[Case: Nibo] Como gerar 4.800 Leads em 20 dias com a Metodologia da Resultados Digitais

Apesar de já ter um alto volume de materiais educativos e posts disponíveis online, a empresa percebeu que as suas ações de marketing digital ainda não estavam trazendo os resultados esperados. Veja que ações a Nibo adotou para deixar seu processo de marketing eficiente e gerar mais Leads.

Nibo é uma empresa jovem e inovadora fundada em julho de 2012 por 3 empresários cariocas que sentiram a necessidade de simplificar o dia a dia dos escritórios brasileiros. O seu principal serviço é um software de gestão financeira com integração contábil para empresas e para escritórios de contabilidade, garantindo maior organização, facilidade e agilidade.

Desde o primeiro dia de sua fundação, a empresa produzia conteúdo e possuía um blog no qual organizava suas publicações. Apesar de já ter um alto volume de materiais educativos e posts disponíveis online, a empresa percebeu que as suas ações de marketing digital ainda não estavam trazendo os resultados esperados. Era necessário criar uma estratégia focando em geração de Leads, que estivesse associada ao conteúdo produzido pela empresa.

Além disso, os materiais educativos criados abordavam assuntos muito diferentes relacionados a gestão financeira. Para conseguir segmentar o interesse da sua base de contatos, a empresa desenvolvia um trabalho manual que envolvia o uso de várias plataformas, afetando a produtividade e impedindo um avanço rápido das estratégias de marketing.

Com o objetivo de Gerar mais Leads e deixar o seu processo de marketing eficiente, a empresa optou por contratar o RD Station.  Atualmente, desde o momento em que um conteúdo é produzido, há uma estratégia de geração de Leads vinculada. Além disso, com a RD Station,  o Nibo consegue acompanhar e guiar cada Lead por um caminho diferente com base no interesse demonstrado: “Antes, não era possível seguir os passos do meu potencial cliente. Ver quais os conteúdos eram consumidos. Agora eu sei até quais os emails geram mais resultados” diz Sabrina Gallier , Vice Presidente e Co-Fundadora do Nibo.

Diagnóstico e identificação de oportunidades em Marketing Digital

Na busca por entender melhor o conteúdo consumido pelos diferentes públicos e por consolidar a geração de Leads de forma eficiente, o Nibo contratou uma Consultoria de 30 dias da Resultados Digitais. Por serem uma empresa orientada a métricas e resultados, também optaram pelo Plano do RD Station com Marketing BI. Segundo Sabrina: “Não faz sentido ter muitos dados e não conseguir mensurá-los. Uso o Marketing BI também para gerar insights e conseguir otimizar os resultados.E finaliza: “Sem uma boa inteligência é impossível otimizar de forma eficiente.”

Definição de uma oferta e criação de uma Landing Page otimizada

O Nibo já possuía muitos materiais prontos que eram oferecidos gratuitamente pelo site e não eram vinculados a uma estratégia de geração de Leads. Foram criadas Landing Pages para todos os materiais educativos, em sua grande maioria ebooks sobre gestão de escritórios. Com a orientação do consultor, foram elaboradas e otimizadas 9 Landing Pages ao total, com o apoio do RD Station.

Alguns formulários também foram elaborados no WordPress e integrados posteriormente ao RD Station:

Captura de Tela Landing Page Nibo - Case RD Station

Promoção e elaboração de campanhas para aumentar o alcance da oferta

Para atrair visitantes às Landing Pages criadas, a empresa investiu em postagens na sua página do Facebook. Algumas publicações foram divulgadas de forma orgânica e outras a empresa optou por promover através do Facebook Ads.

Captura de Tela Postagens no Facebook da Nibo - Case RD Station

Além das planilhas que já tinham sido criadas anteriormente, o Nibo investiu também em produção de conteúdos diversificados, tais como webseminários, ebooks e infográficos. A estratégia está na criação de conteúdo de alta qualidade para um nicho que possui um interesse específico. No caso da empresa, o foco é a melhoria da produtividade no segmento contábil.

O Nibo também investiu no aumento do alcance das ofertas e do relacionamento com os Leads gerados. Diferentes Fluxos de Automação foram elaborados buscando nutrir os Leads de acordo com o interesse que eles demonstravam no conteúdo oferecido nas Landing Pages. Ao desenhar uma sequência de emails destinada a contadores, empresas interessadas em consultoria e empresas que demonstraram interesse em conhecer mais sobre o produto, o Nibo pôde preparar e orientar os Leads até o momento de compra.

“O Inbound não acontecia de forma fluida antes do RD Station. Era baseado em ações específicas e pontuais. Hoje contamos com uma pessoa responsável por Inbound Sales que verifica os Leads gerados e qualificados no RD Station, garantindo um processo de vendas muito mais eficaz e com metas definidas”, diz Sabrina.

Além disso, para que o processo de marketing seja completo e acompanhe o Lead até o fim do funil, a empresa conta com a integração das suas estratégia de marketing com o CRM utilizado. A empresa integrou facilmente o RD Station ao seu CRM, o Pipedrive, para facilitar o gerenciamento das vendas e a análise do funil.

Análise de resultados e planejamento das próximas ações

O Nibo entende agora como o Inbound é importante para geração de um fluxo contínuo de atração, gerenciamento e aquecimento de Leads, usando da automação de email marketing e dos diferentes fluxos de nutrição.

Ao fim da Consultoria, o Nibo conseguiu visualizar os primeiros resultados do trabalho em marketing digital, obtendo excelentes resultados. Foram 4800 Leads gerados em 20 dias com 7% de Leads qualificados no mesmo mês.

“O RD Station, além de ser uma ferramenta que facilitou todo processo de automação do marketing, nos surpreendeu bastante por influenciar diretamente nas taxas de conversão dos nossos materiais – que se mostrou bem alta. Os resultados obtidos com a geração de Leads e a nutrição do relacionamento com diferentes segmentos e estágios de clientes provocaram também uma mudança na cultura interna do Nibo. Uma cultura que hoje enxerga a criação de conteúdo como estratégia, e, eu tenho certeza, estamos na direção certa!”

Além disso, o  tráfego do site aumentou em 50% desde a utilização do RD Station. Como próximos passos, o Nibo pretende se aprofundar nas análises de marketing BI e melhorar a qualificação de Leads através do Lead Scoring. A meta é gerar maiores oportunidades de vendas nos próximos meses.

Resumo do case: Resultados rápidos com a Metodologia da Resultados Digitais

Funcionalidades envolvidas: Landing Page / Automação de Marketing / Mídias Sociais

Segmento da empresa: Software para Gestão Financeira

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