Compartilhando Sucesso: Creche Segura

Até Dezembro de 2015, o Projeto Creche Segura divulgava seu trabalho e fazia a prospecção de clientes enviando as propostas de cursos e palestras por correio ou indo às escolas para entregar os materiais pessoalmente.

A Creche Segura atua na cidade de São Paulo oferecendo formação em Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes direcionada aos profissionais de educação. A equipe, formada por profissionais da área de saúde, oferece palestras e cursos na sede da empresa e em escolas com o objetivo de prevenir eventuais acidentes, deixando o ambiente escolar mais seguro com as noções de primeiros socorros.

Até Dezembro de 2015, o Projeto Creche Segura divulgava seu trabalho e fazia a prospecção de clientes enviando as propostas de cursos e palestras por correio ou indo às escolas para entregar os materiais pessoalmente.

No entanto, esse método de abordagem estava muito inefetivo e oneroso, porque a entrega de propostas de mão em mão estava tomando bastante tempo, um tempo valioso que poderia estar sendo usado para aprimorar o serviço ou com qualquer atividade mais produtiva.

O problema

Para a empresa, era visível que esse método não estava funcionando da forma que era esperado.  Não houve vendas nos meses de Novembro e Dezembro de 2015, o que veio como um reforço de que algo precisava mudar se a empresa quisesse melhorar seus resultados.

Apesar de já ter iniciado as ações na internet há 1 ano, a produção de conteúdo andava desvinculada das ações de vendas. Além disso, as campanhas de Google Adwords e Facebook Ads não captavam Leads pela ausência de Landing Pages, gerando desperdícios de tempo, energia e dinheiro.

Embora o Google Analytics estivesse instalado no site, nenhum tipo de análise era feita até então, dificultando ainda mais o senso de direção nas ações de Marketing desenvolvidas.

Diante desse cenário desfavorável, a Creche Segura buscou o Resultados Digitais com o objetivo de aumentar suas vendas e melhorar o relacionamento com os clientes.

A empresa iniciou os trabalhos com o RD Station no fim de Dezembro de 2015 com uma consultoria de implementação Gerar Leads para Vendas e um plano Basic de 5.000 contatos.

Primeiramente, foi realizada a integração do site com o RD Station e um levantamento de ações que haviam sido feitas até o momento nos canais digitais.

A partir disso, foram definidas as ações prioritárias para o período de implementação (onboarding).

Primeiro passo: renovar formulários antigos

Inicialmente foram feitas substituições de formulários antigos e inespecíficos do site – em sua maioria com campos de apenas nome e email – porque eles eram iguais em todas as páginas, tornando difícil separar os contatos por níveis de interesse distintos.

Dessa forma, esses formulários foram substituídos por Landing Pages do RD Station, para facilitar a gestão de informação dos Leads gerados. Uma das páginas criadas foi a Squeeze Page de fundo de funil Inscrição no curso presencial de primeiros socorros.

lp_squeeze_case_creche_segura

 

Segundo passo: produzir conteúdo e criar CTAs

Outra recomendação, colocada imediatamente em prática, foi em relação ao ritmo de publicação no blog, que passou a ter uma cadência mínima de 4 posts por mês mais uma oferta de conteúdo em Landing Page – da mesma forma como a Resultados Digitais começou, até atingir resultados previsíveis.

Além disso, os posts – a exemplo desse aqui –  foram otimizados para conversão de Leads por meio de botões de call-to-action em formato de banners no rodapé de cada post. O objetivo deles foi direcionar para a Landing Page de um eBook e, também, para o pedido de orçamento:

 

cta_creche_segura

Terceiro passo: nutrição com Email Marketing

Com respeito à estratégia de Email Marketing, a Creche Segura começou dosando desde o início uma proporção equilibrada de emails de conteúdo/emails promocionais.

Assim,  foi adotada uma proporção de 3:1, três emails de blogposts para cada email promocionando cursos e palestras, como forma de focar em gerar valor primeiro para seus Leads e clientes antigos, para que a venda ocorresse como uma consequência natural da necessidade de uma ajuda personalizada por parte do seu público alvo.

Em seguida, foram levantadas as necessidades dos diretores de escolas – um dos públicos-alvo – para se ter o direcionamento de que conteúdos poderiam ser criados/aproveitados para uma primeira campanha de marketing digital.

