Compartilhando Sucesso: Agência Cow & Empório Tattoo

Veja como ambas as empresas cresceram aplicando Inbound Marketing.

O compartilhando sucesso de hoje é duplo: conta como a Agência Cow, parceira da Resultados Digitais, aumentou sua receita mensal com Inbound Marketing e como ela ajudou o Empório Tattoo, seu cliente, a se posicionar no mercado.

A Agência COW atua no Sul do País com marketing digital e off-line para pequenas e médias empresas que visam alavancar seu negócio através da profissionalização da comunicação, utilizando serviços de criação, planejamento, produção e veiculação de campanhas publicitárias.

Em 2015, a agência limitava-se a ações de comunicação off-line. Esse tipo de serviço demandava investimentos com baixa comprovação de resultados trazendo um retorno insuficiente tanto para o cliente como para a agência. O cenário de crise no quadro econômico do país e os recursos de investimento para comunicação limitados das PMEs aumentou a pressão por comprovação de resultados e isso fez com que a Agência Cow revisse o seu portfólio de serviços.

Com o objetivo de estabelecer estratégias melhores e menos dispendiosas, a agência buscou o ambiente virtual como solução e iniciou uma ampla pesquisa sobre esse meio.

Nessa busca ela conheceu o conceito de Inbound Marketing, por meio das soluções propostas pela Resultados Digitais, e aderiu ao Programa de Parceiros da RD. A partir deste momento, a agência passou por uma série de transformações que resultaram num crescimento de 300% na receita mensal da agência.

PASSO 1: Mudança de Mindset

O primeiro passo da Agência Cow foi de fato incorporar a Metodologia do Inbound Marketing ao core da agência. Para isso, ela contou com apoio em duas frentes principais:

1. Revisão de negócio: com o apoio do consultor Julio Assimi, a agência reviu seu posicionamento perante o mercado e focou numa nova metodologia de captação de clientes, trabalho aplicado para o desenvolvimento da própria agência.

2. Entrega de sucesso aos clientes: a agência passou pelo acompanhamento da consultora Juliana Maimoni com o foco em estabelecer uma estratégia que aplicasse a estratégia de Inbound Marketing de forma completa, focando sempre na entrega de resultados.

PASSO 2: Colocando o Aprendizado em Prática

Com o apoio das consultorias, a Agência focou em aplicar o conhecimento adquirido com excelência. A grande virada de chave da Agência Cow foi deixar de focar apenas em estratégias voltadas para a decisão de compra (fundo de funil) e começar a desenvolver toda a estratégia de Jornada de Compra dos clientes, com base na definição da persona.

A automação de marketing foi usada com o objetivo de estabelecer uma estratégia mais completa e precisa, sem necessidade de mais mão de obra ou de mais tempo.

PASSO 3: Entrega de Sucesso ao Cliente

O sucesso da Agência Cow está diretamente relacionado ao sucesso que ela vem entregando aos seus clientes. A primeira marca que passou pelo processo de estratégia de Inbound completa foi a Empório Tattoo,  empresa que oferece serviços profissionais de tatuagem, body piercing, e fornece suprimentos e equipamentos para tatuadores no Estado do Rio Grande Do Sul.

Do desafio ao sucesso:

A Empório Tattoo contratou a Cow para desenvolver um flyer institucional que seria distribuído em ação de panfletagem.

A Cow, no entanto, encontrou dois obstáculos no desenvolvimento da solução:

1º Obstáculo: na ocasião, a empresa ainda não tinha uma carteira de clientes formada e o estúdio estava localizado em local de difícil acesso e pouca visibilidade.

2º Obstáculo: o cliente não tinha conhecimento sobre as estratégias digitais e se demostrava pouco favorável à sua aplicação.

A Cow, no entanto, optou por focar no que acreditava ser o melhor para o cliente. Em vez de desenvolver os panfletos, ação que teria um alto custo e nenhuma segmentação voltada para o público-alvo, a Cow voltou-se para a estratégia online.

A premissa era que seria preciso reposicionar o estúdio, identificar qual seria seu público qualificado e gerar interesse nesse público para atraí-lo até a loja. A abordagem online permitia, também, a personalização da comunicação para um público específico e um melhor acompanhamento dos resultados.

Com isso em mente, a estratégia desenvolvida pela Agência Cow foi:

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1. Definição da Persona:

A definição da persona foi a base de toda a estratégia. Com ela em mãos, a Empório Tattoo pode estruturar uma comunicação bem mais precisa, voltada para o público feminino adolescente.

2. Jornada de Compra:

TOPO DE FUNIL: materiais amplos voltados para quem está começando a consumir informação sobre o universo das tatuagens, com o objetivo de captar leads e começar a construir a autoridade da Empório sobre o tema.

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MEIO DE FUNIL: fluxos de nutrição de Leads, enviando emails com conteúdo aprofundado sobre o tema das tatuagens. O objetivo era fazer com que o Lead amadurecesse cada vez mais sua decisão de fazer uma tattoo.

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FUNDO DE FUNIL: materiais promocionais, nos quais o Lead podia se cadastrar, por meio de Landing Pages, para participar da promoção. O objetivo era levar os Leads até o estúdio da Empório Tattoo, para que eles comprassem um dos serviços oferecidos no estúdio.

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3. Divulgação

A divulgação foi realizada de forma estratégica no Facebook, devido à analise do comportamento da persona em relação ao uso da internet.

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4. Análises Frequentes

Devido ao acompanhamento frequente da performance das campanhas, a agência pôde fazer alterações estratégicas ao longo do processo, com o objetivo de otimizar seus resultados.

5. Resultados

Em 4 meses de trabalho com a Empório Tattoo, a agência conseguiu consolidar a marca como uma referência no segmento de tatuagens, gerando mais de 1.500 leads qualificados que estruturaram a carteira de clientes do estúdio e geraram uma renda expressiva para a empresa. Esse resultado fez com que o cliente ampliasse o contrato com a Cow e gerou uma repercussão que trouxe novas contas para agência.

Depoimento do parceiro:

“Em um ano de parceria, a Agência COW pode-se dizer hoje uma agência voltada ao Marketing Digital, em especial às técnicas de Inbound Marketing. Nossa carteira inicial em Janeiro de 2015 contava com poucos clientes ativos e voltados unicamente ao Off-line. Após um ano de parceria com a RD, incrementamos em mais de 300% nossa receita mensal e ampliamos consideravelmente nossa carteira de clientes, sendo parte dos mesmos já engajados na utilização da plataforma RD Station e outros em fase de planejamento e implantação de estratégias.“

– Thássio Kreling, fundador da Cow

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