Compartilhando Sucesso: Azul Travel

Descubra como a agência de viagens Azul Travel alcançou resultados criando conteúdos para todas as etapas da Jornada de Compra de seu potencial cliente.

A Azul Travel é uma agência de viagens que fornece locação de imóveis para férias em Orlando, na Flórida/EUA. Os imóveis estão localizados em condomínios próximos aos parques da Disney e são perfeitos para famílias e turmas de amigos que querem aproveitar as férias com todo o conforto que uma casa pode oferecer.

Com escritórios próprios em Orlando e em São Paulo, a empresa pertence ao grupo Vitoria Realty Group, que atua há mais de 13 anos no mercado imobiliário de Orlando. Os imóveis possuem quartos com suite master, closet e banheira, além de cozinha americana e piscina. São equipados com todos os eletrônicos, utensílios e eletrodomésticos necessários para garantir férias relaxantes à família, que ainda pode solicitar à agência a compra de ingressos para os principais parques de Orlando, o aluguel de carros e traslados aeroporto/hotel/aeroporto, tudo com uma assistência em português.

No início, a empresa fazia apenas campanhas de Google Adwords, gerenciadas por um freelancer. A falta de resultados satisfatórios fez com que ela fosse em busca de outras opções e acabasse encontrando o Inbound Marketing – e assim, sem saber exatamente como poderia ter mais resultados com o investimento que já faziam, a Azul Travel buscou a Agência Mestre, parceira da Resultados Digitais.

A procura por uma agência de marketing digital brasileira se deu por um bom motivo: apesar de morar em Miami, Edna Batini, da Azul Travel, lida com um público brasileiro e é preciso que a agência saiba lidar com o mesmo público. Assim, após a apresentação de um projeto de Inbound Marketing pela Agência Mestre, a Azul Travel aprovou e topou o desafio.

Materiais para encaminhar o potencial cliente pela Jornada de Compra

Topo de Funil

O primeiro material construído pela Agência Mestre foi um eBook bem topo de funil chamado Checklist completo para férias em Orlando. Como quem decide tirar férias na Disney dificilmente faz a escolha em cima da hora e prefere pesquisar bem antes, o checklist é essencial nessa fase de programação da viagem.

O eBook cobre itens como “Como tirar o visto americano”, “Qual a melhor época para viajar”, “Quais os melhores parques para visitar”, “O que fazer em Orlando” e várias outras dúvidas que os viajantes possam ter. Como o interessado ainda está na fase de aprendizado e descoberta, o material serve como uma forma de apresentar a ele a opção de alugar uma casa para passar as férias, em vez de reservar um hotel.

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Meio de Funil

O próximo material construído foi um eBook meio de funil sobre as Casas mais disputadas pelos brasileiros em Orlando. O material é perfeito para viajantes que já estão na fase de reconhecimento do problema e consideração da solução – nesse caso, o aluguel de uma casa para passar as férias em Orlando – e querem saber mais sobre como é passar as férias em uma casa americana.

O eBook fala sobre as diferenças entre casas americanas e brasileiras, sobre os tipos mais comuns de casas e sobre o que se pode esperar de uma estadia numa casa americana. O material ainda mostra como são, por dentro e por fora, as cinco casas mais disputadas pelos brasileiros em Orlando, todas elas disponíveis para locação pela Azul Travel.

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Fundo de Funil

Por último, a Azul Travel criou um material bem fundo de funil: a página Aluguel de casas em Orlando, onde os interessados em alugar casas na cidade podem se cadastrar para receber, por email, informações sobre os condomínios, as casas e os valores na alta e na baixa temporada.

Aqui, o viajante interessado já está na etapa de decisão de compra e tem acesso direto a valores e opções, para poder tomar sua decisão da melhor forma possível.

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Estratégia de divulgação nas Redes Sociais

A estratégia de divulgação dos conteúdos criados foi pensada nos mínimos detalhes pela Agência Mestre. A Agência Mestre escreveu o post Curiosidades da Disney: 10 coisas que você ainda não sabia sobre os parques da Disney e esse post foi divulgado na página de Facebook da empresa.

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Assim, foi feita uma ação de re-marketing para todas as pessoas que leram o post no blog. Após a leitura, elas foram encaminhadas para a página de Aluguel de casas em Orlando. Ao fim do mês, o anúncio havia recebido 8.763 cliques, deixando o custo por clique a 2 centavos, um valor bastante baixo.

Em termos de tráfego para o site, o gráfico abaixo mostra como foi o mês de dezembro. O ponto marcado em amarelo é a data da publicação do post e, a partir daí observa-se o impacto no tráfego do site, chegando a atingir no seu maior pico, no dia 19 de Dezembro, com 1.185 sessões em um único dia.

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O gráfico abaixo compara o tráfego gerado em Novembro (em laranja), com o gráfico gerado em Dezembro (em azul):

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A Landing Page Aluguel de casas em Orlando, utilizada como re-marketing, visava a captação de Leads interessados em passar férias na cidade. Como o post falava sobre a Disney, pessoas interessadas em ler o artigo eram o público-alvo desejado, já que tinham um interesse no mesmo tema.

Essa Landing Page já estava sendo anunciada durante as duas primeiras semanas de Dezembro, antes da estratégia de re-marketing iniciar. Após o redirecionamento do público pelo artigo, houve um aumento de 822,22% na quantidade de Leads captados em Dezembro durante o redirecionamento, que durou as duas últimas semanas de Dezembro.

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Resultados alcançados

Durante a campanha, houve um aumento de 180% no tráfego via mídia paga no Facebook, um aumento de 207,19% no número de novos usuários no site e um aumento de 822,22% no número de Leads interessados em viagem para Orlando, com relação à primeira quinzena de Dezembro,.

O resultado é prova de que uma boa estratégia digital deve ser pensada em todos os níveis, desde a definição do público-alvo até a criação de materiais para toda a jornada de compra. Mídia paga funciona, mas apenas se vier apoiada de bastante estudo e uma estratégia sólida de Marketing Digital. Muito além de pagar por anúncios ou palavras-chave, é preciso saber que benefícios estão sendo gerados para o público interessado, e como ele pode ser nutrido após a divulgação da publicação.

Um trabalho bem feito é sinônimo de resultados de verdade – e não à toa, Edna Batini já fechou mais um contrato de Inbound Marketing com a Agência Mestre para sua outra empresa, Vitoria Realty.

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