Automação de Marketing básica nas contas Basic

Atualização para todos os clientes RD Station com contas Basic receberão uma versão básica da Automação de Marketing.

O ano mal começou e já temos um super presente para você!

Essa versão permite criar fluxos de Automação apenas para Leads que converterem em suas Landing Pages, disparando sequências de emails – mas a automação permite que se economize tempo e se ganhe produtividade para realizar outras atividades, já que antes o envio só poderia ser feito manualmente.

Como funciona?

Como a base dessa automação envolve a conversão de Leads numa Landing Page, disparando o envio de um ou mais emails em sequências programadas, o primeiro passo é definir e criar as páginas e os emails de acordo com a estratégia da sua empresa.

O ideal é que você desenhe (com lápis e papel mesmo!) o fluxo que quer criar, já com as páginas e emails que irá precisar, antes de partir para a criação.

1. Criando sua Landing Page

Primeiro, você precisa definir o conteúdo que irá criar ou, se já tiver ele pronto, disponibilizar na sua Landing Page. Conteúdo definido, é hora de botar a mão na massa.

Para ganhar inspiração na hora de criar suas Landing Pages, que tal acessar nossos materiais?

eBook: Landing Pages na prática

Webinar: Como criar Landing Pages efetivas

Post: 6 elementos para considerar no design de uma Landing Page

2. Criando os emails do seu fluxo

Criada a página, é hora de criar os emails. Para isso, você deverá, na aba Relacionar, clicar em Modelos de Email. Para escolher um modelo que melhor se adeque às suas necessidades, veja o post:

Quais modelos de Email Marketing devo usar em minhas campanhas?

Se precisar de inspiração na hora de construir o modelo, que tal dar uma olhada nesses outros posts?

9 dicas de Email Marketing

18 dicas para deixar seu Email Marketing mais atrativo

Lembre-se que há diversas possibilidades na hora de criar um Fluxo de Automação, mesmo na Automação de Marketing Basic. Você pode nutrir seus Leads sobre o conteúdo que eles acabaram de baixar na sua Landing Page, e essa nutrição pode ser feita tanto pelo tema do conteúdo (por exemplo, se é um eBook sobre alimentação saudável, você pode nutri-los com emails de como se alimentar melhor) quanto pelo tipo de conteúdo (se é um conteúdo bem topo de funil, como esse eBook, você pode preparar um fluxo de nutrição sobre uma vida mais saudável – já se for um conteúdo fundo de funil, como um pedido de consulta com uma nutricionista, você pode criar um fluxo para cadastro e marcação de horário do futuro cliente).

Com os emails e Landing Pages já criados, é hora de automatizar! Vá em Automação de Marketing, na aba Relacionar do seu RD Station, e clique em Criar fluxo.

> Configurações

Na primeira etapa, entitulada Configurações, você deverá escolher a qual Landing page (podendo escolher mais de uma) aquele fluxo se refere. Clientes que converterem na Landing Page selecionada receberão o fluxo de emails criado.

Na Automação Basic não é possível gerar condições de entrada para um fluxo de automação por meio de uma importação, mesmo que essa importação gere um evento de conversão.

Usando mais de uma condição de entrada

Caso você queira colocar como condição de entrada a conversão em mais de uma Landing Page, você usará o tipo “e”. Assim, o cliente terá que converter em todas as Landing Pages especificadas para entrar no fluxo.

Fluxos Paralelos

Para entender a diferença entre fluxos com prioridade e fluxos paralelos, você pode acessar o artigo de Fluxos Paralelos aqui mesmo no blog.

> Ações

Na etapa Ações, você deverá escolher quais emails serão enviados e quanto tempo após a converão do Lead eles serão disparados. Cada passo corresponde a um disparo de emails.

fluxos_de_automacao_basic

No exemplo, o Lead receberá o modelo de email “Agradecimento por baixar e-book” 15 minutos após converter na Landing Page, e receberá o email “Outros materiais de interesse” 3 dias depois do passo anterior.

fluxos_de_automacao_basic2

Pronto, sua automação deverá estar completa. Clique em salvar e finalizar, garanta que o status do seu fluxo está como “Ativo” na aba de Automação de Marketing e aproveite o tempo extra, que sobrou com a automação dos seus emails!

Se quiser entender melhor a diferença entre a Automação de Marketing e a Automação se Marketing Basic, veja este artigo na nossa Central de Ajuda. A Automação básica foi um presente nosso para você – esperamos que aproveite muito!

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