Compartilhando Sucesso: Cão Cidadão & Inspire Digital

De uma central de atendimento por telefone a uma estratégia sólida de marketing digital: conheça a mudança que a Inspire Digital ajudou a Cão Cidadão a realizar.

A Cão Cidadão é uma rede de franquias de Adestramento e Comportamento Animal. Fundada em 1998 pelo zootecnista Alexandre Rossi, a empresa realiza adestramentos em domicílio e consultas de comportamento com o objetivo de educar o cão para integrá-lo na família e na sociedade.

Durante alguns anos, Alexandre Rossi apresentou o quadro Desafio Pet, no Programa da Eliana, no SBT. Hoje em dia ele comanda o Pet na Pan, da rádio Jovem Pan, é convidado especial no programa É de Casa, da Rede Globo, e apresenta o programa Missão Pet, do National Geographic.

Os profissionais franqueados da Cão Cidadão são treinados e avaliados pelo método Adestramento Inteligente, que usa como base do aprendizado dos animais estímulos positivos e recompensas. A Cão Cidadão também promove cursos, palestras e eventos para profissionais e donos que buscam compreender melhor e educar seus animais de estimação.

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O problema

Com a estreia de Alexandre Rossi no quadro Desafio Pet, exibido no Programa da Eliana (SBT), a Cão Cidadão ganhou visibilidade nacional e passou a receber um grande número de ligações na central de atendimento. No entanto, grande parte desses contatos não eram reais oportunidades de negócio, e sim pessoas com dúvidas sobre adoção de animais e questões não relacionadas aos serviços prestados pela Cão Cidadão.

Além disso, como a rede estava em expansão, muitos contatos vinham de cidades que ainda não dispunham do atendimento de franqueados, e por isso não podiam ser atendidos.

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Na época, a empresa tinha uma base de 60.000 contatos, mas o pouco de marketing que era feito não incluía segmentação, então as campanhas de email marketing e google Adwords também não auxiliavam na qualificação do público atingido. Além disso, nenhum número de desempenho ou resultado era medido, não sendo possível saber o quanto cada canal estava sendo eficiente e trazendo de retorno para a empresa.

Sentindo essa dor, e buscando crescer e expandir por meio da organização da captação de leads, a Cão Cidadão buscou a Inspire Digital para começar um trabalho de inbound marketing com o RD Station.

Ações Implementadas

Assim que iniciou o trabalho, em dezembro de 2015, a Cão Cidadão já deu os primeiros passos para organizar melhor seus processos de geração de leads. Foram criadas mais de 60 landing pages, a base foi segmentada de acordo com o interesse dos leads (demandas para adestramento ou candidatos para a franquia), e o RD Station foi integrado ao CRM Salesforce, para que fosse possível rastrear e consultar o histórico de cada nova oportunidade de negócios.

Se antes todas as informações de contatos estavam em planilhas, após a integração foi possível que todos os dados ficassem concentrados no RD Station e no CRM. O email marketing, que antes era disparado para toda a base, por uma ferramenta não integrada, foi segmentado em diferentes públicos a serem atingidos e fluxos de automação foram personalizados para cada persona.

Assim, no novo processo, quem consumisse no site conteúdo sobre adestramento e comportamento animal, recebia por email informações sobre o tema e ofertas relacionadas. Já quem se cadastrasse para saber mais sobre franquias recebia uma série de emails com informações sobre o modelo de negócios e dicas para prepará-lo melhor para o processo de seleção de franqueados.

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Essa separação foi muito importante porque, conforme a base foi sendo estudada, percebeu-se que apenas 10% dela estava interessada em franquias. Os outros 90% não tinham esse interesse, mas ficavam recebendo informações sobre elas na caixa de emails – o que resultava em emails ignorados, bloqueados ou enviados diretamente para o lixo.

Os fluxos de automação funcionaram tão bem que, além da melhor qualificação dos diferentes públicos, foi possível ganhar mais produtividade no processo de seleção de franqueados e escalar os modelos de franquias. O interessado já chegava ao processo sabendo o que esperar e por dentro do que consiste uma franquia da Cão Cidadão, enquanto que quem não tinha interesse no processo de seleção podia receber apenas conteúdos sobre comportamento animal, como landing pages com ofertas e informações sobre os cursos de adestramento.

Além disso, com o controle maior dos resultados obtidos em cada campanha e cada canal, foi possível traçar novas estratégias e tomar decisões mais embasadas. Com informações sobre as taxas de conversão e os contatos gerados, era possível saber, por exemplo, quais os locais mais propícios para abrir novas franquias. Também foi possível identificar gargalos por franqueados, sabendo, por exemplo, quanto tempo os franqueados ficam, em média, com seus clientes.

Houve uma mudança significativa na qualidade e performance das ações de marketing, somada ao controle e mensuração de resultados, que são imprescindíveis para o crescimento e alcance das metas.

– Raquel Bersano, Inspire Digital

Resultados

O trabalho da Inspire Digital foi extremamente estratégico para a Cão Cidadão: ajudou para que a empresa organizasse a casa e pudesse começar um novo processo de geração, nutrição e qualificação de leads, com informações sólidas, sistemas integrados e as ferramentas ideais para medir todos os resultados.

Em um ano, o aumento na busca orgânica do site foi de 130%. As sessões de busca paga caíram 81%, o que reduziu o investimento total que faziam em 60%, um número bastante significativo.

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A empresa experimentou um crescimento de 30% em 12 meses, num período em que o país declarava crise econômica. Mais importante que isso, a percepção que tinham de crescimento foi comprovada em números. Antes, a equipe sabia apenas que estava faturando mais, pelos resultados financeiros, mas não sabia o quanto havia crescido, nem ao que se devia esse crescimento. Foi possível, portanto, rastrear esses resultados e descobrir, exatamente, o quanto a Cão Cidadão havia crescido em número de visitas, contatos e novas vendas.

O RD Station veio pra facilitar nossas vidas. Antigamente fazíamos de uma forma manual todas as campanhas. Quando conhecemos a Raquel e ela nos apresentou o RD, foi um divisor de águas. Conseguimos automatizar todas as nossas campanhas e os nossos projetos na Cão Cidadão. Hoje o RD Station é usado tanto para cliente quanto para franqueados. Tudo é feito de uma forma bastante automatizada. Atualmente conseguimos saber quem entrou no nosso site, converteu e fechou a compra… Tivemos um ganho de mão de obra muito significativo. Tarefas que demoravam horas e dias para serem realizadas, depois do RD em questão de minutos conseguimos fazer.

– Felipe Vilela, analista de marketing da Cão Cidadão

Hoje, a Cão Cidadão tem na equipe um analista de marketing responsável por atender demandas de inbound marketing. Com o trabalho dos últimos meses, a empresa comprovou a importância de medir resultados e usar as ferramentas certas para suas ações de marketing digital – o que, no fim, tem um impacto direto nos resultados e no crescimento da Cão Cidadão. Além disso, implementou a metodologia para outras iniciativas do grupo, como a plataforma de cursos on-line.

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