Como o RD Station ajuda no trabalho com mídias sociais

Pare de perder foco e tempo excessivo com o que não importa nas mídias sociais! Veja como as funcionalidades do RD Station podem facilitar este trabalho, automatizando partes do processo e permitindo uma análise dos verdadeiros impactos das ações.

Não é preciso convencer ninguém do poder que têm as mídias sociais. É um dos assuntos mais em alta e existem “gurus” para pregar as mais variadas técnicas. O que é difícil de verdade é conseguir resultados reais (Leads e vendas) dessas redes em um contexto empresarial.

Para as empresas, principalmente as pequenas e médias, ter um ROI positivo é essencial em qualquer estratégia. Nas redes sociais é muito fácil perder o foco e investir muito tempo, negligenciando outras partes importantes do Marketing Digital. Além disso, as métricas de vaidade como o número do seguidores e likes são armadilhas que podem fazer sua empresa se desviar dos objetivos.

Ainda assim, há possibilidades reais de ganhos e hoje vamos mostrar para as pessoas que querem se aproveitar bem das mídias sociais como as funcionalidades do RD Station podem ajudar nisso e facilitar o trabalho, automatizando uma parte do processo, acompanhando o crescimento da presença, e permitindo a análise dos verdadeiros impactos dos esforços.

Agendamento de publicações

Uma das principais características de uma boa presença na redes é a consistência.  Uma boa frequência de publicação mantêm os usuários engajados sem ser intrusiva. Cada rede tem suas peculiaridades e dentro dessas, existem grupos de usuários com comportamentos diferentes. Para a Resultados Digitais, repetir mensagens no Twitter, por exemplo, traz bons resultados.

O RD Station permite que você agende publicações no Facebook e no Twitter para qualquer momento no futuro.  Aproveitamos isso para agendar publicações em ambas as redes para a semana toda eliminando o excesso de esforços da operação diária.

No caso do Facebook é possível enviar um post rico em mídias, como links e imagens. O campo de edição detecta quando é inserido um link e tenta extrair uma imagem e descrição da página para tornar seu post muito mais instigante. Além disso, há pouco tempo fizemos uma melhoria que permite a publicação de qualquer imagem que também permite a postagem de fotos no Twitter.

Monitoramento

Aliada ao agendamento de publicações, o Monitoramento otimiza muito o trabalho com as mídias sociais.  Ao evitar a necessidade de estar o tempo todo online, o profissional responsável tem mais tempo para focar em aspectos mais estratégicos do Marketing Digital.

Essa funcionalidade foi projetada para garantir que nenhuma menção a sua empresa e seus produtos passe despercebida.  O RD Station garante que você receba as menções mais importantes todo dia, mesmo que não entre na área de monitoramento. Isso acontece ao final de todas as tardes, quando um email (que chamamos relatório social) com as menções diretas a sua marca é enviado.

O RD Station também guarda todas interações dos seus Leads com a sua empresa.  Toda vez que um Lead que está na sua base menciona sua empresa, salvamos essa informação em uma aba da tela de detalhes do Lead. Isso serve como histórico e é sempre um input interessante para a equipe de Vendas.

Para saber mais sobre essa funcionalidade específica leia o nosso post Monitorando as redes sociais com o RD Station. Ou ainda se quiser sabe mais sobre os relatórios que o RD Station manda leia o post Como utilizar os diferentes relatórios do RD Station.

Acompanhamento do Alcance

Construir uma audiência permite a empresa ter um ativo de marketing digital. A base de seguidores no Twitter e os Likes no Facebook não são um investimento temporário como um investimento em AdWords, onde os resultados cessam assim que cessa a entrada de capital. O alcance da empresa é “permanente” e tem forte tendência a crescer de forma exponencial.

O RD Station acompanha o crescimento da suas bases desde o momento que as contas são conectadas. Analisando retroativamente podemos identificar períodos de maior crescimento e procurar entender o que foi feito e se pode ser repetido.

O relatório social mostra o seu valor aqui novamente ao mostrar os novos seguidores e também as pessoas que deixaram de te seguir.  Já dissemos na Resultados Digitais que você deve seguir de volta os novos seguidores e o Relatório Diário é o momento perfeito para fazer isso. A informação de quem deixou de te seguir também é interessante, e permite identificar facilmente os spammers que só querem ganhar mais um follower seguindo os perfis e no outro dia deixando de seguir.

Análise dos Resultados

Como dissemos no começo do post, é preciso ter os pés no chão. As ações de conversão estão no seu site, então se as redes não estão trazendo tráfego e conversões para ele, os esforços não estão sendo aproveitados ao máximo.

A área de análise põe tudo sob essa perspectiva e traz as informações reais de retorno de cada mídia. É aqui que entendemos quais os impactos em visitas e Leads de cada mídias social.

Na área de Fontes de Tráfego e Conversões vemos a informação de visitas e conversões (e a taxa de conversão) de cada site. Procurando pelo site de cada mídia podemos analisar qual delas tem trazido os melhores resultados.

Para cada uma vale as perguntas:

  • Traz muitas visitas?
  • Traz muitos Leads?
  • Buscando por essa mídia como origem na base de Leads , são Leads de qualidade?

 

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