Como alavancar seus resultados extraindo bons insights do Relatório Diário

Aprenda a utilizar os relatórios diários do RD Station Marketing para otimizar suas operações e aumentar os resultados da sua empresa.

No Marketing Digital, todos os dias são muito importantes para  atingir o resultado esperado no final do mês. Para fazer a máquina girar e trabalhar por conta própria é necessário um trabalho com muita consistência.

Uma pesquisa da RYP Marketing¹ constatou que o Google perde até US$ 725 mil se ficar apenas 10 minutos fora do ar. Qual o impacto e o quanto de vendas a sua empresa pode perder se o site ou alguma campanha sair do ar por 1, 2 ou até 5 dias?

Por esse motivo, atualizamos o Relatório Diário do RD Station Marketing com as principais informações que auxiliarão você a garantir que está tudo sob controle e que caso aconteça algo inesperado, seja possível identificar rapidamente.

Recomendamos que a análise diária seja a primeira atividade do seu time de marketing, logo pela manhã. A partir dela, suas prioridades do dia podem mudar! Portanto, dedique de 5 a 15 minutos para realizar as seguintes análises:

1. Variação Diária

Figura 1 - Módulo de Variação Diária

Figura 1 – Módulo de Variação Diária

As duas principais métricas, visitantes e Leads, são a base de tudo e ajudarão a entender se seu Marketing Digital está operando dentro do previsto.. Qualquer queda inesperada pode ser o suficiente para prejudicar seus resultados finais.

Na representação visual da variação diária (figura 1), a primeira pergunta que devemos nos fazer é:

No meu resultado de ontem, houve alguma queda ou ascensão muito grande dos números (maior que 30%), comparado com o mesmo dia na semana anterior?

Se a resposta for sim, a segunda pergunta é: Qual o motivo?

Se for alguma queda você deverá analisar:

  1. Se todas as configurações estão corretas, ou seja, acesse o seu site e as campanhas em andamento e verifique se tudo está funcionando normalmente;
  2. Se existe alguma sazonalidade no calendário. Se o seu negócio for Business-to-Business, em feriados o volume de visitantes e Leads tende a cair bastante, por exemplo.
  3. Se alguma campanha foi finalizada. Alguma campanha especial (por exemplo: Black Friday) estava no ar semana passada e causou um alto volume? Consequentemente, ao comparar com seu volume normal, ele tende a ser menor.

Se for alguma ascensão nos números é interessante você investigar:

  1. Existe alguma página do meu site que obteve um alto volume de acessos recentemente?
Figura 2 - Módulo de Maiores Acessos

Figura 2 – Módulo de Maiores Acessos

Uma página com um alto volume (figura 2) vai ajudar você a identificar os motivos do pico de acessos ou novos Leads. Pode ser que alguém tenha divulgado o seu material ou algum site referenciou o seu conteúdo. É importante usar esse momento a seu favor para melhorar ainda mais o seu tráfego ou gerar mais Leads.

  1. Qual fonte de tráfego foi responsável pelo volume fora do comum?

Uma análise de tráfego (figura 3) ajudará a entender a possível origem dessa fonte que alavancou os seus números. Caso seja um influenciador no seu próprio website, a fonte de referência apresentará uma variação bem acima do normal.

Figura 3 - Módulo de Fontes de Tráfego

Figura 3 – Módulo de Fontes de Tráfego

Além disso, com a variação diária (figura 1) você poderá obter informações extras como:

  1. O funcionamento do ciclo de interação das pessoas com o seu negócio, ao verificar em quais dias da semana você possui as maiores interações. A partir dessa análise, você poderá:
    1. Selecionar os melhores dias para iniciar uma campanha, aumentando as chances de otimizar os seus resultados.
    2. Realizar um lançamento no dia ideal. Seu engajamento será muito maior nos dias da semana que mais pessoas acessam seu site ou se tornam Leads.
  1. A tendência de evolução será facilmente percebida, caso de forma recorrente você veja uma variação positiva ou negativa. Nesses casos você poderá utilizar os módulos de Fontes de Tráfego e Maiores Acessos para entender a causa raiz, pois pode ser algo generalizado ou específico. Fique atento!

2. Resultados acumulados

Após realizar a análise das variações dos dias, é o momento de refletir como o desempenho diário se reflete nos resultados do mês, que é uma das informações mais importantes para o Marketing Digital da sua empresa.

De forma simples, você poderá fazer duas análises no módulo de acumulados (figura 4), com as seguintes perguntas:

  1. Como está meu desempenho geral comparado ao mês passado?
  2. Como estão os resultados em relação a meta determinada pela empresa?

O mais importante nesse tipo de análise é acompanhar se o plano está evoluindo de acordo com o planejado pela equipe de marketing. Para entender os motivos, você poderá acessar o RD Station Marketing e aprofundar as análises em cima das campanhas ou ações feitas pela empresa no mês corrente.

Figura 4 - Módulo de Resultados Acumulados

Figura 4 – Módulo de Resultados Acumulados

3. Ações Agendadas

Como todo bom profissional de marketing, você deve se planejar e agendar seus conteúdos com antecedência. Para ajudar a revisar as campanhas que irão para o ar ou tarefas planejadas, você receberá no Relatório Diário uma lista de ações pré-agendadas (figura 5).

É importante você conferir se tudo o que foi planejado está na lista de ações agendadas e revisar o conteúdo antes de ser publicado, para ter a certeza que não passou nenhum erro.

Figura 5 - Módulo de Ações Agendadas

Figura 5 – Módulo de Ações Agendadas

4. Social

Acompanhar diariamente os seus resultados nas redes sociais é muito importante, pois é um ambiente muito dinâmico e a reação a qualquer imprevisto precisa ser muito rápida para surtir efeito.

Com o módulo de publicações realizadas recentemente, você poderá conferir o desempenho das publicações realizadas pelo RD Station Marketing, inclusive analisar o volume de Leads gerados ou conversões originadas de um determinado post publicado, benefício exclusivo de postagens publicadas pelo nosso produto.

Figura 6 - Módulos de Social

Figura 6 – Módulos de Social

E aí, tudo pronto para melhorar as suas análises diárias de Marketing Digital? Se ficou alguma dúvida ou se tiver alguma dica extra para compartilhar, deixe um comentário!

Fontes:

1 – http://www.rypmarketing.com/blog/509-how-much-revenue-does-google-lose-during-10-minutes-of-downtime.whtml

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