Case: Renato Alves – Como gerar mais 18.000 Leads em 6 meses através do Inbound Marketing

Conferencista de sucesso, faz palestras em todos os estados brasileiros. Além de livros e palestras, Renato Alves também atua no segmento educacional com cursos presenciais, in-company e à distância.

Renato Alves é o maior recordista brasileiro em memória e o criador do Método Renato Alves, um curso de memorização reconhecido nacionalmente e com metodologia patenteada. Renato é pesquisador e autor de 7 livros que somados já venderam mais de 300.000 exemplares. Através do seu site ele apresenta sua biografia, os produtos que vende e mantém um blog com posts sobre memorização.

Devido à sua projeção nacional, o site Renato Alves conta com um número alto de visitas, cerca de 20.000 por mês. Antes de setembro de 2014, grande parte desse potencial não era aproveitado. Os visitantes chegavam ao site e saiam sem deixar contato. A empresa não conhecia ao certo quem eram os seus visitantes e qual o potencial de compra deles. Por não possuir uma estratégia de captura de e-mails, também não era possível manter um relacionamento e detectar potenciais clientes.

Essa realidade começou a mudar quando a empresa de Renato Alves aderiu ao Inbound Marketing. Ele deu início a um trabalho sistêmico de atração, conversão, relacionamento, vendas e análise facilitado pelo RD Station. Para acelerar os resultados, contou também com o apoio de um consultor especialista por 3 meses.

Geração de Leads: Primeiros Passos

O primeiro passo do trabalho desenvolvido à 4 mãos foi definir qual produto seria trabalhado no momento inicial. Neste caso, a oferta escolhida foi o Curso on-line. Na sequência, o desafio foi desenhar as personas que seria necessário atrair e se relacionar antes de concretizar uma venda. Nessa tarefa, a empresa Renato Alves levantou o dia-a-dia, objetivos, dores e necessidades de seu público para definir uma isca digital. Uma isca é um conteúdo de valor oferecido gratuitamente ao púbico em troca do contato de e-mail de quem se interessa por ele.

Habituado às palestras e aos cursos à distância, Renato Alves explorou sua facilidade em falar e gravar vídeos. A isca definida foi um mini-curso de memorização de 4 aulas com cerca de 15 minutos cada. A cada semana uma aula seria liberada para os Leads e, no mesmo período, alguns e-mails seriam disparados com temas pertinentes às personas desenhadas.

CursoRenatoAlves

Definida a estratégia e produzido o conteúdo, era necessário também uma página de captura onde a troca fosse concretizada. Sem precisar da ajuda de um programador ou de um designer, Renato Alves criou no RD Station uma Landing Page onde disponibilizou a isca digital. Para descrever sua oferta e tornar a a Landing Page atrativa, o palestrante gravou um vídeo curto e usou o modelo de Landing Page com vídeo.

LP Renato Alves

Com tudo montado, Renato Alves espalhou banners em seu site com chamadas para a Landing Page. O alto volume de tráfego no site garantiu os primeiros visitantes e os primeiros Leads. Para ampliar a atração de visitantes, campanhas de Facebook Ads direcionando para a Landing Page foram criadas com o suporte da consultoria. Fazendo as segmentações corretas, Renato conseguiu impactar seu público a custos baixos.

A criação da Segunda Isca Digital

Com o sucesso na geração de Leads através da primeira oferta, outra isca digital foi criada. Dessa vez foi gerado um e-book com dicas sobre o mesmo tema “Memorização e Concentração”. O conteúdo ganhou lugar de destaque na primeira dobra do site com chamadas para ação que levam à uma landing page do RD Station.

LP Pagina inicial

A segunda Landing Page criada por Renato tem gerado resultados surpreendentes. Com uma taxa de conversão muito alta, alcançando cerca de 70%, a página já gerou cerca de 1200 Leads em menos de 2 meses contando apenas com os visitantes do site.

Site Renato Alves

Outras formas de aproveitar a base de e-mails conquistada

Apesar do foco da geração de Leads ser a venda de cursos on-line, Renato Alves também está utilizando a base gerada através do mini-curso para oferecer seus livros. Através do RD Station é possível segmentar a base de contatos para trabalhar de forma personalizada o relacionamento com os Leads, identificando os interesses individuais.

Além disso, uma vez que a localidade do Lead também é coletada na Landing Page no momento da conversão, o palestrante tem utilizado a segmentação para disparar e-mails relevantes de divulgação aos Leads dos estados em que vai palestrar.

Os resultados obtidos

Através da estratégia de Marketing Digital e das duas Landing Pages publicadas, Renato Alves conseguiu gerar mais de 18.000 novos Leads em cerca de 6 meses e manteve taxas de conversão superiores a 20% nas Landing Pages.

Com a implementação da estratégia, o público do site renatoalves.com que não sentia confiança para adquirir os produtos ou não via valor suficiente nas ofertas ganhou a oportunidade de receber gratuitamente parte do conteúdo que teria mediante pagamento. Em contrapartida, Renato Alves ganhou a oportunidade de mostrar que é autoridade no assunto, gerar credibilidade e valor junto aos Leads deixando-os mais preparados para receberem uma abordagem comercial. É isso que acontece ao fim do mini-curso, quando é anunciada uma condição especial de compra de seus cursos à distância.

  • Resumo do case: Geração de Leads
  • Funcionalidades envolvidas: Landing Pages / Segmentação de Leads / Email Marketing
  • Segmento da empresa: Educação

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