves e pesados por meio de um sistema organizado de rateio funcional, a um preço acessível.

Como alternativa à seguradora convencional, que possui uma série de restrições a caminhoneiros autônomos, a AVEP administra a relação entre os fornecedores de serviços para os veículos e os interessados em ter seu bem protegido. O caminhoneiro paga uma mensalidade e, quando há algum incidente, aciona a AVEP, que fica disponível 24h por dia, 7 dias por semana, via central de atendimento.

Há 12 anos no mercado, a empresa vinha crescendo até atingir um período de estagnação, no qual os sócios, desanimados, chegaram a cogitar encerrar as atividades da empresa. Como possível solução, a AVEP viu que seria preciso investir numa presença digital. Assim, buscando realizar um trabalho sólido de Marketing Digital, a empresa buscou a Friendslab, agência parceira da Resultados Digitais, para iniciar um projeto.

No início um pouco desconfiados da eficácia do processo, os diretores da AVEP questionavam-se se esse era um investimento que valia a pena fazer. Não houve muito tempo para dúvidas: em apenas 3 meses de projeto, o trabalho já começava a dar frutos. Os desafios que a empresa encontrou e as estratégias criadas para enfrentá-los foram apenas o começo de uma mudança bem mais profunda na AVEP.

1º desafio: minha persona não está na internet

Um dos primeiros e mais importantes pontos no início do projeto foi a definição do público alvo. Após mapear as personas e perceber que os caminhoneiros autônomos seriam o principal público da AVEP, a agência se deparou com seu primeiro desafio: como se relacionar com um público que não está na internet?

A resposta veio pouco tempo depois, com as primeiras ações nas mídias sociais. Ficou claro que a indagação foi puro achismo, e que caminhoneiros autônomos são um público bastante presente na internet – afinal, na estrada e longe da família e de amigos, o principal ponto de contato é o celular e as redes sociais. Muitas empresas acabam não apostando nas estratégias digitais porque acham que seu público não está online, quando, na verdade, a realidade é bem diferente. Foi o caso da AVEP.

2º desafio: como criar um relacionamento online com os caminhoneiros?

A AVEP enxergou rapidamente que seu público não só estava na internet, como também era um dos públicos mais engajados para se trabalhar. As postagens no Facebook começaram a fazer o maior sucesso, e os caminhoneiros foram, aos poucos, se aproximando da empresa.

postagem-facebook-avep

O próprio diretor da AVEP fez vídeos para conversar com seu público nas redes sociais:

conteudo-social-avep

Quais as ações realizadas?

Além das postagens em redes sociais, a Friendslab ficou responsável por toda a mudança de comunicação da AVEP, desde a identidade visual até a adesão de ferramentas de relacionamento, como o RD Station. Por meio de Landing Pages e estratégias de Email Marketing, foi possível criar um relacionamento com um público que antes era totalmente carente da presença digital.

1º passo: identidade visual

O primeiro passo foi refazer a identidade visual da AVEP e criar um blog para a empresa. A reunião de apresentação da proposta visual chegou a emocionar os diretores, que começaram a ver valor no investimento feito. O novo logotipo, criado pela Friendslab, passou a expressar de forma mais clara e moderna o propósito da empresa:

avep_logo

2º passo: relacionamento com a base

Na época em que começou a trabalhar com a agência, a AVEP já tinha uma base com 3.000 Leads, que a Friendslab utilizou para trabalhar Email Marketing.

Os emails eram escritos de forma simples e bastante pessoal, para estreitar o relacionamento entre a empresa e seus clientes e Leads:

email-avep

Com o tom bastante pessoal e amigável dos emails, os associados não só engajaram na campanha, criando boas taxas de abertura e cliques, como ainda tiraram tempo para responder aos emails. Mesmo Leads e associados que estavam inativos acabaram voltando à ativa após a campanha.

Junto com a movimentação da página no Facebook, que gera bastante engajamento, comentários, curtidas e compartilhamento, a empresa também abriu seu leque de ações para mídia paga. As campanhas do Google, apesar de gerarem poucas conversões, geram muitas vendas.

Foram criadas Landing Pages e formulários no site para divulgar conteúdos específicos, como a página para fazer uma simulação de veículos pesados. Ações no Whatsapp também foram essenciais para estreitar o relacionamento com os associados, que estão boa parte do tempo livre na internet.

simulacao-avep

Resultados

Nesses 12 anos de funcionamento, a AVEP havia estagnado no número de 1300 placas de veículos protegidos pela empresa. Em 3 meses de trabalho, esse número subiu para 1900 placas. Foram 600 placas no primeiro trimestre, que já pagaram o investimento feito com o projeto da Friendslab. Os sócios, inclusive, brincam que existe uma AVEP antes da Friendslab e uma AVEP depois da Friendslab.

“Estamos falando de um mercado extremamente improvável, que derrubou todos os preconceitos: Inbound Marketing para caminhoneiros? Funciona sim! Hoje vemos os diretores citando conceitos como ‘lead’ e ‘topo de funil’… Estamos falando de centenas de milhares de reais de receita recorrente, com um trabalho de 3 meses” – Matheus Santos, Friendslab

No entanto, muito além dos resultados tangíveis, o resultado mais relevante foi a mudança de comportamento e de cultura que ocorreu na AVEP. Como estavam todos desacreditados com a estagnação da empresa, os resultados trouxeram ares de esperança e motivação, que fizeram com que a empresa pudesse continuar a correr atrás de números cada vez maiores e sonhar mais alto.

Planos para o futuro

Com o crescimento da AVEP, chegou a hora de novas mudanças: dessa vez para uma sede maior e mais moderna, com uma área especial para rastreamento de veículos 24h, monitores para acompanhar a geração de Leads e a presença digital em tempo real. A sede, construída com a contratação de um projeto arquitetônico, ganhará uma pessoa responsável por Inbound Marketing que trabalhará exclusivamente com os Leads no CRM da AVEP, por meio da integração do RD Station com o Pipedrive.

Para quem chegou a cogitar desistir do negócio, a AVEP vive hoje uma nova fase, com crescimento, aumento de equipe, nova sede e novos planos.

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