A estratégia delineada foi uma “etapa rápida topo-fundo de funil”, que consistiu em atrelar a conversão das Landing Pages de topo de funil às Landing Pages de Agradecimento com um botão levando ao formulário de inscrição no curso presencial (fundo de funil) no rodapé.

Assim, foi possível de uma vez só atrair o público-alvo e já dar a oportunidade para quem queria contratar o serviço, de contratá-lo imediatamente, viabilizando um “salto” no funil do momento educacional para o comercial já na primeira campanha.

Campanhas na íntegra:

Foram rodadas as promoções dos seguintes conteúdos:

1. Cartaz Passo-a-Passo: Você está preparado para atender uma situação de engasgo na criança? (topo de funil)

lp_engasgo_creche_segura

 

2. eBook: Febre na Escola e convulsão febril, o que é importante saber? (topo de funil)

lp_febre_creche_segura

3. Quiz + Trilha de Emails: Como está o seu conhecimento sobre primeiros socorros no ambiente escolar? (topo de funil) – A funcionalidade Automação de Marketing Basic permitiu o envio de 7 emails automáticos de 3 em 3 dias para quem se inscrevesse no quiz, automaticamente.

trilha_primeiros_socorros_creche_segura

4. Formulário Inscrição Curso Presencial (fundo de funil)

Materiais e Landing Page a postos, foram utilizados os canais de Email Marketing, Google Adwords, Facebook Ads para alcançar o público-alvo.

O impulsionamento desses conteúdos com Facebook Ads aumentou o alcance das publicações e, consequentemente, as conversões de novos clientes. A Landing Page de orçamento conseguiu gerar um grande número de visitas e uma boa taxa de conversão, de 28%, aumentando drasticamente o número de clientes.

resultados_lp_creche_segura1

É muito importante observar que os 17 Leads gerados nessa campanha representam muito mais que 17 vendas, pois cada diretor paga por funcionário capacitado.

Assim, o projeto Creche Segura passou a ter resultados em 3 meses que superaram a performance do ano de 2015 inteiro!

Resultados

Em contraste com Novembro e Dezembro de 2015, meses nos quais não houve vendas, de Janeiro a Março de 2016, o resultado foi outro:

  • 4276 visitante únicos (+428%)
  • 680 leads gerados (+300%)
  • 318 vendas (no ano de 2015 inteiro foram 131 vendas) (+237%)
  • Faturamento de 16.188,51 (R$ 12.755,04 foi o faturamento de 2015) (+27%)

 

Em relação à otimização da divulgação dos trabalhos, que era um dos objetivos da empresa ao investir no marketing digital, os resultados foram notórios em apenas 3 meses: o número de visitantes na página do projeto aumentou 428% e as vendas aumentaram em 237% em apenas 3 meses.

Como efeito colateral disso tudo também foi observado no aumento no número de seguidores no Twitter e curtidas no Facebook.

resultados_creche_segura_case_Rd_station

A Creche Segura percebeu que o monitoramento dos resultados e uma estratégia de promoção de conteúdo são imprescindíveis para o sucesso das estratégias de Marketing Digital.

Além disso, existem oportunidades em novos formatos de conteúdo e em um trabalho de segmentação para outros públicos-alvo de acordo com as necessidades e o interesse de cada um deles.

Tendo a consistência de produção de conteúdo como eixo central de estratégia, é bastante  possível se surpreender com o alcance de novos conteúdos produzidos, a exemplo desta publicação que aconteceu depois de 1 mês do fim da consultoria de implementação:

email_leticia_case_creche_segura

 

lp_h1n1_creche_segura

Como planos para o futuro, o Projeto Creche Segura busca se estabelecer no mercado brasileiro como o Negócio Social referência em Segurança para as Crianças nas Escolas e Creches do Brasil, por meio do Marketing Digital.

Depoimento da cliente:

“A RD para nós foi um divisor de águas, antes produzíamos conteúdo, mas sem o acompanhamento e a divulgação necessária. Hoje, com a RD, otimizamos nossas campanhas, aumentamos o número de visitantes ao nosso site e caminhamos para maior número de conversões e vendas. A RD Station é indispensável para empresas de qualquer segmento!”

– Letícia Tapia, coordenadora e facilitadora da Formação

 

Marcadores:

Deixe seu comentário