Como utilizar os diferentes relatórios do RD Station

Veja neste post para o que serve cada um dos relatórios periódicos do RD Station, a quem serve, e quais ações devem ser tomadas em cima de cada um deles.

O RD Station foi projetado para facilitar a vida dos profissionais de Marketing. Uma das maneiras de fazer isso é enviando relatórios periódicos por email. Esses relatórios trazem um conjunto de dados que dão ao responsável pelo Marketing Digital embasamento para tomada de decisão. Hoje vamos analisar cada um deles, entender para que servem, a quem servem, e que ações devem ser tomadas em cima de cada um deles.

O Relatório Diário

Como é

O relatório diário é o relatório operacional. É ele que nos permite observar o que acontece no dia a dia e reagir caso algo fora do esperado aconteça.

Ao abrir o relatório diário (que chega em todas as manhãs) temos uma série de informações do dia anterior: quantas visitas tivemos comparado ao mesmo dia da semana anterior, qual o número de visitantes e Leads acumulados, e como estão distribuidas as visitas por fonte de tráfego. Isso tudo nos permite ter uma visão geral de como estão as coisas.

Como utilizar

Este relatório é muito útil para manter os responsáveis do marketing cientes da situação atual sem ter que entrar em uma ferramenta para buscar informações e permite detectar e reagir a problemas ao primeiro sinal. Por exemplo: um cliente percebeu uma queda brusca no seu tráfego orgânico, sinal claro de que algo estava errado. Ao analisar o caso percebemos que uma atualização de plugin alterou a configuração do site, impedindo o Google de acessá-lo. Por companhar o relatório diário conseguimos detectar rapidamente o problema e reagir antes que os danos fossem maiores.

Recomendamos que a leitura do relatório diário seja bastante rápida mas que garanta responder a algumas questões:

  • Qual foi o resultado do meu post no blog ontem? Ele aparece nas páginas mais visitadas?
  • Alguma fonte de tráfego aumentou ou caiu muito? Consigo descobrir o motivo?
  • Alguma menção nas midias sociais trouxe muito tráfego? De quem foi? Devo reagir?
  • Algum site trouxe muitas visitas? O que esse site falou da minha empresa? Preciso explicar algo, responder ou agradecer?
  • Alguma coisa fora do comum afetou muito meus resultados? O que foi? Posso agir?

O Relatório Semanal

Como é

O relatório semanal é enviado pelo RD Station toda segunda no começo da manhã e traz basicamente as mesmas informações do relatório diário. A diferença fica para o espaço de tempo, já que dessa vez a comparação passa ser de uma semana com a outra.

Como utilizar

O relatório semanal é o momento em que nos afastamos um pouco, damos zoom out e olhamos como estamos caminhando para nossas metas e experiências. Por isso, é recomendável que os gestores que não recebem o relatório diário acompanhem a versão semanal. É onde olhamos a tendência das curvas e nos perguntamos:

  • Conseguirei atingir minhas metas de Marketing caso o crescimento se mantenha?
  • Caso negativo, como posso corrigir meu planejamento do mês e reverter isso?
  • As experiências/testes e ações/publicações que programei estão gerando o resultado esperado? Preciso intervir?

O Relatório Social

Como é

Uma vez por dia (no período da tarde) o RD Station te envia um relatório das últimas interações com a sua marca:

  • Menções ao nome da sua empresa no Twitter
  • Menções ao @username no Twitter da sua empresa
  • Menções ao site da sua emprea no Twitter
  • Posts de outras pessoas na sua página do Facebook
  • Últimas pessoas que te seguiram ou deixaram de seguir no Twitter.

Como utilizar

Com o relatório social podemos utilizar essas informações para gerir melhor nossa presença nas mídias sociais. É recomendado, por exemplo:

Este email resumido serve para que o Responsável pelo Marketing não corra o risco de esquecer de entrar no painel de monitoramento e acabe perdendo comentários importantes como críticas ou oportunidades de interação e engajamento.

Todos estes relatórios podem ter seus destinatários configurados diretamente no RD Station. Basta ir nas configurações e em seguida clicar em Relatórios, separando assim o formato mais adequado para cada pessoa da empresa.

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